De novo, os cabelos

Descobri, após uma boa pesquisa (orkut também é “cultura”), que só conseguirei deixar meus cabelos da cor exata que desejo se, antes de tudo, usar um descolorante. Ou água oxigenada, mesmo. Deixar o cabelo branquinho, para só depois aplicar a tinta vermelha. Aí, a cor ficará realmente viva.

Só que água oxigenada detona o cabelo. E o meu é meio sensível. Descobri isso após usar o xampu tonalizante e demorar duas semanas pra conseguir recuperar a textura natural.

Ó, dúvida cruel.

Tá, eu sei – cabelo cresce. Mas será que vale a pena arriscar tamanho estrago?

E ainda existe a teoria de que o xampu tonalizante, por conter mais “química” para fixar os pigmentos, agride mais que água oxigenada + tintura de verdade. Só não sei se acredito.

E agora, quem poderá me ajudar?

Ah, sim. Depois de vários meses navegando entre Zélia Duncan, Capital Inicial, Skank, Kid Abelha e outros, a trilha sonora do meu carro voltou para Legião Urbana. O Acústico MTV, pra ser exata. Já estraguei um, no começo do ano, de tanto ouvir. Vício é uma coisa triste, mesmo.

Atualização: para revitalizar a cor dos seus cabelos, recomendo Koleston Wella Care Revitalizador da Cor. Ultimamente, tenho usado a tintura semipermanente Soft Color Vermelhos Especiais, que dá um resultado excelente e não agride os cabelos. Já usei a Koleston Vermelho Super Intenso, que também é ótima.

51 thoughts on “De novo, os cabelos

  1. :d.. a Milu é fofa.. demorei pra encontra-la.. na época ninguém tinha gato pra dar..aff.. e como moro em mini apertamento tinha que ser gato mesmo. Mas encontrei.. aliás.. ela me encontrou e desde então. o nome que foi comédia.. eu queria Lilu e minha irmã Mila..ai acabou ficando Milu.rsrs..mas é fofa… bagunceira e manhosa..mas amo aquela gata linda.. é da raça siamês..fofa demais.. ah.. obrigada pelo elogio do blog! 😉

  2. Olá!!!

    Cabelo é um negócio chato, viu… Eu sou extremamente alérgica a água oxigenada e amônia, então passo longe das tinturas… Já usei soft color, mas o meu cabelo ficou um tom mais forte ao invés de clarear um pouco, que era o objetivo.

    A trilha do meu carro quem escolhe é o meu irmão, ainda bem que ele é extremamente eclético… Tem dia que está com cd da Madonna e outros com Heavy Metal ou Steve Vai e Joe Satrianni.

    Atualmente eu tenho ouvido bastante Legião, mas no PC…

    Beijos

  3. Lu, acho que é toria essa história do xampu tonalizante, a minha cabelereira falou para eu usar, pois agrede menos os fios do cabelo, faz mais de ano que uso e meu cabelo não ressecou! Mas eu uso aqueles sem amonia, fujo da água oxigenada!
    Boa sorte com a sua escolha!
    Beijus

  4. Um conselho: deixe seu cabelo como ele está. Nunca a vi, Lu, mas acho que qualquer tipo de tintura deixa a mulher meio artificial. No máximo, umas luzes, e olha lá! Coisa pouca, discreta.

    Hm… Corte o cabelo curto. AMO mulher de cabelo bem preto e curto :”> :d.

    Beijos!

  5. Mas Legião é legião… Justifica o estrago! rs.
    Essa coisa de água oxigenada é mesmo radical demais e não acho que o tonalizante faça mais estrago, não. Pense bem porque depois vai ter que fazer muuuuito hidratação e ter cuidado redobrado, já que seu cabelo é sensível. Bjs.

  6. Interessante… Tem uma menina perto do meu trabalho q tem o cabelo tão vermelho q chega a me queimar qdo passo por perto… Cuidado!

    Muito legal seu blog. Abraços!

