Dia da Terra

Dia da TerraO Dia da Terra é celebrado em duas datas distintas: 21 de março e 22 de abril.

O dia 21 de março marca o primeiro equinócio do ano, o início da primavera no hemisfério Norte e do outono no hemisfério Sul. Em 1970, a ONU passou a considerá-lo o “Dia da Terra”, um dia para celebrar a vida no planeta. Hoje, a data é mais conhecida como Dia Internacional da Terra.

O dia 22 de abril, cuja primeira comemoração também se deu em 1970, teve a clara intenção de mobilizar a sociedade contra a destruição ambiental. Devido ao forte apoio popular ao movimento de 22 de abril de 1970, com a adesão de mais de 20 milhões de norte-americanos, o dia 22 de abril ganhou projeção e, hoje em dia, é comemorado em mais de 175 países como o Dia da Terra.

O Dia da Terra é um momento de reflexão sobre o que tem sido feito ao meio ambiente e sobre a responsabilidade que cada indivíduo tem de usar racionalmente os recursos naturais. Com a questão do aquecimento global ocupando destaque na pauta mundial, extrapolando os interesses dos ecólogos e ganhando destaque em discussões políticas e econômicas nos quatro cantos do globo, ficou claro que a preservação do meio ambiente não é apenas um discurso de ecochatos, mas uma necessidade urgente, cabendo a cada indivíduo uma quota de responsabilidade.

Ações simples fazem a diferença no contexto atual. A coleta seletiva de lixo e o uso racional da eletricidade e da água são bons exemplos dessas ações individuais.

O que você tem feito para preservar o meio ambiente?

Referências

5 thoughts on “Dia da Terra

  1. @Hannah, obrigada pelo aviso. Infelizmente não posso comentar lá porque o site não abre no meu serviço e, de qualquer forma, dificilmente meu comentário seria mantido… mas twittei a respeito.

    Um tema tão importante e tem gente que acha mais simples copiar texto alheio que falar algo por si.

    Feio, mesmo.

  2. 1 – Eu tenho feito muito pouco para preservar o meio ambiente… Ou será que não?

    Xeu (contração de “deixa eu”) pensar…

    2 – Que coisa feia essa andreia… Te plagiou igualzinho, lu. Aff!

Comments are closed.