Zona 3 – Banheiros

Segundo o método FlyLady, a cada semana do mês corresponde uma parte da casa que receberá uma limpeza detalhada. Na Semana 3, é a vez da Zona 3 que, no meu caso, representa o banheiro social e o da suíte.

Além dessa limpeza mensal, uso a técnica do swish and swipe duas vezes por semana.

A lista abaixo é apenas uma sugestão. Faça a sua segundo as necessidades e particularidades da sua casa. Além das tarefas da lista, incluo uma limpeza detalhada no chão, com atenção aos cantos e eventuais manchas

Conforme realize as tarefas, marque na sua lista ou planilha para não se perder durante a semana. Guarde a marcação até o próximo mês – assim, verá se algo não foi feito e dará prioridade à tarefa.

  1. Destralhar.
  2. Limpar cantos e quinas.
  3. Limpar janelas.
  4. Limpar armários pelo lado de fora.
  5. Limpar interruptores.
  6. Limpar as prateleiras mais usadas.
  7. Limpa-limo nos boxes.
  8. Limpar os vidros dos boxes
  9. Limpar as paredes.
  10. Limpar os cestos de lixo.
  11. Limpar espelhos.
  12. Limpar lâmpadas.
  13. Lavar bancadas.
  14. Sabão em pó nos ralos das pias e dos boxes.
  15. Lavar roupas de banho.
  16. Lavar roupas de vestir

Observações:

1. Meu destralhamento, como já expliquei, não é diário (embora eu o recomende fortemente se você está começando. Uma vez por semana, olho em volta da Zona correspondente e tento eliminar ao menos um objeto.

2. Limpo os cantos e quinas (junções de paredes e destas com o teto) com um espanador de penas.

5. Além de acumularem pó, interruptores tendem a encardir se não são limpos com frequência.

7. Só uso limpa-limo no chão e nos cantinhos junto ao ralo do chuveiro. Nas paredes, aplico um pano úmido em solução de água, vinagre e detergente para prevenir a formação de limo e remover restos de sabonete, xampu e condicionador.

8. Nos vidros de blindex, aplico a mesma solução de vinagre e detergente e finalizo com limpa-vidros.

9. Limpo as paredes com a solução de água, vinagre e detergente.

12. Limpo as lâmpadas com o espanador de penas.

13. Lavo as bancadas com uma solução de água e sabão de coco.

14. Essa foi uma dica que um encanador/desentupidor me deu: meio copo americano de sabão em pó de qualidade (porque dissolve melhor a gordura) nos ralos de pias, tanques e chuveiros uma vez por mês. Despeje, abra a torneira e deixe escorrer um pouco. O sabão dissolve a gordura da louça, do corpo, o detergente e o sabonete que se acumulam. Isso ajuda a prevenir entupimentos.

15. Às vezes preciso lavar as toalhas de banho novamente em algum outro ponto do mês. Essa marcação fixa é sempre usada, mas nem sempre é a única.

16. Lavo as roupas de vestir (em contraponto às roupas de banho, cama e mesa) duas vezes por mês para garantir carga cheia na lava-e-seca. Para sua família, pode ser necessária uma frequência maior.

2 thoughts on “Zona 3 – Banheiros

  1. Lu,
    Algumas perguntas:
    1. Qual a proporção da solução de limpeza com o vinagre?
    2. Qual limpa-limo você usa?
    3. Você tem uma ordem pra limpar as coisas? Tipo: de cima pra baixo, chão primeiro? Baixo pra cima?
    Que eu me lembre é só!
    Beijo

    1. @Carol, eu já devia ter feito um post sobre as soluções caseiras de limpeza… como está atrasado, aqui vai a proporção: 120 ml. de vinagre, 360 ml. de água (ou seja, 1:3) e 5 ml. de detergente líquido.

      Uso o X14 Limpa-Limo. Como eu disse, nem uso muito. A solução de vinagre aplicada uma vez por mês já combate a formação de limo (pelo menos aqui em Brasília, onde o tempo seco nos ajuda, né).

      Limpo de cima para baixo, assim o pó tende a ficar no pano/espanador, ou vai para o chão, em vez de cair sobre outra superfície. As quinas superiores (junções do teto com a parede) e as lâmpadas são limpas sempre antes de eu limpar o chão.

      Bjo 🙂

Comments are closed.