  7. Lu, se seu cabelo é assim como falou, nunca poderá usar a cor vermelha, é a cor que precisa de mais cuidados porque desbota, fica opaca muito rápido! Não use água oxigenada! Se não quiser usar tonalizante opte por uma boa tintura, gastará mais mas terá um resultado melhor por mais tempo, no final sairá lucrando! Beijus,

  8. Lu, sabe que aos 40 anos, nunca tive coragem de pintar o cabelo? morro de medo!!! ele já é muito castigadozinho, prefiro ir arrancando os branquinhos com pinça hehehe…

  9. Juliana, deve ser fofa mesmo, e o nome ficou lindo! Felicidades pra você, pra sua irmã e pra gatinha! 🙂

    Cris, a Soft Color não tem amônia, o que me fez descartá-la, porque desbota cedo demais. E com música sou eclética até certo ponto, rs… Heavy Metal, por exemplo, está fora! Mas Joe Satrianni é muito bom!

    Shumyara, usei o sem amônia da primeira vez e achei que desbotou rápido demais. Mudei para o “Vermelhos Especiais” e a cor tá aqui até agora, só que escureu.

    Rodrigo, meu cabelo já está vermelho e a idéia é ficar artificial mesmo, hehehe! E curto, sempre, não tenho paciência com cabelo comprido.

    Pois zé, Tathiana, meu cabelo nunca foi sensível – sempre se comportou direitinho, sem que eu cuidasse dele. Mas agora, usando o xampu, tive que dar mais atenção às madeixas. Ele já se recuperou, felizmente, mas deu trabalho.

    Doidivanas, acho que vou tentar não descolorir primeiro e, se gostar do resultado, ótimo – senão, depois eu penso no que fazer…

    Nerito, o meu não está de queimar, mas acho que eu gostaria se ficasse!

    Dani, pois zé, acho que vou deixá-la como último recurso, mesmo. Talvez uma alternativa seja misturar um pouco mais de água oxigenada na base que vem junto com a tinta, só para deixá-la mais clara.

    Luma, ele já está vermelho e a cor até “pegou” bem, mas já escureceu… Estou quase partindo para a Koleston!

    Denise, lembrei de você no findi! É que, fazendo uma pesquisa no google, deparei-me com um texto seu, muuuuito interessante, no multiply! Eu também demorei pra ter coragem, mas é a velha história – cabelo cresce. Agora, depois que você pinta a primeira vez, perde o medo e vira vício! 🙂

    Bjos a todos!!!

  10. Lu, escuta sua amiga que, há 15 anos, passa de morena pra ruiva, pra loira, pra ruiva novamente, pra índia…etc. NÃO DESCOLORE NÃO!!

    Pronto. Opinião dada. Bjs.

  11. Luuuu, eu tb quero dar pitaco! Tb já tive cabelo vermelho e tem jeito não: vermelho desbota mesmo – mais do que as outras cores. Tem que estar sempre retocando e tratando. Tb penei um pouquinho pra encontrar uma tinta bacana, mas gostei de uma linha profissional (acho que “Ígora Royal” – sei lá como se escreve isso!) e tb do vermelho super intenso da… da… como é mesmo?…
    Enfim, pintei algumas vezes em salão, algumas vezes em casa, mas concordo com a Kika: descolorir não é uma boa não… Até porque seu cabelo já é claro!
    Bjão!

  12. Ih, flor, quando vc descobrir a melhor solução, please, avise. Não sei quanto tempo mais meus cabelos branquinhos vão conseguir ser disfarçado apenas com tonalizante…

  13. Kika, desisti mesmo da água oxigenada, depois de tantas opiniões desfavoráveis…

    Lu, deve ser o da Wellaton. 🙂 Dá trabalho mesmo ter o cabelo vermelho mas, como você sabe, estou adorando a idéia! Ruiva por muuuito tempo!

    Patileine, mês que vem vou experimentar tintura. Só a Koleston e a Biocolor têm a cor que quero – Biocolor não uso, sobra a Koleston. Acho que vai ser a melhor saída, mesmo.

    E o CD da Legião já está estragando. Ô, mídia porcaria… pior que as que compro na Feira do Paraguai para gravar em casa!

    Bjos!

  14. legal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!garotas me ajude tenho cabelo vernelho e uso koleston 7745 mas desbota muito rapido e quando passo na rua as pessoas ficam me olhando estranho o vermelho é uma cor meio pro rosa que fico nos meus cabelos

  15. queria saber garotas se devo usar a tintura soft color((

  16. Pinto meu cabelo de castanho escuro, já usei de tudo que vcs imaginarem, decidi que não usarei mais tinta comum no meu cabelo, vou usar agora só tonalizante, é muito melhor, pelo menos no meu caso fez a maior diferença, color touch (não sei se é assim que escreve)este é otimo! recomendo!

