Capote

Ficha técnica

Capote. Estados Unidos, 2005. Drama. 98 minutos. Direção: Bennett Miller. Com Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins Jr, Chris Cooper, Bruce Greenwood.

Em novembro de 1959, Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) lê um artigo no jornal New York Times sobre o assassinato de quatro integrantes de uma conhecida família de fazendeiros em Holcomb, no Kansas. O assunto chama a atenção de Capote, que estava em ascensão nos Estados Unidos. Capote acredita ser esta a oportunidade perfeita de provar sua teoria de que, nas mãos do escritor certo, histórias de não-ficção podem ser tão emocionantes quanto as de ficção. Usando como argumento o impacto que o assassinato teve na pequena cidade, Capote convence a revista The New Yorker a lhe dar uma matéria sobre o assunto e, com isso, parte para o Kansas. Acompanhado por Harper Lee (Catherine Keener), sua amiga de infância, Capote surpreende a sociedade local com sua voz infantil, seus maneirismos femininos e roupas não-convencionais. Logo ele ganha a confiança de Alvin Dewey (Chris Cooper), o agente que lidera a investigação pelo assassinato. Pouco depois os assassinos, Perry Smith (Clifton Collins Jr.) e Dick Hickock (Mark Pellegrino), são capturados em Las Vegas e devolvidos ao Kansas, onde são julgados e condenados à morte. Capote os visita na prisão e logo nota que o artigo de revista que havia imaginado rendia material suficiente para um livro, que poderia revolucionar a literatura moderna.

Mais informações: Adoro Cinema.

Comentários

2 estrelas

Admito que fui ver o filme de má vontade, convencida de que não ia gostar. Tinha visto o trailer umas três vezes, sem a menor empolgação. Confirmei minha idéia prévia: o filme é chato. uma hora e meia que parecem três.

Truman Capote é autocentrado, egoísta, cínico, egocêntrico, arrogante, antipático. O roteiro é bem conduzido, mas a proposital falta de carisma do personagem-título torna a fita arrastadíssima. Capote é para ser visto em dvd, com pausas quando o tédio imperar.

Philip Seymour Hoffman ganhou merecidamente o Oscar 2006 de melhor ator.

Restou a curiosidade de ler o livro A Sangue Frio, o resultado da investigação de Capote sobre o crime ocorrido em Holcomb. Acredito que seja, realmente, um bom livro.

One thought on “Capote

Comments are closed.