Dia de Folga » Opinião com gelo e laranja.

Esterilizando vidros para conservas

Publicado em 30/05/2007, em comes e bebes, dicas e diversos. Tags: , , , ,

Vidro de PimentaJá coloquei no blog uma receita de picles e tenho engatilhadas mais duas conservas para compartilhar. Independentemente do preparo, contudo, há sempre uma regrinha básica a ser seguida: o vidro que receberá a conserva precisa ser esterilizado para que ela dure mais.

Aí surge a dúvida: como esterilizar um vidro de conserva?

Lavagem prévia

Antes de mais nada, lave muito bem o vidro e a tampa. Se for reaproveitar embalagens, retire o rótulo (se precisar, deixe de molho em água quente para que a cola amoleça). Marcas de lote e validade diretamente no vidro saem facilmente com o lado áspero da bucha.

Verifique o estado da tampa: se for de metal, certifique-se de que não há pontos de ferrugem. Se houver borracha de vedação, confira se está em bom estado – se estiver rachada ou desmanchando, é melhor tirá-la fora de uma vez.

Enxágüe bem o vidro e a tampa para eliminar qualquer resquício de detergente.

Esterilizando no fogão

O vidro: no fundo de uma panela, coloque um pano limpo dobrado. Sobre o pano, apóie o vidro (ou os vidros, se a panela for grande o suficiente). Encha com água – o vidro também deve ser preenchido, e deve permanecer aberto. A panela precisa ser alta o suficiente para que a água cubra todo o vidro. Leve a panela ao fogo alto. Espere ferver e marque 20 minutos.

A tampa: se for de metal, a tampa pode ser levada ao fogo junto com o vidro. Se for de plástico, coloque-a na água fervente apenas durante os últimos 5 minutos.

Espere a água da panela esfriar um pouco antes de tentar retirar o vidro, a não ser que sua cozinha seja equipada a ponto de ter pinças próprias para retirá-lo.

Esterilizando no forno

O vidro: se você não tiver uma panela grande o bastante para comportar o recipiente da futura conserva, pré-aqueça seu forno em temperatura alta, coloque o vidro dentro de uma assadeira e leve ao forno por 20 minutos.

A tampa: tampas de plástico ou com vedação de borracha correm o risco de derreter no forno. Esterilize-as usando uma panela de água fervente. Tampas de plástico ficam na fervura por 5 minutos; tampas de metal, por 20 minutos.

Método Tabajara

Antes de aprender sobre a esterilização pelo forno, e como não tinha uma panela grande o suficiente para meus vidros, eu costumava, simplesmente, jogar água fervente sobre os vidros e as tampas muito bem lavados, até que transbordassem. Depois de uns 15 minutos, escorria a água e considerava o vidro “esterilizado”. Embora não seja a forma correta, essa saída estratégica pela esquerda mantinha minhas conservas por uns três meses (sempre dou cabo delas antes disso).

Dicas Finais

O vidro e a tampa devem secar ao natural, para evitar os fiapos do pano de prato.

Não apóie o vidro quente diretamente sobre uma superfície fria, pois ele pode trincar.

Algumas conservas só podem ser montadas após o vidro esfriar. Tenha paciência e siga corretamente as indicações de preparo, para não comprometer o resultado.

Saiba onde comprar potes de vidro para conservas e compotas.

Adquira livros com receitas de conservas e compotas.


87 comentários para “Esterilizando vidros para conservas”

  1. Srta. Bia disse:

    Ah Lu, nessa você me pegou. Detesto conservas. E coisas desidratadas, sabe tomate seco? Pois é, detesto…rs. Mas é claro que posso guardar outras coisas em vidros esterelizados, doce de abacaxi da vovó, por exemplo ;-).

    Já falei que adoro, no finalzinho de cada post o “leia também”. Agora tá ali, “leia também: obrigada, seu ladrão”. Com certeza tudo a ver com conservas e vidros…rs. Adoro!

  2. Lu disse:

    Bia, eu adoro tudo isso, inclusive doces, compotas, geléias… e os vidros tem 1.001 utilidades!

    Esse “leia mais” é divertidíssimo, mesmo. Às vezes, releio os artigos só para entender como o plugin chega a algumas indicações! :P

  3. Débora disse:

    É possivel conservar molho de tomate fora da geladeira? Qual seria o melhor método sem a utilização de conservantes, e por quanto tempo o molho estará bom para consumo sem riscos e sem perder as qualidades nutritivas?