  17. oii! :”>
    bem..
    meu cabelo eh castanho claro, mas ta pintado de vermelho… acho q descolorir é uma roubada.. até pq, naum eh com agua oxigenada naum.. eh com descolorante mesmo, próprio pra isso.. e eli eh mto mais forte e agride mto mais do q a tintura, o tonalizante e a agua oxigenada juntos! :((
    mtoo perigoso naum?! :-”
    recomendo da garnier.. as cores são fortes, e naum desbota facil…
    bjinhos…

  18. lú,

    tenhu uma dica q deu super certo pra mim!!!

    a uns 3 anos tenhu o cabelo vermelho, e nunca cheguei a cor ideal, mas ai uma amiga me indicou a cor “rosso” tinta da alfaparf evolution contrasti, q é bem vermelhão, essa tinta , ao mesmo tempo q colore também clareia, e naum dexa o cabelo seco , nem duro, fika uma maravilha, meu cabelo fiako lindu!!!!na perfumaria SUMIRÊ em santana
    vc vi achar!!!
    bjs

    fui!!!!!!!!!

  19. ola eu tenho cabelo vermelho e sempre qiz q eles fossem bem vivo mas para isso eu tbm tenho q descolorir , mas eu não tenho coragem de novo pq ja descolori uma vez metade da meu cabelo e colori de roxo mas me arrependi até o ultima pq meu cabelo ficou horrível quebrava fácil, fácil
    e tbm já tive amigas q por causa da descoloração quase perdeu o cabelo.
    por isso não recomendo,(por experiência própria)mas se qizer tentar boa sorte.

    by by \:d/

  20. Ó… de boa: descolorindo (com descolorante mesmo…) tu vai chegar no tom mais vivo sim… Mas não se iluda: o cabelo vira uma palha, e quando começar a desbotar o vermelho, vai ficar um laranja-rosado-claro… É TERRÍVEL!

    Tô nesse dilema do cabelo vermelho faz um ano… É foda. Estraga tanto com o tempo que agora tive que cortar curto e fazer apenas mechas vermelhas… que assim estraga só as mechas mesmo!
    Tratamento pra recuperar os fios tem… mas é aquilo: tu paga uma nota pelo tratamento, o fio fica perfeito mas retira quase todo o pigmento vermelho… Daí tu pinta de novo e a química da tinta e descolorante retira todo o tratamento que tu faz pra recuperar o fio (queratina, hidratação, tudo…).

    Então é um saco… Pensa bem.

  21. Oi Lú!!

    Olha,eu fiquei durante 2anos tonalizando com Cereja da Wellaton,mais cansei,aí eu resolvi fazer uma decapagem e foi horrível o processo,tive q ficar durante 1hora esperando p/q saise todo o vermelho.

    Após,eu descolorir e resolvi virar loira acizentada.

    Apesar de ter conciência q água oxigenada estraga,eu adorei o resultado!!!
    E estou muito feliz por está me sentindo a toda “poderosa” rsrsrs:):)

  22. sempre quiz um cabelo + vermelho…então aconselho….não descolori ele td de uma vez…..vai descolorindo as oucos tipo faz umas luzes…e passa o kolestom 7744 vermelho super intenso….e no resto o msm …bom e ai vai fazendo…ate vc chegar no tem q vc queira…e a não esquça q ele presisa de idratação e xampus sem sal….para cabelos ruivos………rssssssss td isso pra ter aquele cabelo.rsssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  23. Eii gente ^^

    Olha meu cabelO hoje é vermelhasso mais pra
    laranja.Antes ele era preto azulado e decidi mudar
    para vermelho pq sou muito clara e achava q pesava muito.Dai decidi comprar o chá de camomila e misturar nos shampoos e cremes q eu usava no dia a dia.Comecei a lavar meu cabelo com a camomila.E comecei tbm a passar tinta da kaneshom vermelho borgonha.No começo fcou escuro mas depois mudei pra Koleston vermelho super intenso da linha vermelhos especiais.Hj depois de 3 anos e meio meu cabelo é o q eu qria.Demorou mas ta aq o resultado.Agora se vc ja qr resultado imediato sujiro q faça luzes loiras tipo 90 % do cabelo e tinja com a tinta 7744 da Koleston.Boa sorte!!!
    bjuu
    🙂

