Montevidéu – dicas variadas

Veja todos os textos sobre Buenos Aires e Montevidéu.

Algumas dicas para tornar sua estada em Montevidéu ainda mais agradável.

Informações e Deslocamento

  • Montevidéu não tem metrô, mas andar de ônibus por lá é simples e o site da intendência (equivalente a governo de estado) torna tudo mais fácil, indicando os trajetos a pé ou de ônibus. A passagem custa R$1,70 e, diferentemente de Buenos Aires, você não precisa ter o dinheiro certinho para embarcar.
  • Táxi é barato e as distâncias geralmente são pequenas, o que o torna ainda mais convidativo.
  • Se os argentinos são polidos ao dar informações (o que já considero excelente), os uruguaios são solícitos, amáveis e quase se oferecem pra acompanhar você ao destino.

Câmbio

Palacio Salvo ao fundo, Edifício Santander na frente.
O contraste entre antigo e contemporâneo é frequente em Montevidéu.
  • A moeda leva o mesmo prenome da argentina, mas é diferente. Um real vale 10 pesos uruguaios (na Argentina, um real equivale a dois pesos).
  • No centro da cidade, tem uma casa de câmbio a cada esquina. Sem exageros. Não precisa se preocupar em pegar muitos pesos – troque seus dólares e reais conforme for precisando.
  • Pela diferença cambial, pode-se supor que o custo de vida no Uruguai é menor que na Argentina, e é mesmo: tudo lá é mais barato, de comida a eletrônicos.
  • Atenção para a pegadinha: nas vitrines, os preços de eletrônicos e de outros itens mais caros (roupas de grife, por exemplo) são apresentados em dólares. Afinal, se aquela tv de LED de última geração custasse só 300 reais, teria caravana de brasileiros pra comprar em Montevidéu.

Dia-a-dia

Ciudad Vieja, em frente ao Mercado do Porto.
Ciudad Vieja, em frente ao Mercado do Porto.
  • Uruguaios adoram brasileiros. Sério. O garçom da Pasiva (uma rede de lanchonetes deliciosa) quase puxou uma cadeira e sentou pra bater papo quando ouviu a gente (eu e a Nosphie) falando português. Um outro senhor fez questão de interromper seu trajeto para nos dar conselhos de segurança.
  • Falando em segurança, Montevidéu é uma cidade bem tranquila, mas não é aconselhável passear pela Ciudad Vieja (Cidade Velha, o centro histórico de Montevidéu) depois que anoitece.
  • Vinho é muito barato – e me refiro a vinho decente, não aos Marcus James e Chapinhas daqui. Você compra um vinho comparável a um Concha y Toro (que não é o vinho, mas é digno e custa entre 15 e 20 reais no Brasil) por algo entre 5 e 10 reais no supermercado. Alguns vêm em caixa longa-vida, mas não julgue o livro pela capa, digo, o vinho pela caixa – eles também são razoáveis.
  • Não se preocupe em trazer vinhos para o Brasil. Livre-se dos problemas para acondicionar garrafas e do excesso de peso: beba tudo no Uruguai.
  • Esqueça o que você entende por alfajor. Nem Havanna, nem Cachafaz, muito menos o alfajor da Turma da Mônica: o negócio é o Agua Helada, que é artesanal e está sempre fresquinho. Você encontra nos mercados (de bairro, inclusive) e nas padarias, tem de vários sabores e todos são deliciosos.
  • Se não encontrar o alfajor “Agua Helada” (vá por mim, procure que você acha), experimente o “De la Sierra de Minas” (semiartesanal). A marca já deixa os alfajores argentinos no chinelo.
  • O clima da cidade é mais frio que o de Buenos Aires – leve casacos e roupas quentes para dormir.
  • A voltagem em Montevidéu é 220.
  • As tomadas não seguem um padrão, mas é fácil encontrar adaptadores à venda em lojas de ferragens ou supermercados.

