Prateleiras com boa altura entre elas são ótimas, mas de vez em quando a gente descobre que o espaço é tão grande que acaba subaproveitado. Isso aconteceu com meus armários de cozinha: cada prateleira tem 38 cm. de altura, o que é muito bom para guardar liquidificador, mantimentos e algumas outras coisas, mas eu perdia quase 20 cm. de altura em duas das prateleira – logo as de uso mais constante. Então, fui atrás de soluções simples e baratas para resolver o problema.
Para uma das prateleiras, comprei um suporte aramado (custou uns 30 reais e encontrei na Leroy). Sob o suporte, fiquei com 13 cm, perfeitos para coisas miúdas e pra minha caixa de chá. Sobre ele, ganhei 25 cm. muito bem aproveitados, que deixam os itens de uso frequente bem ao alcance:
Para a outra prateleira, usei uma bandeja de café-da-manhã-na-cama: algo que é muito legal em teoria, mas um potencial desastre no caso de pessoas desastradas como eu. A bandeja estava aposentada há anos, depois de um “pequeno” acidente. Finalmente ganhou um uso nobre (e seguro):
No fim das contas, o espaço praticamente dobrou e meu dia-a-dia ficou mais prático.
Genial a bandeja servindo de prateleira.
Reaproveitamento é tudo nessa vida. 😉
Esta prateleira de gradinha otimizou demais o espaço onde guardávamos os pratos em casa. O drama ainda continua sendo aqueles potes de plástico para guardar pequenas coisas. ocupam muito espaço e nunca se encaixam de maneira “lógica”.
O ideal é não ter muitos deles, apenas o suficiente e, pra facilitar o armazenamento, guardar os potes uns dentro dos outros, e as tampas empilhadas ao lado, ou inclinadas contra o fundo do armário, ou numa gaveta rasa.