  24. Ola,
    pintei com o Soft COLOr Granada Intenso há 1 mes e até hoje nao saiu. Ta dando até raiz, já..
    Bjs

  25. Cabelo é um negócio sério, o meu então…o meu cabelo era castanho,mas há um ano venho pintando ele,já pintei nas cores:borgonha,vinho,acaju,
    vermelho intenso,e agora já tem uns 3 meses que estou pintando na cor cereja!!Mas eu adoraria ter meu cabelo extra vermelho(sabe aquele vermelho que parece que tá pegando fogo,que deixa os outros cegos,rsrrssr)!!!Mas eu não penso em descolorir pq ha 3 meses atrás eu apliquei relaxamento pq não gosto de cabelo cacheado…Portanto,meu cabelo é química pura…rsrssrsrs..!!Se alguem tiver uma solução pra meu cabelo ficar 100% vermelho mande um e-mail pra mim:fadapink01@gmail.com
    Bom,mas enquanto isso naum acontece vou pintando e re-pintando aí!!

  26. Olá por favor eu preciso de ajuda…Meus cabelos são catanho escuros eu eu os tingi de loiro claro mas pegou somente na raiz…O que devo fazer para pegar no resto do cabelo?????

    Desde ja lhes agradeço…
    Atenciosamente
    shayane Prado de Souza

  27. meu cabelo esta com 3 cores na raiz estar escuro no meio estar vermelho e nas pontas esta escuro tambem o que devo fazer para deixar todo igual na cor vermelha

  28. EU ACABEI DE FAZER

    queria meu cabelo vermelho (é preto) me FUD*
    não descolori nãooooooooo eu tô morrendo de medo, meu cabelo tá palha e caindo demais =[

    deixa ele como é

  29. oi!!! tenho o cabelo castanho escuro e já pintei de louro claríssimo. depois deixei a raiz crescer e não pintei a raiz, só fiz luzes pra tirar o tom de laranja. agora queria passar um tom de louro para deixar tudo por igual, mas não kero ele muito claro. podem me ajudar.

  30. ola meninas,em dezembro pintei meu cabelo de preto e agora eu quero pintar de vermelho só q eu ñ quero descolori pq estraga o cabelo vcs acham que eu esperaria sair a tinta preta e pintar de vermelho???

    qual é a marca de tintura mais boa??

  31. Flor,

    Estou tentando deixar meus cabelos vermelhos tb…. fiz curso de cabeleireira e minha cabeça parace um laboratório de pesquisas químicas…rsrsrs

    O que eu estou fazendo, pq meus cabelos são tingidos de preto, é de mês em mês puxar umas luzes, deixar a àgua oxigenada com descolante uns 15 minutinhos só pra clarear um pouco e ir tonalizando.

    Deixar os fios brancos vai arrebentá-los como chiclete e se vc quer ter o belo vermelho, se prepara, pq desbota mesmo….

    Bjos

  32. oiiiii
    tenho onze anos e tenho uma festa de quinze anos para eu ir esse sabado agora e não tenho ideia de como vou fazer meu cabelo se vou enrola se vou alisar ou se vou fazer escova emfim me ajude estou desesperada
    meu cabelo é ondulado e cheio castanho claro meus olhos sao castanho claro e sou branca
    me ajude estou desesperada
    bjs

  33. Akii eu queriia saber se eu for pinta meu cabelo de vermelho Borgonha Ou de vermelho acaju fikara feioo?
    Sou morenaa naoo tao escura e nem taao clara na mettida certa..rsrrs
    Algueem ke sabiia, Ow mexee com cabelo e teem as moral Pde me respodee se fikara Ou nao feioo se eu pinta meu cabeloo de uma dessas cores aii..= )
    BriigadO pelaa ateencaao!