Dê uma olhada nas minhas dicas para Buenos Aires – várias delas (como aprender o mínimo de castelhano e seguir os conselhos válidos para qualquer viagem internacional) se aplicam perfeitamente ao Uruguai.

29 thoughts on “Montevidéu – dicas variadas

  1. Fui a Montevideo a trabalho ano passado, e me encantei! Eu definitivamente não teria ido espontaneamente, e hoje planejo ir de novo pra mostrar o máximo possível pra minha namorada!
    Quer que eu traga algo pra vc? 😉

  2. Oi Lu,

    Tdo bem? Estou saindo de ferias com meu marido e viajamos no sábado agora (20/11/10) a Buenos Aires (3 noites), Colonia (1 noite) e Montevideo (3 anoites), retornando a SP no outro sábado.

    Pretendemos ir de BsAs a Colonia de buque, passar uma noite na cidade e no dia seguinte pegar um onibus a Montevideo.

    Vc indicaria alguma companhia de buque para comprar as passagens? Vi que tem a Buquebus, a Colonia Express e a Seacat. Essa última tem os melhores preços, mas tb eh a que menos comentarios encontrei pela net.

    Independente da empresa, devo comprar uma passagem BsAs-Colonia para o buque, e em separado a passagem de onibus Colonia-Montevideo, ou eh possivel comprar BsAs com destino final Montevideo, com pernoite em Colonia?

    Obrigada!!

    Abs,
    Silvia

  3. @Silvia, só usei a Buquebus, porque foi a melhor recomendada. Como não usei as outras, não posso comparar. Ao que me consta, na Buquebus você compra a passagem do barco e do ônibus juntas, não dá pra descasar e fazer pernoite. A Seacat parece mais flexível.

    Tem ônibus saindo de Colônia pra Montevidéu o dia todo. Se eu fosse você, me preocuparia em comprar só Buenos Aires – Colônia, e chegando lá irira até a rodoviária pra comprar o trecho para Montevidéu.

  4. Oi Lu!

    Pois eh, quando vi no site da Buquebus que o trecho Colonia-Montevideu tem horario de embarque para o mesmo dia, imaginei que nao teria como pernoitar.

    Jah comprei entao o buque da Seacat BsAs-Colonia por garantia, e como vc comentou e vi em varios blogs que os onibus de Colonia a Montevideu tem bastante, vou deixar para comprar as passagens qdo estiver lah mesmo.

    Obrigada pelas dicas e parabens pelo site!

  5. Oi Lu.
    Achei seu blog o máximo. Estou indo a Montevidéu no carnaval de 2011.
    Gostaria que me desse dicas de barzinhos, restaurantes, lugares indispensáveis para conhecer.

    Obrigada!!

  6. Olá,

    Gostaria de saber quanto devo calcular para cada dia em Montevideu. Vou ficar 3 dias e meio agora em dezembro.

    Obrigada.

  7. oiLu
    estarei indo a montevideo em julho/11 em familia eu meu esposo e minhas filhas de 7 anos e 4anos. tens sugestões de locais legais para criança, e é mais facil andar de taxi, onibus ou alugar carro. pretendemos ir a punta e colonia.ficaremos na regiaõ de poccitos.

  8. Oi Lu,
    estou de bobeira em floripa ápos um treinamento e pretendo passear em Buenos Aires e Montevidéu. entre 13 e 18 de junho.
    A minha duvida é que vou sozinha. Tem problema ou eles sao respeitadores?
    Gostaria de receber mais dicas de pousadas/hoteis proximo ao rio porem que nao fossem muito caro. Nao precisa ser nem na avenida principal da orla. Voce pode me ajudar?
    abraços
    ana celia

  9. @Ana Célia, os uruguaios são muito educados e cavalheiros. Se percebem que você é brasileira, podem fazer algum comentário simpático porque adoram o Brasil, mas você não será assediada. Um conselho que recebi por lá foi evitar a Cidade Velha após escurecer, por causa de batedores de carteira.