  4. vera marins disse:

    Olá Lu…. Também tenho uma amiga que se chama Lu. Trabalhamos com massas e conservas, principalmente molho de tomate.Preciso saber se depois de esterelizar os vidross, após o preenchimento com o molho, temos que ferve-los novamente???
    Obrigada Beijos
    Sorocaba

  5. Lu Monte disse:

    Vera, para consumo doméstico não é necessário. Minhas conservas ficam na geladeira e duram meses. Já ouvi falar dessa técnica e imagino que ela seja indicada quando você pretende vender a conserva mas, realmente, não tenho certeza.

  6. vera marins disse:

    Oi Lu, sou eu novamente. Preciso saber, também , conforme a Debora, se depois de seguir todas as regras de como esterilizar, posso deixar os vidros de tomate fora da geladeira, e quanto tempo????

  7. Lu Monte disse:

    Molho de tomate é um produto altamente perecível e que perde rapidamente suas propriedades nutritivas. Basta ver como uma lata de molho de tomate industrializado (e cheio de conservantes, portanto, para durar mais) estraga em poucos dias após aberta, mesmo em geladeira.

    Aconselho que consultem uma nutricionista para informações precisas sobre tempo e modo de conservação de molho de tomate.

  8. vera marins disse:

    Lu, obrigada pelas respostas…. ,acho que o melhor mesmo é conserva-las em geladeira.
    Será que você sabe como fazer aquele famoso doce de figo “rami” ??? Acho uma delícia,porém algumas técnicas que utilizei, os figos ficaram muito bons, mas a calda não ficou caramelizada como os da latinha…. Obrigada Vera

  9. paula disse:

    gostaria de saber onde comprar vidro e tampa para compotas, docês caseiros.

  10. claudia disse:

    olá Lu,
    por favor, vc pode passar receita de conserva de pimenta, e também onde comprar embalagens/vidros para a conserva??? estou em SP/SP…

    mt obrigada,

    abs,
    clau

  11. [...] que publiquei um artigo sobre como esterilizar vidros para compotas e conservas, de vez em quando recebo perguntas sobre a utilidade de ferver os vidros depois de cheios. [...]

  12. Jonny disse:

    2 dicas interessantes…

    1- Microondas não serve para esterilizar!!! Já vi gente fazendo isso, inclusive na faculdade para esterilizar material, mas o que as pessoas não sabem é que a água que é esquentada no microondas tem que ter um tamanho maior do que o comprimento de onda do microondas… Bactérias e fungos possuem tamanho muito menor, então nem são atingidos pelas ondas… Se você ligar o microondas com uma formiga dentro verá que ela nem sentirá cócegas…

    2- Jogar água fervendo dentro do cano de PVC todo dia deforma o cano, principalmente nas junções. O melhor é sempre jogar água quente na pia com a torneira aberta. O encanador agradece!

    Abraços!

  13. Lu Monte disse:

    Jonny, valeu pelas dicas extras. :)

  14. luzia. disse:

    lu, adorei tudo, e falando de potes, gostaria de saber como comprar potes de 2 e 3ml de conservas,com tampa de plastico, trabalho com artesanato e estou,com grande dificuldade de encontra-los por um bom preço, tenho comprado quando acho em lojas de 1.99 no valor de 2,00 a 3,oo reais.Entrei em alguns site mas so os encontro acima de 6,00, o que para mim se torna um valor alto, já que vendo meus trabalhos num valor de 10,00 a 12,00 reais

  15. [...] vidro grande esterilizado para acondicionar a conserva [...]

  16. [...] vidro médio esterilizado para guardar a conserva [...]

  17. Janette disse:

    Gostaria de saber porque as minhas coservas de pepino não dão certo, ficam mole.
    Desde de já muito obrigado

  18. Eli disse:

    Lu,

    Faço conservas há anos, e desde que aprendi que não se reutiliza tampas, mas adquire-se tampas novas, reciclando apenas os vidros, nunca mais perdi um vidro sequer por causa de contaminação.
    Preparo o molho de tomate para o ano todo, compotas de figo e laranja, geléias diversas, milho verde, etc.
    Só não consegui um modo de conservar os tomates secos fora do freezer… Se tiver alguma dica, agradeço.

