Casa nova!

Sejam muito bem-vindos! Ainda estou arrumando os detalhes… mas, se esperar tudo ficar ao meu gosto, não inauguro este espaço nunca!

Depois de quase três semanas de trabalho, eis o resultado. O blog, agora, é parte de um site. Transferi para cá as fotos que tinha no www.diadefolga.pop.com.br. O weblogger também foi aposentado – agora, uso uma plataforma própria, o WordPress.

Foi uma semana de pesquisa até, finalmente, registrar o domínio e contratar a hospedagem. Mais uma semana tentando configurar o Movable Type. Quando esgotei minha paciência (e, provavelmente, a do administrador da hospedagem), comecei a procurar outro programa. O WordPress é largamente elogiado por seus usuários pela sua praticidade e por ser atualizado com frequência. Além disso, seu código é aberto, o que motiva muita gente a fazer plugins interessantíssimos. Decidi testar.

Escolha feita, veio o medo de mais uma instalação frustrada. Qual o quê! Em cinco minutos, o programa estava rodando.

Seguiu-se o desafio de personalizar o template. Primeiro, o WordPress usa folha de estilos – o que é ótimo depois de tudo arrumado, mas rendeu-me um pouquinho de trabalho pela falta de familiaridade com CSS. Em seguida, o maior problema: o código é todinho em php. Um choque para quem nunca passou do html e usou o primeiro javascrip na semana passada. Confesso que quase desisti. Nada, porém, que um pouco de paciência não dê jeito. O maior risco é, pela falta de conhecimento, alterar alguma linha importante, o que fiz algumas vezes. Basta manter um arquivo de backup e tudo se resolve.

As últimas horas foram dedicadas a achar plugins e personalizar os seus templates.

No fim das contas, um fim-de-semana com menos (muito menos!) horas de sono que o recomendável. Valeu, pois a casa já está pronta para receber visitas!

Peço encarecidamente que informem qualquer problema que tenham, especialmente na seção de comentários.

No mais, entrem e fiquem à vontade! Se quiserem, façam uma visitinha às outras páginas.

A casa é nossa!

Atualização – 21 de agosto de 2006

Estou transferindo para este endereço as receitas e resenhas de filmes publicados no weblogger. Na verdade, os textos já estavam disponíveis via WordPress, mas em forma de páginas e não de “posts”. Os “posts” são mais facilmente organizáveis e permitem uma personalização por categoria muito interessante, que será implementada.

Enfim, para não bagunçar toda a cronologia do Dia de Folga, optei por bagunçar apenas o dia seguinte à sua abertura no WordPress, 17 de maio de 2005. Assim, todas as resenhas de cinema e receitas serão republicadas nesta data. Emobra soe meio artificial, trata-se de dois assuntos para os quais a data de publicação é realmente irrelevante; o que importa, de fato, é que entrem na estrutua do blog.

Mudei de idéia: os textos transferidos para cá serão marcados com a data de publicação original. 😉

Divirtam-se!

7 thoughts on “Casa nova!

  1. Hum… casa nova, que maravilha! Coisa mais luxenta.
    Fico muito feliz por inaugurar os comments (quer dizer, se funcionar, o que não aconteceu na primeira tentativa…).
    Beijo

  2. Nem me fale nesse WordPress. Ainda nao tive SACO pra mexer em tudo.

    Me inclui ai, vai 😉

  3. Dani, andei mexendo nos permalinks ontem à noite e baguncei tudo – deve ter sido por isso que não abriu. Avisa se acontecer de novo, tá? Bjo.

    ‘Brigada, Ana Paula! Bjo!

    Orlando, funcionou de primeira, obrigada! O novo desafio é posicionar o avatar ao lado do texto – quando faço isso, ele simplesmente some! Não tem jeito, a gente tá sempre mexendo em alguma coisa, não é? Bjo.

    Ana, é questão de paciência e, principalmente, de tempo… mas a gente chega lá!

Comments are closed.