Indicações, Prêmios, Admiração

Nos últimos dias, o Dia de Folga foi agraciado com duas indicações: o Blog 5 Estrelas, da Cris, e o The Power of Schmooze Award, da Luma Kimura. Obrigada pelas indicações, meninas. O DF é meu hobby preferido e fico contente em ver que está agradando. 🙂

Agora, as regras de cada selo e as minhas indicações.

Blog 5 Estrelas

Blog 5 EstrelasA Elza inspirou-se no prêmio 7 Maravilhas da Blogosfera, criado pelo blog O Sentido das Coisas, e propôs o Blog 5 Estrelas para comemorar o BlogDay, em 31 de agosto:

1. Podem participar na votação todos os blogueiros que mantenham blogs ativos há mais de um mês [os outros esperem por outra ideia brilhante que alguém irá ter].

2. Cada blogueiro deverá referenciar cinco nomes de blogs. Cada menção corresponde a 1 voto.

3. Cada blogueiro só poderá votar uma vez, e deverá publicar as suas menções no seu blog [da forma que melhor desejar], enviando-as posteriormente para o seguinte e-mail: elzinhalinda@gmail.com. No e-mail, além da sua escolha, deverão indicar o link para o post onde postaram as nomeações. A data limite para a publicação e envio das votações é dia: 27/08/2007.

4. De forma a reduzir alguns constrangimentos [e desplantes], e evitar algumas cortesias desnecessárias, são considerados votos nulos:

  • os votos do(s) blogueiro(s) em si próprio(s) ou no(s) blog(s) em que participa(m);
  • os votos no blog Nada pra mim.

5. Cada blog que for indicado ou indicar deve mencionar a origem do concurso, ou seja, deve manter um link para este blog, a fim de que outras pessoas possam conhecer a idealizadora da idéia.

Minhas indicações

Alessandro Martins – livros e afins, cujo título já diz a que veio e o subtítulo reafirma: “é para gostar de ler”.

Depósito do Calvin, dedicado ao menino mais travesso dos quadrinhos e seu inseparável tigre.

Luz de Luma, pelos temas interessantes que aborda e pela comunidade que conseguiu criar em torno do blog.

Toda Menina, que escreve com poesia única sobre qualquer assunto – mesmo sobre a dor.

Todo Mundo Quer Confete, porque eu adoro o humor politicamente incorreto da Daniele.

The Power of Schmooze Award

The Power of Schmooze AwardComo comentei com a Luma, este foi um dos prêmios blogosféricos mais interessantes que já vi, pela sua filosofia: indicar blogueiros que se esforçam por buscar uma interação com outros blogueiros, criando uma rede de relacionamentos, comentando, respondendo comentários, colaborando. O clichê “ninguém é uma ilha” aplica-se perfeitamente à blogosfera.

O prêmio foi criado por Mike, do Ordinary Folk, e Danielle, do Pink Reviews. Segundo o Mike (e numa tradução livre),

schmoozing é definido no Dictionary.com como a habilidade de conversar casualmente com o objetivo de travar uma conexão socia.

As regras para as indicações não constam nos artigos originais, o que me leva a crer que foram construídas aos poucos pelos indicados. Vou simplificar um pouco as que encontrei no texto da Luma:

1. Se você receber o The Power of Schmooze Award, escreva um post indicando 5 (cinco) blogs que têm este perfil “schmoozed” ou que tenham te “acolhido” nesta filosofia.

2. Acrescente um link para o post que te indicou e um para o post do Mike, para que as pessoas possam identificar a origem deste meme.

3. Opcional: Exiba orgulhosamente o selo The Power of Schmooze Award com um link para o post que você escreveu.

Basicamente, o que fiz foi eliminar a referência ao prêmio Thinking Blogger Award, já que não encontrei referência a ele nos artigos originais.

Minhas indicações

Bruno Alves: ele é o cara, sempre disposto a tirar dúvidas por email, em listas de discussão ou no próprio blog. O BrPoint é parada obrigatória para blogueiros que querem ver seu trabalho florescer.

Janio Sarmento: outra alma caridosa que sempre parte em defesa dos frascos e comprimidos. Além de tudo, o Dia de Folga está aos cuidados do Janio – e nunca esteve tão bem.

Luma Kimura: sim, eu sei, foi ela quem me indicou e minha filosofia é fazer as indicações correrem em linha reta, não em círculos. Só que não dá para não citá-la, pelo carinho que tem com seus leitores, ajudando-os até em testes de comentários à distância. 😉

Neto Cury: sempre buscando auxiliar os novatos em WordPress, o Neto criou um fórum sobre o tema. No blog, está sempre dando dicas úteis aos usuários de WordPress, Linux, Firefox etc. e tal.

Sergio Lima: o Sergio leva a sério a filosofia de que “blogs são conversações” que, aliás, é a mesma que rege o The Power of Schmooze Award. Taí um blogueiro que se preocupa em trocar idéias e dar opiniões, enriquecendo a blogosfera.