    Eli

  19. ney disse:

    ola pessoal eu gostaria de saber onde compro tampa para vidros de palmito com um preço bom ????

  20. Eli disse:

    Depende da cidade onde vc mora…

  21. vitor disse:

    pessoal qual a melhor receita para o jantar de domingo?????

  22. Jonny disse:

    vitor

    Imaginando que você tem toda uma semana pela frente, e que segunda-feira é o pior dia para se acordar, nada de pratos pesados (frituras ou coisa muito gordurosa).

    Eu optaria por uma sopa ou uma pizza, mas sem ser de 4 queijos! rs rs

  23. cassia disse:

    Olá sou de Barreiras-Ba,se possivel me dar algumas dicas necessárias sobre conserva como por exemplo,higiene,modo de preparo,validade dentre outros,ja atuo na área estou me preparandp para me profissionalizar no ramo.
    Desde já agradeço a atenção.

  24. Elias disse:

    Olá, eu procurei muito na net e não encontrei uma receita para eu preparar “filés de anchova em conserva”. Alguém poderia me ajudar? Gostaria de saber também se os “filés de anchova em conserva” é o mesmo que “alitche”. Agradeço alguma ajuda.

  25. Olair disse:

    Olá, boa tarde.

    Faço conservas a algum tempo. Vi uma colocação sobre conservar tomates secos fora do freezer. Para isso é preciso saber qual a composição do líquido que envolve os tomates secos e como ele foi preparado. Se for azeite, que é o mais comum, ele tem que ser aquecido, quase a ponto de fervura, e depois despejado sobre os tomates, já no vidro, e em seguida o vidro deve ser tampado e pasteurizado.
    Após aberto o vidro não tem jeito, tem que ser na geladeira mesmo.

    Em breve vou colocar aqui uma fórmula de antepasto de pimenta, que pode ser degustado com pães, izzas, lanches, etc, pois não pe muito picante. Um abraço a todos.

  26. solange disse:

    Feliz Ano Novo a todos!
    Preciso de ajuda dos amigos do Dia de Folga, se a Lu me permitir o pedido.
    Estou sem trabalho desde novembro e já está ficando um pouquinho difícil de achar tanto pela minha idade (47), como pelo próprio mercado de trabalho que na minha área está retraído.
    Tenho pensado agora em trabalhar em casa no lugar que mais gosto que é a cozinha. Escolhi fazer compotas, geléias, conservas de legumes e preciso de orientação, dicas de cursos ou livros. Vi que alguns amigos que responderam são bem experientes e se quiserem me ajudar, eu agradeço.
    Bjs a todos

  27. Nene disse:

    Ola gostaria de saber onde compro tampas e vidros para conserva, tipo o de palmito
    obrigada

  28. Marlene disse:

    Olá, gostaria de saber qual o próximo passo depois de esterlizao o vidro, vi não lembro a onde o vidro de bouca para baixo sendo fervido. alguém poderia me dar todo o processo de conservação, – Grata. Ha, fiz abobora em pedaços, eles tem que ser colocado no vidro com calda ou podem ir sem a calda – è que os meus ficam com pouca calda.

  29. lú, adorei conhecer o DIA DE FOLGA, as dicas de esterilização são as mesma que já sabia, portanto acho que venho fazendo a coisa certa, só não sei se por quanto tempo durariam minhas conservas pois quase sempre são logo consumidas. faço chutney de manga, geléia de pimenta c/ laranja, abacaxi c/ pimenta e hortelã, frutas vermelhas c/ vinho e mel que fazem muito sucesso, só que é tudo sem receita, nunca fica uma igual a outra. um abraço silvia ( estou aprendendo a ser uma internauta )

  30. yolanda disse:

    Cara Lu, faço conservas há algum tempo e vendo para amigos. Fazem sucesso porque estou sempre inventando alguma coisa diferente. Agora surgiu a oportunidade de vender para um bar/restaurante aqui no Rio de Janeiro. Para isso, vou precisar padronizar os vidros, pois vou utilizá-los em quantidade maior (sempre usei vidros que esvaziam, meus e de amigos que me dão). Vi o seu link de “onde encontrar vidros”, mas não quero conjuntos. Preciso de vidros simples, com capacidade entre 250 e 500g/ml. Por acaso você sabe onde posso encontrá-los? De preferência aqui no Rio, mas se só souber em outra localidade, faço e contato e vejo se é viável. MUUUIIITO obrigada. Fico aguardando uma resposta. Um abraço, Yolanda.