  34. Nossa gente Q legal o papo de vcs olha mim desculpa iir xegando assim aQui XD mais sab oq é ja vireiii a net interia a procura de uma solução p/meus cabelos é pQ é assi meu Quero muito ser loira so q naum loira totalmente queria umas mexas bem legaii’s sab So q eu fui descoloriir e acabei na impolgação pintando ele por completo acabo q fiQueii loirona mais foi tanta presão minha mãe minha familia etc Q acabeii tomando uma decisão radical e pintei de preto em casa mesmo e agora queria minhas mexas meu cabelo bem legal pq preto acaba comigo pq sou Branquinha dizem q ate de mais ¬¬ e com o cabelo preto eu nem existo kkkkkkkkkk’
    [ OBS : ja descolorii meu cabelo e ele é mt forte todos os cabeleiros q fui ate hoje falaum q tenho uma fibra otima pq mesmo com tanta quimica eles são soltos e não são qubradiços nem nada ]

    Mais é issu aii oq eu faço gente alguma opinião??

    desculpa de novo e bejus

  35. Olá meu cabelo é castanho escuro e eu pintei ele inteiro de loiro mel e nas pontas fiz “luzez californianas” as pontas FICARAM LINDAS DA COR QUE IMAGINEI mais a raiz ficou laranja e agora nao sei o que faço gostaria de escurecer ela, ou o cabelo todo
    mais nao queria fica com o cabelo “pretao” que cor deveria usar pra quebrar esse laranja da raiz sem dexar o cabelo escuro demais… um chocalate resolveria?
    AGUARDO RESPOSTA !!!

  36. Ola meu nome Mariana tenho 21 anos e gostaria de trocar a cor do meu cabelo!Bom pinto de vermelho ja faz alguns anos,mas agora quero ficar loira,qual e a melhor dica que voces podem me dar?
    UM GRANDE ABRAÇO,OBRIGADA.

  37. meu cabelo tem alizante, eu pinto de loiro e fica laranjado, mas eu qero q fique loiro.
    o que eu faço para ele ser loiro?
    e ainda ta seco e quebrado.

  38. olá não use o descolorant principalment se seu cabelo é sencivel
    preciso diz\er qeria ficar loira descolori e pintei meu cabelo num salão tudo certinho e perti cerca de 10cm de cabelo tive que cortar meu cabelo acima do obro para oresto do cabelo mortoo pela descoloração no meu estragasse o restomeu cabelo fikou parecendo um lastex estou fazendo hidratação direto para conseguir arrumar meus fios novament alizamento descoloração na hora ficam maravilhosos mais cm o tempo o cabelo fik horrivellll e por mais q a pessoa se ache linda é visivelment aparent a detonação de seu cabelo ok

  39. ola boa noite sou morena sempre pintei meu cabelo de preto e agora quero pintar de acaju o q eu faço!me de uma dica quero mudar de visual
    obrigada

  40. oi tudo bem?estou com uma grande duvida,quero mudar o visual sou morena escura ñ tão escura cabelos pretos lisos e quero fazer luzes ou balaiagem.O que fica melhor e qual a cor que ficará melhor pra mim? Desde já agradeço!Abraços!!!!!!!!!!!

  41. Eu tenho o cabelo tds brancos e passo tintas vermelho acobreado, estou cansada de pintar a cada 15 dias, gostaria de saber como posso fazer pra tirar td essa cor vermelhada sem cortar,e passar um cinzas ou uma cor que puxe pra essa cor acinzentada pra ficar td cor por inteiro assim eu preciso pintar direto, se for possivel mande um email pra mim pois ñ tenho tempo de entrar neste site pra ver as respostas.obrigada. marcia moraes.

  42. JA DESCOLORI UMA VEZ PRA PINTAR DE ROSA,FICOU LINDO E ROSA,BEM ROSA!
    MAS ELE MEIO QUE PERDEU O BRILHO E TIVE QUE GASTAR BEM MAIS PRA MANTÊ-LO.
    OU SEJA,NÃO ACONSELHARIA DESCOLORIR,AGORA TO INDO PRO VERMELHO,TO USANDO O SOFT COLOR 7745,NÃO ESTRAGA OS FIOS!
    BEIJOS E BOA SORTE

