O Albergue Espanhol

Ficha técnica

L’auberge espagnole. França/Espanha, 2003. Comédia Romântica. 115 min. Direção: Cédric Klapisch. Com: Romain Duris, Judith Godrèche e Audrey Tautou.

Rapaz francês vai estudar na Espanha e divide apartamento com estudantes de várias nacionalidades.

Mais informações: Adoro Cinema.

Comentários

4 estrelas

Não me lembro exatamente quais as nacionalidade dos moradores dessa irreverente “república”. Há uma inglesa, um alemão, uma única espanhola. Xavier, o rapaz francês mencionado na sinopse da Folha, fica felicíssimo quando consegue vaga nesse exótico mundo. Depois dele, ainda passa a morar com eles uma belga homossexual que dá a Xavier algumas aulas sobre o que as mulheres gostam – ensinamentos que ele não tarde em pôr em prática. Ah, sim, o irmão da inglesa passa uma temporada no apartamento, também. Eu não tinha mencionado que isso se passa em um apartamento? O que você esperava? Uma mansão? Aí, não teria graças, oras!

O Albergue Espanhol é envolvente. Traz algumas doses de drama, mas o que predomina mesmo é o humor – não o pastelão americano, mas o humor mais cotidiano dos europeus. Cotidiano e, por isso mesmo, factível. É possível colocar-se no lugar da personagem, imaginar-se vivendo as mesmas situações.

O idioma “oficial” do albergue é o inglês, carregado de sotaque – ótimo para ser entendido por quem não fala grande coisa, como eu. Há trechos também em francês (vários), espanhol e até catalão.

Saí do cinema com vontade de “mochilar” pela Europa. Sabe o que fiz? Fiquei quietinha e esperei a vontade passar! Sou organizadinha demais para conseguir viver em uma república, especialmente em uma tão bagunçada!

Ah, a protagonista de Bem-me-quer, mal-me-quer, Audrey Tautou, tem uma participação nesse filme, como a namorada do Xavier, Martine. Ela também  interpreta o papel principal de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Um dos filmes mais divertidos do ano.