Cachorros desgastam suas unhas pelo simples atrito com o solo (embora esse desgaste seja insignificante em cães de apartamento, porque o piso é liso demais). Já as unhas dos gatos, como são retráteis, não gastam com caminhadas. Para mantê-las curtas, o felino tem o instinto de desgastá-las em troncos, arranhadores ou o que mais encontrar pela frente (leia-se: seus móveis).
Só que normalmente o poste de arranhar (ou o seu sofá) não é suficiente para manter as garras curtas, já que elas crescem mais rapidamente do que um gato de apartamento dá conta de gastá-las. Se ele for um felino meio preguiçoso, então, a situação piora.
Unhas grandes detonam os móveis, arranham os humanos durante as brincadeiras e machucam o próprio gato. Quando ele se coça, pode acabar se ferindo. Se há mais de um gato na casa, eles podem se arranhar seriamente durante brincadeiras ou brigas. Em casos extremos, as unhas crescem tanto que, como naturalmente se curvam para dentro, perfuram a pata do bichano – nesse caso, só um veterinário pode desfazer o estrago.
No dia-a-dia, você pode e deve ajudar seu gatinho cortando as unhas dele. Use um cortador próprio para gatos (que permite calcular melhor a altura do corte). Há quem prefira usar o cortador de unhas humano (o “trim”), mas acho-o mais difícil para quem não tem experiência – nada impede que você tente, porém.
Aproveite quando ele está sonolento ou dormindo para pegar uma pata e apertá-la por baixo (na “almofada”) suavemente, para que as unhas apareçam. Cortar apenas a ponta de cada unha já basta, mas logo elas estarão compridas de novo. Para não precisar fazer isso toda semana, você pode cortar um pedaço maior; nesse caso, observe bem a unha e verá que a parte mais larga é rosada: não corte esse pedaço! A unha do gato é diferente da nossa, ela é irrigada e faz parte do próprio dedo (por isso, a remoção total das unhas é um ato extremamente cruel– é como amputar a última falange dos nossos dedos). Se você cortar a parte rosa, seu gato sangrará e sentirá dor.
Quando a unha do gato é escura, não dá pra ver essa parte rosada. Aí, se você não tiver muita experiência, é melhor cortar apenas as pontinhas e deixar para o veterinário (ou para o funcionário do petshop de confiança) o trabalho de cortá-las mais profundamente de vez em quando.
O corte da unha, se feito corretamente, não provoca dor nenhuma no gato, mas a maioria deles não gosta que mexam em suas patas. É comum que ele a fique puxando enquanto você tenta fazer o trabalho. Por isso, acho ideal pegá-lo durante o sono. De qualquer modo, não estresse seu animal – se conseguir cortar apenas uma ou duas unhas antes que ele escape, deixe-o em paz e conclua o serviço depois.
Veja esse passo-a-passo ilustrado para entender melhor como cortar as unhas do seu gato. Este outro está em inglês, mas traz ótimas fotos e mostra um cortador de unhas próprio para os felinos (à venda em petshops).
Quanto às garras traseiras, durante o grooming (o banho que o gato se dá várias vezes ao dia), ele as puxa com os dentes, retirando as capas delas. Isso costuma ser suficiente para mantê-las num tamanho aceitável, sem que precisemos cortá-las.
Agora, vou te contar uma coisa: eu não faço um bom trabalho cortando as unhas da Cacau. Acabo ficando com medo de machucá-la e, por isso, corto quase nada – e quase nunca. Tenho uma amiga (oi, Sandra!) que faz esse favor pra mim, de tempos em tempos.
Seja no petshop, no veterinário, com a ajuda de uma amiga ou sozinha, é importantíssimo cortar as unhas do seu bichinho de vez em quando, para a proteger a saúde e o bem-estar dele. Isso também é posse responsável.
Oi Lu, eu tb faço um péssimo trabalho, acabo não cortando nunca as unhas…
Ótimo post.
Beijos
@Kelly, obrigada pelo elogio ao texto! Chega a ser um alívio saber que uma mãe-gateira exemplar como você também não dá conta. 😛
lu, eu corto com cortador normal humano mesmo, mas espero ela dormir e sempre corto pouco tenho muito medo de machucar acho q toda mamãe gateira é assim rsrsrsrsr, mas procuro cortar sempre pra ir ganhando prática.
Não sei se vc tem algum post sobre como escovar os dentinhos do gato, acho uma boa dica de post (se já tiver desconsidere, é que leio seu blog aos poucos, e ainda não cheguei nele)
bjs em Cacau
@sah, adorei a ideia de fazer um post sobre a escovação dos dentes! A Cacau adoooora escovar os dentes, hehehe. Vou escrever a respeito, obrigada!
Eu e minha irmã cortamos a cada 15 dias as unhas de nossos 4 felinos!
No começo era dificil, compramos um cortador de unha no cobasi, q nao era bom. De dificil manuseio e deixava lascas na unha. Agora adquiri um outro que parece uma teosurinha mesmo mas é no estilo gilhotina, de otimo manuseio, prático, rapido e até os gatos estão mais confortáveis com este! ninguém reclama, nem mia, so relaxa e deixa eu cortar todas! Nãoa aconselho com cortadores de unha de humanos pq pode deixar lascas na unha e e pior! Excelente artigo!!!! 😀