A divisão da casa em Zonas.

O método FlyLady está baseado em fazer um pouquinho por dia pra manter a casa sempre arrumada. Nada de perder um sábado inteiro fazendo faxina – é exatamente isso que faz tanta gente (inclusive euzinha) gostar do método.

Parte crucial da rotina é dividir a casa em Zonas e dedicar cada semana do mês a uma Zona. Também é a parte contra a qual muita gente luta, porque diz “Ah, mas a casa nunca estará totalmente limpa.” e “Como vou deixar o banheiro sujo o mês todo?!”. Calma! Você terá uma rotina diária para os cuidados gerais da casa – logo, ela estará sempre limpa, sim (talvez até mais limpa do que hoje em dia).

O que acontece é que, na semana do mês dedicada a determinada Zona, essa parte da casa receberá uma limpeza mais completa e detalhada. Sacou?

A FlyLady dá uma sugestão de divisão de Zonas, e adaptei-a ao meu apartamento (bem menor e com menos cômodos). Aliás, aconselho fortemente que, se você quiser usar o método, faça adaptações para que ele se encaixe ao seu estilo de vida e à sua casa. Nenhum sistema, sobre o que quer que seja, deveria ser usado como uma receita de bolo inflexível. As adaptações permitem que sigamos uma rotina realista e agradável.

Dito isso, se você pretende assinar os emails da FlyLady, faça uma divisão que se aproxime da indicada, porque as mensagens mais bacanas são os “planos de vôo” (Flight Plan) diários e, se você se desviar muito das zonas originais, eles não farão sentido.

Minha divisão é bem simples:

Como vê, os principais cômodos da divisão da FlyLady serviram de guia para que eu fizesse a minha própria divisão – assim aproveito as dicas dos emails.

Você deve ter reparado que não tenho uma Zona 5. No planejamento da FlyLady, em quase todos os meses as Zonas 1 e 5 se sobrepõem – apenas nos meses com cinco semanas (uns quatro por ano) cada zona ganha atenção individualizada. Isso faz sentido se você mora numa casa com vários cômodos e subdivisões como varanda e vestíbulo, que precisam de ligeiros cuidados mensais e que, principalmente, se beneficiam largamente de uma atenção maior a cada dois ou três meses. Como esse não é o meu caso, preferi deixar a Zona 1 com a rotina mais extensa (o maior cômodo e o que tem mais detalhes) e, nos meses com cinco semanas, eu simplesmente descanso na última. 😉

Lembre-se de marcar a Zona 1 na primeira semana do mês, a Zona 2 na segunda e assim por diante. Você pode começar a qualquer tempo, mas vale respeitar essa convenção, novamente para o bem dos Flight Plans. Se você começar hoje, 16 de outubro de 2012 (terceira semana do mês), iniciará a limpeza pela Zona 3.

Certo, você faz a divisão… e depois?

A FlyLady diz que você deve gastar 15 minutos por dia na Zona da vez – além de seguir a rotina diária de limpeza na casa toda. Para ficar mais fácil, o Flight Plan traz, a cada dia, uma missão a ser cumprida. Hoje, por exemplo, a missão é lavar os cestos de lixo dos banheiros; ontem, foi limpar cuidadosamente a base do vaso sanitário e atrás dele, áreas que geralmente negligenciamos.

Além disso, durante 15 minutos por dia você deve destralhar a Zona em questão. Você pode atacar uma gaveta, ou doar os enfeites de uma superfície, ou livrar-se de parte da papelada… Sugiro que você comece por coisas simples, mas que tenham um impacto real no seu dia-a-dia, gerando motivação pra continuar. Por exemplo, no banheiro, que tal organizar a gaveta de remédios, jogar fora os que estão vencidos e doar os que você não precisa mais?

Você não precisa fazer tudo de uma vez. Pode tirar 15 minutos na hora do almoço para cumprir a missão do dia, e outros 15 minutos antes de dormir para destralhar.

Lembre-se: não é possível arrumar ou limpar tralha. Primeiro você precisa dar um jeito na bagunça, para depois pensar em ter uma casa sempre limpa e convidativa. O destralhamento é fundamental!

6 thoughts on “A divisão da casa em Zonas.

  1. Olá Lu! Curto muito seus blogs…Em especial o Mania de Organizar. Estou curiosa pra ler sobre a sua rotina de limpeza de cada Zona. Eu pretendo me inspirar pelo seu blog e organizar o meu apartamento seguindo o método. Abraços! Adriana

    1. Obrigada, Adriana! Semana que vem, faço o post sobre a rotina da manhã. 🙂

  2. Adoro seu site! o bicho da organização me mordeu e estou sempre melhorando!

Comments are closed.