Como estou tentando ver os candidatos ao Oscar antes da cerimônia, não vi filmes antigos este mês.
Nada de novo no front (2022): jovens inicialmente animados para participarem da Primeira Guerra Mundial descobrem que a realidade é muito mais dura que seus sonhos. Bem mais cru e violento que o filme de 1930. Cenografia e efeitos excelentes.
Império da Luz: (2022) o cinema é o pano de fundo dessa história que lida com racismo, sexismo e saúde mental. Olivia Colman em uma atuação menos contida que o usual, mas brilhante.
Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft (2022): uma inusitada história de amor contada por meio de imagens impressionantes de erupções vulcânicas. Chama a atenção a luta dos cientistas para alertar as autoridades a implementarem medidas de redução de danos – soa familiar?
Navalny (2022): a história real da perseguição a um político adversário de Putin. Se fosse ficção, pareceria mentira. São loucos, esses russos.
The Fabelmans (2022): Sam Fabelman descobre cedo o seu amor pelo cinema e passa a entender seu mundo por meio das lentes de câmeras. Nada supera uma história bem contada, e Spielberg é um mestre nisso, sem depender de efeitos visuais ou se apoiar em franquias/sequências para atrair público. Já quero a série.
O Método de Stutz (2022): o psiquiatra Phil Stutz apresenta as ferramentas que usa em terapia para dar aos seus pacientes a possibilidade de mudar a própria vida. A história pessoal de Phil permeia todo o filme e emociona. Não concorre ao Oscar, mas deveria.
O Último Vermeer (2019): único “antigo” do mês. Um artista frustrado é suspeito de colaboracionismo com os nazistas e sua vida corre risco. Ótimas atuações, boas doses de história da guerra e de história da arte.