  31. Glaucia disse:

    Olá,

    Alguns amigos tem sugerido que eu venda as conservas que faço de vez em quando (tomate seco, berinjela e abobrinha recheada com tomate seco). Como definir o prazo de validade?

  32. Ariel disse:

    Cara Lu.
    Estou a procura de vidros de 300 ml para acondicionar conversas e compotas.Estou utilizando as doações que meus amigos(as) me fazem.
    Não sei onde encontrar aqui em Porto Alegre. Alguém pode me ajudar.
    Muito grato a você e a todos os leitores.

    Comentários:

    yolanda says:
    Wednesday, 05.08.09 at 13:19

    Cara Lu, faço conservas há algum tempo e vendo para amigos. Fazem sucesso porque estou sempre inventando alguma coisa diferente. Agora surgiu a oportunidade de vender para um bar/restaurante aqui no Rio de Janeiro. Para isso, vou precisar padronizar os vidros, pois vou utilizá-los em quantidade maior (sempre usei vidros que esvaziam, meus e de amigos que me dão). Vi o seu link de “onde encontrar vidros”, mas não quero conjuntos. Preciso de vidros simples, com capacidade entre 250 e 500g/ml. Por acaso você sabe onde posso encontrá-los? De preferência aqui no Rio, mas se só souber em outra localidade, faço e contato e vejo se é viável. MUUUIIITO obrigada. Fico aguardando uma resposta. Um abraço, Yolanda.

    Nene says:
    Wednesday, 15.04.09 at 10:10
    Ola gostaria de saber onde compro tampas e vidros para conserva, tipo o de palmito
    obrigada

  33. Eliza disse:

    estou procurando vidros para conservas e doces,pode me indicar algum endereço? obigada .Achei muito interessante este site.

  34. Vagner Fernandes disse:

    Lú, por favor gostaria de saber se voce conhece uma forma de lavar e esterilizar potes para doce,em grande quantidade. Te agradeço.
    Vagner
    Fortaleza- Ceará.

  35. Rosana disse:

    Oi Lu,
    fiz curso de conservas e o procedimento p/ conservação fora da geladeira por 3 ou 4 meses é igual ao seu até o final da fervura dos vidros, mas , depois dos vidros cheios, coloco -os submersos numa panela c/ agua sobre pano de prato dobrado e fervo por meia hora. Aí, tiro os vidros da panela e coloco-os de cabeça para baixo sobre pano de prato até esfriar. Se vazar não pode ser utilizada p/ conserva.
    É importante que os vidros estejam bem secos quando vão receber o alimento, costumo seca-los no forno depois da fervura.

  36. Elisangela disse:

    Gostaria de saber onde consigo comprar tampas para os vidros de conserva, pois tenho muitos vidros e como a tampa enferruja, acabo colocando no lixo.
    Obrigada,
    Elis

  37. Aparecida Turibio de Oliveira disse:

    Boa Tarde, preciso comprar pote de vidro, pois comercializo pimentas e temperos, é nacessario com tampa plastica

    Obrigado
    Cidinha

  38. Aparecida Turibio de Oliveira disse:

    desculpe não complementei o assunto, endereços e sites se possivel,
    Att Obrigado

  39. Alice Perpetuo de Oliveira disse:

    Boa Tarde,
    gostaria de saber onde posso comprar, aqui em Brasília, potes para conservas e doces.
    obrigada,
    alice perpetuo

  40. Alison e Gilmara disse:

    Vendo vidros para conservas, maiores informações entrar em contato pelo e-mail alison_pedroso@hotmail.com

  41. erly disse:

    Olá, boa tarde ? quero que me dê uma dica sobre salada de frutas, quero saber como faço para conservar a laranja na salada , pois elas quando colocadas ficam com um há de amargo . õ que faço para que isso não aconteça ? obrigada!

  42. sindielly disse:

    Oi Lu pode por favor me dizer onde encontro vidros simples para conserva em brasilia? obrigada

  43. Soraya disse:

    Oi Lú, Como vai? adorei seu site. Gostaria de saber como posso comprar vidros para conserva de tampa metálica, de 500ml com preço ótimo.
    Obrigada.

