O destralhamento no método FlyLady.

Já falei aqui no blog: não existe organização sem destralhamento. Todo mundo que trabalha com organização ou que gosta do assunto vai dizer o mesmo. É impossível arrumar, limpar e organizar a bagunça. Bagunça é bagunça, sempre será bagunça. Não importa o quanto você arrume, ela sempre estará no seu caminho, atravancando sua casa e sua vida.

A FlyLady sugere uma rotina de destralhamento: todos os dias (claro, pode ser apenas de segunda a sexta), use seu celular (ou o microondas, ou qualquer timer) para um alarme dentro de 15 minutos. Durante esse tempinho, você andará pela casa destralhando.

Você pode escolher começar por um cômodo; ou dar uma geral na casa; ou atacar uma gaveta. Você é quem sabe. O importante é trabalhar ativamente por 15 minutos. Não pare pra pensar – se precisar decidir sobre um objeto, deixe-o pra depois. Comece pelo que você sabe que está mais bagunçado, que tem mais tralha, mais coisa que pode e deve ir para o lixo, ou que pode ser doada.

Aliás, separe dois sacos pra esse trabalho: um receberá o lixo propriamente dito; outro, aquilo que pode ser doado.

Não se deixe abalar, não pense “tenho muita coisa, por onde eu começo?”, não pense no trabalho que vai dar. Você gastará apenas 15 minutos por dia nesse processo. Como a FlyLady sempre diz, você pode fazer qualquer coisa por 15 minutos.

Se precisa de sugestões de por onde começar, aqui vão algumas:

  1. A gaveta da bagunça (todo mundo tem uma).
  2. A despensa (comece jogando fora o que está vencido e separando pra doar o que está perto de vencer, ou o que você sabe que não vai mesmo comer).
  3. As vasilhas de plástico que habitam o armário da cozinha (jogue fora as que estão sem tampa, rachadas etc.)
  4. A gaveta de remédios (descarte o que está vencido, doe o que está próximo do vencimento e você não vai usar a tempo).
  5. A gaveta de maquiagem (jogue fora o que está quebrado, ou vencido, ou cheirando mal; doe o que for excessivo – quem precisa de 4 batons da mesma cor?).
  6. A gaveta de roupa íntima (livre-se do que não tem mais condições de uso).
  7. A estante cheia de enfeitinhos dos quais você nem gosta e só dão trabalho pra limpar.

Não perca tempo, nesse momento, tentando arrumar as coisas. Destralhe primeiro. Depois que você tiver mais espaço, será muito mais fácil arrumar tudo.

Essa também não é a hora de consertar nada, nem de digitalizar documentos, nem de anunciar coisas para vender. Esses 15 minutos são de puro destralhamento.

Também não é pra sofrer, viu? Se não consegue se desapegar de certas coisas, deixe-as onde estão e vá para áreas em que a parte emocional não comprometa o destralhamento.

Fazendo um pouquinho por dia, logo sua casa estará mais habitável e mantê-la limpa será muito mais fácil.

2 thoughts on “O destralhamento no método FlyLady.

  1. Muito bom, conheci seu blog hoje, e gostei muito espero que você continue postando novas idéias.

Comments are closed.