Com essa onda de brigadeiria gourmet, virou moda chamar qualquer docinho enrolado de brigadeiro. Daqui a pouco, beijinho vai virar brigadeiro de coco e cajuzinho vai ser brigadeiro de amendoim. Não me entenda mal: eu adoro os docinhos dessas lojas (em Brasília, recomendo a Puro Brigadeiria – e não deixe de provar o docinho de cràme brûlée), só que brigadeiro é aquele docinho com leite condensado e chocolate, necessariamente.
Então, nada de achar que isso aqui é brigadeiro de farinha láctea. É docinho de farinha láctea e ponto. E é uma delícia. Se você sente saudades do tempo em que comia farinha láctea pura (ops, essa sou eu), vai adorar!
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres (sopa) de farinha láctea
- 2 colheres (sopa) de manteiga
Você também precisará de
- panela pequena
- forminhas de papel, se quiser caprichar
Preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar da panela. Eu me guio pela lateral: quando o doce está soltando da lateral da panela, está no ponto.
Despeje em uma travessa e espere uma hora ou duas até que esfrie. Enrole os docinhos e passe pela farinha láctea antes de colocá-los nas forminhas de papel.
Dicas e Complementos
Ninguém mais enrola docinhos em casa hoje em dia, né? Antigamente, achava-se forminhas de papel em padarias, supermercados… dessa vez, tive que ir a uma loja especializada em artigos de festa.
- Tempo de preparo: 10 minutos (e mais 10 pra enrolar, depois que esfriar)
- Grau de dificuldade: fácil
- Rendimento: de 25 a 30 docinhos
O interessante é que o nome do docinho, “brigadeiro”, vem da campanha política do Brigadeiro Eduardo Gomes, concorrendo à Presidência contra Dutra, no pós guerra. Bem, essa é uma versão…rs…
@Roan, obrigada pela informação curiosa, eu não fazia ideia. 🙂