  44. quero retirar meus dados disse:

    Estou aguardando com muita urgência a sua resposta! Obrigada.

  45. Meujovem disse:

    Opa! Gostei do site…
    Estou querendo aprender fazer conservas e esse site é uma fonte de informação preciosa.
    Parabés a Lu e toda a equipe que alimenta esse veículo de comunicação e informação.

    Ah, quero aprender para uso em casa com os amigos e depois talvez num futuro boteco que pretendo abri.
    Aproventando: Qual a conserva mais apreciada em boteco tirando a batatinha?

    Um grande agraço

  46. Malu disse:

    Li aqui quase tudo sobre esterilizar vidros. Como moro num país onde quase todas as donas-de-casa fazem geléias e marmeladas em casa (menos eu!hihihi), aprendi muito com a minha sogra.

    Esterilizar no fogão –
    Coloque os vidros num panelão bem grande e cubra-os com água fria (não há necessidade de pano de prato no fundo da panela não, ele só serve para que os vidros não batam uns nos outros). Depois que a água ferver, deixe “cozinhar” uns 15 minutos mais.

    Depois retire um a um e coloque-os emborcados em cima de um pano de prato limpo e úmido. Na hora de colocar a geléia quente, deixe os vidros em cima desse pano úmido, assim evita-se que estourem na hora que colocar a geléia quente.

    Esterilizar no microondas –
    Encher os vidros pela metade com água quente, colocar no microondas e ligar em 600 Watt. Deixar a água ferver um pouquinho. O resto é igual ao anterior.

    Esterilizar no forno –
    Colocar os vidros na grade do forno ligado a 120 graus, durante 5 minutos. O resto é igual ao anterior.

    Tampas –
    Coloque-as num vasilhame com água fervente e 1 gota de detergente. Depois enxague-as em água limpa (também fervente). Seque-as bem secas.

    – Depois que despejar a geléia (ou marmelada) nos vidros, limpe a borda deles se for necessário, feche-os bem fechados (a tampa twist-off faz um “click” na hora que fecha) e coloque-os de cabeça pra baixo durante 5 minutos. Isso serve para distribuir os pedacinhos de fruta por todo o vidro. Do contrário eles ficam todos no fundo.

    – Para obter uma geléia saborosa use somente panela inox ou esmaltada (certifique-se que ela não apresenta defeito no esmalte).
    Não use panela de alumínio em hipótese alguma. Deixa gosto de metal.

    – Depois que a geléia esfriar, cole etiquetas com o nome (“Geléia de Morango”) e a data.

    – Se guardar os vidros em lugar seco, fresco e sem luz solar, a geléia durará alguns anos sem estragar. Se aparecer mofo é porque alguma coisa aconteceu de errado durante o processo de fabricação.

    Depois que abrir o vidro conserve-o em geladeira e consuma-o rapidamente. Para casa com pouca gente, use vidros pequenos.

  47. Luci Pereira Oliveira disse:

    Possuo quantidade razoavel de vidros em varios tamanhos que sevem para colocar doces,molhos e até mesmo fazer artesanato.Estou me desfazendo deles a baixo preço, pois preciso desocupar lugar.Moro no Rio de Janeiro

  48. Luci disse:

    Ola Soraya:
    Possuo uma quantidade de vidros de varios tamanhos e gostaria de me desfazer,caso ainda esteja interessada estarei a seu dispor para maiores detalhes.

  49. Luiz Octávio disse:

    Aqui vai uma dica,para conservar sua salada de frutas sem que perca o sabor ou escureça as frutas,use refrigerante que contem conservantes e mantem a qualidade,palavra de dono de lanchonete .

  50. [...] esterilizando os potes, devia ter feito isso antes pra facilitar, mas como sempre deixei pra última hora [...]

  51. Emilia Freitas disse:

    Bom dia, estava pesquisando na internet sobre o tema, pois trabalho como voluntária em uma Instituição e vou dar um curso sobre conservação e embalagem. Vou usar as dicas aqui e indicar as assistidas que tenham condiçoes que passam por aqui também.
    Obrigado.
    Abs.
    Emilia

  52. marli martins disse:

    Se voces puderem me informar onde comprar potes de conservas de vidros, diferente (exóticos).Estou em Campo Grande-MS. Aguardo! obrigada.