  43. NÃO, JAMAIS FAÇA ISSO. ISSO ACABA COM OS FIOS DO CABELO, DEIXA ELE SEM AS PROTEÍNAS, DESTRÓI MESMO. EU SAÍ DO BORGONHA, USAVA SOFT COLOR, E ADORAVA PORQUE TEM UM CREME DE HIDRATAÇÃO NELE, QUE DEIXA O CABELO SUAVE, MACIO, BRILHANTE. MAS QUERIA VERMELHO. FUI A UM CABELEREIRO QUE FEZ UMA ESPECIE DE CAUTERIZAÇÃO DESCOLORATIVA, E MEUS FIOS JÁ ERAM ZUADOS, OK, COM ESCOVA FICAVA LINDO, MAS SEM, VIRAVA UMA VASSOURA.
    FUI A OUTRO CABELEREIRO, PEQUENO, DAQUELES QUE NINGUEM DÁ NADA, SÓ QUE O CARA É FERA EM MISTURA DE TINTA. E FOI BEM CLARO COMIGO, SEU CABELO NÃO VAI FICAR DESTA COR DE UMA HORA PARA A OUTRA, LEVA TEMPO, TEMOS QUE PIGMENTAR ELE ATÉ UNIFORMIZAR A COR, E AOS POUCOS A GENTE CHEGA NA COR CERTA. OK, APÓS 8 MESES, 1 TINGIDA AO MES, E HIDRATAÇÕES, SÓ FALTA 1 VEZ PARA CHEGAR NO QUE QUERO, E HJ MEU CABELO É TRATADO, MACIO, BRILHA, SEM ESCOVA. EU NAO QUIS UM VERMELHO NA HORA, QUIS UM VERMELHO VIVO, INTENSO E BONITO.
    CUIDADO, NAO CAI NA LÁBIA DOS CABELEREIROS. ALGUNS MANJAM DE CORTES E OUTROS SAO BONS EM TINTURA.

  44. ESTOU DESEPERADA!TENHO CABELOS CASTANHOS ESCUROS E SEMPRE FIZ MECHAS CLARAS,MAS AGORA FUI RETOCAR A RAIZ E A CABELEREIRA FEZ MECHAS LARGAS,E CLARISSIMAS!!ESTA RIDICULO!!QUERO PINTAR TUDO,QUE COR USO,POIS A TENDENCIA SAO MECHAS FINAS E DOURADAS

  45. [b] olá amanda!!vou te dar uma dica..hoje eu tenho os cabelos vermelhos que sempre sonhei…descolorir..pintei com jenas collor e mais cara e a melhor até onde sei..pink red a cor que uso;lavo duas vezes na semana;mas adica e; vc precisar ter em casa a jeans color após lavar os cabelos vc passa ..depois enxaguar um pouco.. não precisa fazer isso todas as vezes que lavar uma vez só na semana;depois vc só manda fazer raizes..e não esquece de hidrata-lo ;sempre para manter o brilho; seus cabelos vao ficar sempre vermelhos e brinhantes..
    um abraço!!

  46. Olá, já pintei meu cabelo de vermelho, enjuei pintei de castanho escuro
    depois quis virar loira, fiz luzes até chegar no loiro que eu queria, enjuei do loiro, escureci novamente com castanho escuro, e agora vou virar loira novamente…
    Meu cabelo é um pouco enrolado, mas eu faço progressiva, e não detonou meu cabelo.. não está perfeito, mas todos acham bonito..
    Com ajuda de profissional acho que é possível chegar no tom que vocês desejam… Só não façam em casa sem conhecimento.. Abraços!

  47. Gente, estou preocupada, passei por uma tintura acobreada que aveRmelhou muito meus fios. INsatisfeita com o sque o salão fez, dez dias depois foiesfriada a cor com um tom acinzentado, que também não ficou bom. Dez dias depois, a cor (muito escura para uma pele claríssima) não abriu e fui obrigada a fazer balaiagem em +- 70% dos fios, conforme o cabeleireiro e ao sair do salão (tudo feito em salões, viu?) meus fios estão quebrando e bem claros (ficaram muito tempo descolorindo), como ‘massinhas de macarrão elásticos’, não sei descrever o estrago… o cabelereiro disse ‘/ eu evitar qqr tração nos fios(??).
    Estou preocupadíssima, pois eles estão saindo ao passar as mãos e nem tonalizei ainda, pq foi marcado p/ amanhã.
    É ISSO MESMO? E AGORA??? ME AJUDEM, PLEASE!!!
    OBRIGADA.
    ADRIANA.
    adv.rodrigues@gmail.com

Comments are closed.