    Fiquei em casa de amiga, então não tenho dica de hospedagem, mas o Íbis costuma ser uma boa opção.

  10. Poderia me informar se tem caixas eletronicos por lá, tipo Bradesco, HSBC?

  11. Olá Lú,
    Você sabe me dizer se encontro loja Victor Hugo em MVD?
    Agradeço.

  12. Olá Lu Monte! tudo bem?

    Vou chegar no aeroporto de Montevideo por volta do meio dia e de lá preciso ir para o Teatro de Verano, Ramón Collazo.

    Gostaria de saber qual é o meio mais fácil de eu fazer isso(onibus?)e se possível onde eu poderia, no caminho, descer antes para poder passear um pouco e tirar umas fotos?

    O mais importante é saber se realmente há muitas linhas de ônibus mesmo de fácil acesso…vc saberia me dizer de que horas a que horas circulam os onibus?

    Dependendo da sua resposta eu terei que tomar um taxi do teatro ao aeroporto no fim da noite ou começo de madrugada…vc saberia me dizer quanto ficaria o taxi do teatro até o aeroporto?

    Muito obrigado!!

    Daniel

  13. Boa Noite Lú !
    Vou a Montevidéo em 23/01/2012 fico até dia 26 quando vou curtir um pouco do verão em Punta del este , fico até dia 28 , quando vou para Colonia , Pernoito em Colonia e no dia 29 pego o ferry da SeaCat para B.Aires onde fico até dia 31 , quando volto a Colonia para pernoitar e no dia 1º de Fevereiro voltar a Montevideo para voltar ao Brasil .
    ja comprei as passagens da Seacat
    peço algumas dicas de passeios nestes roteiros .
    fico no aguardo
    um abraço
    Carlos

  14. Oi, Lu, tudo certinho?
    Vou para Montividéo na próxima semana. Preciso de umas dicas.
    São elas:
    Casa de Câmbio? Qual você recomenda,falo pela cotação na hora da conversão das moedas?
    Compras: roupas e eletrônicos é viável. Onde? (Não farei o mulambeiro (risos), mas caso veja algo que me atraia por não,né. Novamente, valeu, consegui tirar várias dúvidas pelo blogue.

    Adair, beijão

  15. Montevideu è muito bom.Povo tranquilo e agradável.Só precisa melhorar os preços de alimentação.

  16. Lu,

    Gostei muito de Montevidéu! Só não consegui ir no bar Fun Fun! Fomos 3 vezes lá, em 2 estava fechado e na terceira, na nossa última noite em Montevidéu, estava aberto, mas era um evento privado e não pudemos entrar! ahahahha

  17. Hahahahaha, isso parece uma “tradição”, Bruno – também o encontrava sempre fechado da primeira vez em que fui. Ele abre tarde… e o seguro mesmo é reservar. Que bom que gostou da cidade! 🙂

  18. Lu,
    Estou indo estudar em Montevideo mês que vem e morarei 6 meses lá. Gostaria de saber algumas dicas como por exemplo? seria vantajoso fazer a busca de moradia quando eu chegar lá? A alimentação em média custaria quanto por dia ou refeição? Sabe me dizer bairros próximos ao estádio com um estilo de vida mais econômico? Grato.

  19. Lu,

    Estou indo a Montevideo e Buenos Aires em Agosto e adorei as dicas. So fiquei com dúvida em relação aos preços dos taxis, pois alguns colegas disseram que os com valores prefixados são bem mais baratos. Dai fiquei na dúvida, mas valeu muito pelas dicas.
    Abs

  20. @Fernando, talvez o prefixado valha para distâncias longas, como entre o aeroporto e o hotel. Eu tive transporte patrocinado por hotel ou amigos nesses casos. Para pequenas distâncias, os prefixados não valem a pena.