  53. Maria Lima disse:

    Gostaria de saber onde posso comprar potes de vidro para compotas e conservas de VIDRO com vedação de tampa de vidro com borracha em volta. Os vidros antigos que podiam ser fervidos e deixavam as compotas com durabilidade de até 3 anos. Grata, Maria

  54. Maria de Lourdes B. Valluis disse:

    Precioso urgente de borracha vedadora para vidros de conservas

  55. Dalva disse:

    KKK. Adorei o método Tabajara. Achei prático e deve funcionar bem se a conserva for realmente boa não deve mesmo durar tanto… beijos. obrigada.

  56. tania da rosa correa disse:

    Adorei, pela forma pratica e direta na qual se assemelha a minha realidade.

  57. Blandina V.Faresin, disse:

    Preciso urgentemente de uma indicação de onde comprar tampas para vidros grandes de conservas. brigadão

  58. preciso de vidros (tipo de conserva de doces), com tampa para vedação boa. Onde posso comprar? Alguem pode me informar? com preço legal, que é para eu vender as compotas. .Obrigada pela ajuda. o tamanho é do tamanho do de compotas compradas em super-mercado.

  59. pedro pablo rodriguez campuzano disse:

    suas recomendações muito interesante eútil para quienes pretende realizar este trabalho, eu gustaria saber,sem o vidro esterelizado com o produto,como esterilizar o produto no caso de recipientes de vidro com tampa de metal.
    Obrigado

  60. pedro pablo rodriguez campuzano disse:

    comesterilizar o produto em azeite de um produto embasado em embalagem de vidro com tampa de metal.
    obrigado

  61. claudia corleto gomes disse:

    Oi amigos preciso de vidros(tipo de conservas de doces).Onde posso comprar?Muito obrigado e fiquem com Deus.

  62. Luci P.Oliveira disse:

    Prezada Claudia Corleto Gomes:
    Possuo quantidade razoavel dos vidros ao qual se refere, caso esteja interessada moro no Rio de Janeiro.

  63. beth morbi disse:

    Eu quero saber se pode por o doce quente direto no pote e já fechar.
    Grata

  64. laurecy disse:

    Olá!
    Gostaria de saber se dá certo com molhos e se a durabilidade de conservação é a mesma??
    obrigada!

  65. maria disse:

    Ninguém sabe onde encontrar os anéis de borracha para vedação dos vidros?
    Moro em Porto Alegre.

  66. katerine alencar disse:

    Ganhei uma quantidade imensa de potinhos de papinha da Nestle e resolvi utilizá-los para fazer conserva de pimenta mas na hora da vedação percebi que muitos não vedam mais. Gostaria de saber se tem alguma maneira alternativa para vedar meus potinhos?
    Aguardo resposta,
    obrigada.

  67. olga modena carlos disse:

    oi,estou à procura dos tais vidros,de preferência osgrandes,aqueles que compramos com azeitonas.
    SE eu conseguisse aqui no mato grosso do sul,pra mim, seria melhor.

    obrigada

    olga

  68. Elisabeth Silva disse:

    Olá,

    Tenho uma dúvida. Depois de esterelizado, o pote precisa estar totalmento seco para poder ser usado ou podemos colocar uma geleia, por exemplo, no pote ainda molhado?

    Um abraço,
    Elisabeth

  69. [...] esterilizando os potes, devia ter feito isso antes pra facilitar, mas como sempre deixei pra última hora [...]

  70. Sabrina disse:

    Olá, eu ganhei uma conserva caseira de pepino, comi um deles e senti um gostinho de ferro no fundo, vi que a tampa tava bem enferrujada por dentro. Qual o perigo disso? Pq sei que quem fez a conserva está acostumado a fazer e consumir, pelo o que sei faz de forma bem artesanal,pois mora para fora.
    Obrigada

  71. Maria Aparecida disse:

    Tenho uma firma de reciclagem.
    Devido a isso arecado por mes mais de 800 vidros de conserva, tipo de palmito de 300g.
    Gostaria de saber se tem interesse de compra.
    Sou de Curitiba PR

  72. nete m costa disse:

    Faço um molho de tomate caseiro delicioso.
    gostaria de fazer para comercializar. como faço para conservar por mais tempo? para o meu conssumo congelo, para vender fica dificil.

