Sapiens – Uma Breve História da Humanidade

Livro da vez: “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, de Yuval Noah Harari.

Existe alguma coisa mais perigosa que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?

Lançado em 2015, “Sapiens” ganhou nova edição ano passado e, finalmente, uma versão para o kindle, que a Cia. das Letras me mandou via netgalley.

Harari, doutor em História, propõe-se a contar de modo acessível a evolução da humanidade nos últimos setenta mil anos e o faz com maestria. Não é à toa que o livro recebeu tanta notoriedade: a escrita é agradável e interessante, e a matéria abordada – nós mesmos – é fascinante.

Apoiando-se em pesquisas científicas e em argumentação filosófica, Harari narra como passamos de um bando de primatas caçadores e coletores para a sociedade organizada por meio da linguagem e da capacidade de abstração, derrotando nossos adversários neandertais e seguindo inexoravelmente rumo à dominação do mundo. Aborda temas como religião, expansionismo e capitalismo e conclui com a revolução científica, ainda em progresso. No final, traz reflexões sobre a felicidade e levanta questões perturbadoras sobre o futuro da humanidade.

Quem gosta de história vai se deliciar com esse livro. Quem não gosta, vai mudar de ideia, ao perceber como a história da humanidade é fascinante (ainda que terrível em certos pontos). Harari argumenta com precisão e não se furta a apresentar suas próprias conclusões sobre os tópicos que aborda. Ainda que o leitor possa discordar de algumas das conclusões, terminará por admitir que os pontos de vista apresentados pelo autor são sólidos. Harari não suas tira ideias “do nada”, ou do papo de boteco.

O conteúdo é 5 estrelas, mas a edição para kindle está bem ruim. A formatação destruiu as tabelas e quadros comparativos (acho que eram isso). Espero que a Cia. das Letras corrija em breve.

Estrelinhas no caderno: 5 estrelas