Samantha Sweet, executiva do lar é um dos melhores livros chick lit (ou “literatura mulherzinha”) que já li – provavelmente, o melhor.
Dessa vez, a história não gira em torno de namoros atrapalhados, consumismo desenfreado, roupas, divórcio ou maternidade. Samantha é uma profissional muito bem-sucedida que comete um erro e vê seu mundo desmoronar. Então, quase sem dar-se conta (mas não sem sofrer), reconstrói sua vida novamente, de um jeito mais doce, mais simples e, obviamente, melhor.
Minha predileção pelo livro pode ter a ver com as mudanças por que passei nos últimos meses e que me levaram a repensar hábitos e comportamentos, num ritmo muito semelhante ao da protagonista (não, minha vida não desmoronou; às vezes, a gente não precisa de tragédias pra realinhar perspectivas). De qualquer modo, Samantha Sweet, executiva do lar é uma história bem escrita e envolvente.
Sim, é claro que há clichês. Se você parar pra pensar, todo gênero literário tem clichês – são eles que, ora essa, moldam esse tal de “gênero”. Só que este livro de Sophie Kinsella, diferentemente de outros da mesma autora, tem o grande mérito de dar uma roupagem mais amadurecida aos chavões.
Para quem gosta de chick lit, é um livro imperdível; para quem tem preconceito contra esse tipo de literatura, é um bom lugar pra começar a quebrá-los. De qualquer maneira, é diversão garantida.
Trecho
Se aprendi uma coisa com tudo que me aconteceu, é que não existe essa coisa de maior erro da existência. Não existe essa coisa de arruinar a vida. Por acaso a vida é uma coisa muito resistente. (p. 424)
Ficha
- Título original: The Undomestic Goddess
- Autora: Sophie Kinsella
- Editora: Record
- Páginas: 510
- Cotação:
- Compre Samantha Sweet, executiva do lar.
Também adoro esse livro, Lu!
Ah, eu li esse livro! Faz tempo, mas li, é divertidíssimo. Leitura leve, boa pra dar umas risadas, recomendo!
Ah, e eu nunca entendi pq Samantha Sweet. No original o sobrenome dela é Sweeting, se eu não me engano…
Ai eu li tb, ms mas estava numa correria louca, abandoei e to pensando em voltar rs. Um que gostei muito foi “Lembra de mim?” Dei muitas risadas.
Ainda não li esse livro! Estou com outro na lista, que me falaram ser muito divertido também, chama-se “Can you keep a secret?” (não sei o nome em português!
Beijo