Blogueiros que Admiro

Esse meme veio do GraveHeart há séculos (nóis tarda mais num faia, moço). Lá vão mais 5 blogueiros, escolhidos dentro de um critério puramente subjetivo: aqueles que leio há tempos, cujas atualizações são aguardadas e que recomendo aos novatos na blogosfera.

Carlos Cardoso: a figura mais polêmica da blogosfera brasileira. Se você não tem senso de humor, nem passe perto do Contraditorium. Se levava ferro nas aulas de interpretação de texto, também mantenha distância. O cara tem outros blogs, mas o Contraditorium é meu preferido.

Edney: graças ao site dele, lá em 2003, dei início à aventura de blogar – até então, blogs eram pouco conhecidos no Brasil e, basicamente, vistos como diários adolescentes (se bem que, de vez em quando, uma besta quadrada ainda usa o termo para definir esse novo meio de comunicação).

MarcosVP: esse eu conheci há bem pouco tempo, mas ganhou rapidamente minha preferência. O Marcos escreve crônicas, esse estilo difícil e delicioso, com a proficiência de poucos. Quando eu crescer, quero escrever que nem ele.

Nospheratt: ela me faz ter vontade de usar o Blogger, só pra aproveitar suas dicas. Seus artigos são leitura essencial para quem deseja construir um blog bem estruturado, capaz de se diferenciar na multidão. Várias das mudanças ocorridas no Dia de Folga nos últimos meses são influenciadas diretamente pelos textos dessa moça. Claro, também escreve sobre monetização (haja vista o nome do blog).

Evidentemente, os outros 6 blogs (um deles também está aqui) que listei no texto 7 Maravilhas da Blogosfera (confira!) e as 10 indicações que fiz acima também merecem admiração. A verdade é que a blogosfera brasileira está mais rica e variada a cada dia. Sim, tem muita tranqueira no meio, mas também tem muita gente que merece ser lida, como esses 20.

16 thoughts on “Indicações, Prêmios, Admiração

  1. eu fui indicada nesses dois premios tbm, mas só falei do 1° por enquanto
    Pra ser sincera, eu nem gosto dessas coisas de premios, selos, awards e meme’s

    😛

  2. Olá Lú!

    Primeiro de tudo, obrigado pela indicação! principalmente ao verificar os blogues feras que me acompanham na premiação!

    by the way, a que ponto nós chegamos… respondendo a memes no atacado 🙂

    Vou seguir sua estratégia e responder a dois memes, de uma tacada só!

    []’s

  3. rs… só lembrei de um post, não sei se daqui ou do desconexidades, em que você reclamava que às vezes passa meses sem receber convite para um meme ou qualquer coisa assim, afinal logo três de uma vez!

    Esses prêmios foram uma das melhores soluções encontradas para os blogueiros angariarem links, mas talvez o mais legal seja saber o que a pessoa anda lendo e o que mais gosta também.

  4. Ow, Lu!! Que surpresa me citar aqui!! Não digo que você é uma fofa? ^^

    Suas listas de hoje têm vários que ainda não conheço, vou correndo visitá-los! 😉

    No mais, citei um trechinho do seu post no meu blog, tudo bem?

    Beijinhos!!

  5. “Nospheratt: ela me faz ter vontade de usar o Blogger”

    RA RA RA!! Outro dia eu tava lendo um post dela e pensei a mesma coisa!!! rs rs rs

  6. Lu, que prazer receber um voto seu!!
    Você sabe que está entre os meus favoritos, porque já te indiquei ao prêmio 7 maravilhas da blogosfera!
    Obrigada!! Beijus

  7. Lu, que mundo paralelo!! Me considero uma anti-social nesse mundo blogueiro. Queria poder acompanhar mais, interagir mais e etc…Bom, mas com certeza vou dar uma olhada nas suas dicas!!
    Saudades!
    Bjssss 😀

  8. Há uns três ou quatro dias venho procurando blogs novos para ler, pois minhas indicações estavam começando a ficar repetitivas e, por sorte consigo encontrar lugares bacanas como este aqui. Gostei muito do visual e da leveza dos textos, e já vou assinar o feed.

    Pensei que seria mais difícil encontrar blogs legais. Até mais. 🙂

  9. Obrigada pela sua participação neste prêmio
    que nada mais é do que uma corrente de amizade.
    Fico feliz que vc esteja fazendo parte!
    =]
    Tenha uma ótimo final de semana.

  10. O lado bom desses prêmios é a possibilidade de conhecer novos blogs. Na realidade, é a única utilidade deles (além de, obviamente, aumentar o PageRank dos seus criadores).

    Sergio e Bia, é sempre assim, tudo acontece ao mesmo tempo!

    Luma, com décadas de atraso, claro que tudo bem. 🙂

    Jonny, só não criei aind um blog no Blogger por absoluta falta de organização para gerenciar mais de um blog. 😛

    ciléia, depois que a gente começa a acompanhar mais, vicia!

    Diego, obrigada pelos elogios e divirta-se com os novos blogs. No rodapé do Dia de Folga, tem outras tantas indicações.

    Boa leitura para vocês!

Comments are closed.