  73. sandra sardinha disse:

    Adorei as dicas sobre a esterilização dos vidros e tampas. Agora a minha duvida é posso colocar o doce quente dentro dos vidros e fechar ou tenho que esperar o doce e o vidro esfriar?
    Depois de colocar o doce dentro do vidro e fecha-lo preciso esteriliza-lo novamente?
    Grata
    Sandra
    Obrigada pelas suas dicas.Abraço
    Aguardo uma resposta.

  74. Nalu disse:

    Adorei ! Obrigada pela dica da esterilização de vidros. Amanhã vou praticar !!!!

  75. Marco Aurelio Custodio disse:

    Ola, meu nome é Marco Aurelio.
    Eu adoro molhos de pimenta,tenho muitos, e minha casa esta sempre cheia de amigos e aí vou distribuindo, um pra, um pra outro e sempre tem mais.
    Eu uso com frequencia, reaproveito,as garrafinhas de ice, são de um tamanho bom a são bonitinhas e os molhos ficam muito bonitos e eu queria saber se as rolhas de cortiça são a melhor opção, pois alguns deles cabam juntando mofo na superficie.
    Sera q o problema esta na higienização das garrafinhas ou a rolha de cortiça não é a mais indicada para tampar as garrafinhas.
    Outra coisa, depois de pronto o molho deve-se tampar imediatamente ou deixar algins dias aberto?

  76. Marco Aurelio Custodio disse:

    Bom dia pessoal.
    Adoro molhos de pimenta. Tenho varios, só que alguns acabam estragando, ficam com mofo, esverdeados por dentro.
    Sera que a esterilazão que estou fazendo não esta sendo suficiente.
    Uma outra coisa, eu reutilizo garrafinhas de ice, e para tampar eu compro rolhas de cortiça,como devo fazer para estirilizar as rolhas?
    As garrafinhas eu passei a usar a dica de vcs e colocando no forno.
    Obrigado, e aguardo um contato por email,
    Abraços

  77. Dary disse:

    Lu, o vidro da foto, onde encontro e em quais tamanhos?

  78. Geraldo Jose da Costa disse:

    Boa tarde .

    Todas as dicas sã]o boas.

    Gostaria de saber onde compro tampa para vidro grande Palmito .

    Sds.

  79. Claudicea de Magalhães disse:

    ADOREI SABER COMO ESTERILIZAR OS VIDROS PARA CONSERVAR OS DOCES QUE IREI FABRICAR .

  80. KEILAH disse:

    Ola. Gostaria de saber onde compro as tampa de vidro de palmito.

  81. Edna júlia disse:

    Oi gostaria de saber onde comprar vidros para doces e compotas e tampas avulsas.

  82. -Luci Gaspar disse:

    Olá gostaria de informar que possuo vidros de conserva usados uma única vez,que esterilizados poderiam ser reutilizados e o preço bem pequeno.

  83. Francesca disse:

    Amei encontrar essa dicas maravilhosa,tbm eu estou com problema com tampa de vidros p/ conservas, ñ sei onde encontrar; Moro em Uberlândia MG alguém pode me dar uma dica? Fiquem com Deus

  84. Giselle Schühli disse:

    Olá,comecei a fazer uma receita de tomates secos com alcaparras queijo ralado,azeite d oliva,e alguns vidros começaram depois de uns dias a vazar o azeite como se algo empurrasse para fora,como se tivesse pressão lá dentro,quando abri,começou a borbulhar como champagne e vazar,fiquei com medo de provar,qual pode ser o problema?
    Grata
    Giselle

  85. WALKIRIA disse:

    Oi Lu, gostaria de saber onde comprar vidros para doces e compotas e tampas avulsas aqui em Brasília! Desde já agradeço por sua atenção.
    Walkiria
    Lago Sul

Deixe um comentário

Lu MonteA autora mora em Brasília e atende por Lu (de Luciana). Ou Lu Monte, já que há um monte de Lus. Mais?

No Dia de Folga, fala sobre entretenimento de qualidade, minimalismo, receitas e interesses variados. Também tem outros blogs.

Opine sobre o Dia de Folga. Leva só três minutos!

Dicas e Diversos

Bebidas

Carnes, Aves e Peixes

Conservas e Compotas

Entradas, Saladas e Guarnições

Lanches

Molhos

Pratos Únicos

Sobremesas

Todas as Receitas

97 queries. 0,549