Recentes
Ainda Estou Aqui (2024): Fernanda Torres maravilhosa. A história é contada em passo lento para que o espectador tenha tempo de absorver e se emocionar (mas podia ter acabado um pouco antes).
A Substância (2024): crítica profunda ao medo de envelhecer e a como mulheres após os 40 ou 50 são vistas, inclusive por si mesmas. Também bate no machismo e na misoginia (os homens do filme são todos horrendos).
Bruxas (2024): documentário sobre depressão e psicose pós-parto que também trata do lugar da mulher no mundo de forma geral e de como esse lugar foi roubado ao longo dos séculos pelos homens.
As Três Filhas (2023): história sensível sobre relacionamentos, tendo a morte como fagulha. Lembra que nunca podemos achar que conhecemos as dores alheias. Atuações excelentes.
Alguém Como Você (2001): comédia romântica típica da virada do século, uma pegada “Sex and the City”. O desfecho é previsível, mas o roteiro é bem conduzido (embora tenha uma ou duas frases que hoje soam mal).
Direto do Túnel do Tempo
O Que É Isso, Companheiro? (1997): alguns textos são forçados demais, mas em geral o filme é excelente. Mostra o lado dos militares e o dos guerrilheiros. Provavelmente não poderia ser feito hoje, dada a atual polarização.
Emma (1996): adaptação do romance da Jane Austen. Achei que seria impossível contar uma história cheia de confusões em apenas 2 horas, mas o filme funciona. Bela cenografia e figurinos. Mr. Knightley é adorável.
A Tortura do Silêncio (1953): um padre ouve a confissão de um assassino e acaba se tornando o principal suspeito do crime. Suspense de Hitchcock com tensão até o fim.
Como Agarrar um Milionário (1953): Marilyn Monroe ótima como sempre, no papel de uma míope atrapalhada; Lauren Bacall arrasando; a história tem momentos divertidos, mas o ponto alto é mesmo ver essas divas em cena.
Núpcias Reais (1951): achei as canções meio irritantes, mas os número de dança compensam largamente. Esse é o filme que tem a clássica cena em que Fred Astaire dança nas paredes e no teto do quarto do hotel.
Onde assistir: justwatch.com