  21. Oi Luh.
    Vou fazer um cruzeiro dia 17/2 á 24/02.
    Vou pela CVC – Navio Empress da Pullmantur.
    Roteiro: Itajaí – SC / Montevideu – Uruguai / Argentina -Buenos Aires.
    O navio oferece pacote de excursões para conhecer os pontos turisticos, mas achei muito caro, você acha melhor eu pegar um taxi, transporte patrocinado para conhecer os lugares. O navio vai ficar ancorado 16hs em Montevideu ( City Tour Montevidéu , Tour em Punta del este e Bodega Juanicó) você recomenda eu comprar esses pacotes ou fazer a excursão por conta própria.
    Quanto eu devo levar em PESO URUGUAIO E ARGENTINO.

    Você acha melhor eu compra DOLAR? oq você sugere.

  22. Luh,

    se possivel manda um e-mail pra mim, porque estou com muitas duvidas, e meu primeiro CRUZEIRO, e nunca fui para outro lugar da América do Sul.

    Bjs..

  23. @Alanna, o tempo livre em cruzeiros é muito curto e, para maximizá-lo, eu recomendaria comprar os pacotes. Leve dólares.

  24. Olá pessoal, roubaram a bolsa de minha esposa nas proximidades do mercado del puerto, na cidade velha (arrancaram a bolsa em uma esquina e fugiram covardemente), duas quadras do mercado. Muito cuidado ao caminhar por aquela região, e também, na rambla, ali perto, onde tem um campo de futebol. Tem um posto policial nas proximidades, mas isto não intimida em nada os meliantes. Eles dominam ali. A policia nem da muita importância quando ocorrem assaltos. Infelizmente, aquela região da cidade velha virou um antro de marginais. Principalmente aos domingos, em que as ruas por ali ficam bem desertas, eles fazem a festa. Comigo ocorreu em um domingo, 05/05/2013, 12:30. Depois disto li vários outros relatos de assaltos naquela região, inclusive durante o dia, em dias de semana, e até a mão armada! Ou seja, se for ao mercado del puerto, vá de taxi. Conversando depois com os cidadãos de montevideo, eles confirmaram que lá está muito perigoso. Tivemos sorte, pois recuperamos os documentos através da polícia, e a bolsa não tinha nada de muito valor. Mas muito, muito cuidado com aquela região. Tive a impressão de que as proximidades do estádio centenário pode oferecer algum risco também. Deixe seu passaporte original no hotel, e ande com uma cópia, e mulheres, bolsa, de forma nenhuma. Eles são muito rápidos, e dificilmente dá pra evitar, por que eles ficam te esperando nas esquinas, quando você menos espera! Fica a dica, e boa viagem!

  25. olá,

    sabe qual a melhor forma de ir de Montevideo à Punta del este?

    Obrigado

  26. Olá Lu,

    Estarei indo para Montevideo, colônia e Punta em maio/2014. Gostaria de algumas dicas de restaurantes, bares e outras opcões interessantes para conhecer-mos. Pretendemos alugar um carro. O período será de 10 a 18 de maio. A propósito, também moro em Brasília. Aguardo suas sugestões. Abraços, Mariana.

  27. Lu , minha querida
    Estamos indo a montivideu no período de 06 a 12 de abril próximos e nos hospedaremos no hotel ARMON SUIRES HOTEL . Gostaríamos de dicas de passeios por perto e dicas de alimentação a bons preços .
    Obrigada
    Flavinha

  28. Parabens pelo site, que é muito útil para quem quer viajar. Pretendo conhecer Montevideo, ainda esse ano. Gostaria de saber se para duas pessoas será melhor ir por conta própria, já que em agências de viagem tudo é cobrado em dólares. Particularmente você pode pagar em real e ainda dividir no cartão de crédito, é o que tenho lido a respeito. É verdade ? Obrigado pelas dicas que você me puder dar. Mário César.

Comments are closed.