Faz séculos que queria aprender a fazer tiramisù, sobremesa tipicamente italiana que adoro. Aqui no Brasil, normalmente é vendida uma espécie de tiramisù-de-faz-de-conta-semicongelado quase sem gosto. Raramente comi um gostoso; portanto, pensava que devia ser um doce difícil de fazer. Ledo engano.
Certo, talvez tenha sido difícil algum dia, levando-se em conta que algumas teorias remontam a origem do tiramisù ao distante século XVII. Afinal, o mascarpone é meio que um creme de leite batido e fazer isso a mão, sem batedeira, séculos atrás, devia ser tormentoso. Pior ainda, como conservar um doce baseado em leite e ovos e com pouquíssimo açúcar (um conservante natural) numa época em que não existia geladeira?
Felizmente, vivemos tempos moderno. Com os confortos da eletricidade, tudo ficou mais fácil.
Chega de papo e vamos à receita.
Ingredientes
- 400 gramas de queijo tipo mascarpone
- 4 ovos
- 100 gramas de açúcar
- 300 gramas de biscoito champanhe coberto com açúcar fino
- 300 ml. de café amargo
- cacau em pó para polvilhar
Você também precisará de
- batedeira e duas vasilhas para bater claras e gemas separadamente
- travessa média de vidro ou cerâmica para montar e servir o tiramisù
- peneira pequena
Preparo
Prepare os 300 ml. de café. Deixe esfriar enquanto você faz o restante.
Separe as gemas das claras.
Bata as claras em neve com metade do açúcar e reserve.
Bata as gemas com a outra metade do açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o mascarpone e volte a bater, até ficar uniforme.
Acrescente as claras em neve à mistura de gemas e queijo. Misture suavemente. Isso é importante: o creme deve ficar homogêneo, bem leve e sem grumos de clara. Pra conseguir isso, você deve misturar a mão, com delicadeza.
Molhe cada biscoito no café, rapidamente. Não empape o biscoito, não o deixe de molho. Apenas molhe-o num segundo. Coloque cada biscoito na travessa de servir, até forrá-la.
Jogue metade do creme sobre os biscoitos. Nivele com uma espátula ou com as costas de uma colher.
Polvilhe cacau em pó. A peneira entra aqui, pra que você consiga polvilhar uniformemente.
Mais uma camada de biscoitos passados no café, dessa vez arrumados em sentido contrário ao da primeira camada; a outra parte do creme e cacau em pó por cima. Pronto!
Antes de servir, deixe-o em geladeira por, no mínimo, uma hora.
Dicas e Complementos
A travessa que usei tinha 30 x 20 x 4 cm. Deu certinho.
Mascarpone é um queijo cremoso amanteigado, um tanto caro (200 gramas custam de 10 a 15 reais) e difícil de achar. Tem gente que faz “tiramisù” com ricota ou queijo cottage. Nenhum deles lembra, nem de longe, o mascarpone. Compre-o apesar do preço.
Se não achar o mascarpone de jeito nenhum e, mesmo assim, quiser fazer tiramisù, bata creme de leite fresco gelado até virar chantilly, e um pouco mais – ele deve chegar quase ao ponto da manteiga. Não vai ficar igual ao tiramisù de verdade, mas certamente ficará mais decente do que o feito com ricota.
Deve-se consumir o tiramisù em poucos dias. Se preferir, faça metade da receita. Conserve-o em geladeira.
Curiosidade: o maior tiramisù do mundo, reconhecido pelo Livro dos Recordes Guinness, pesava 1.075 quilos. Foi montado sobre uma pista de patinação no gelo para garantir que se mantivesse na temperatura correta. A proeza ocorreu em Villeurbanne, na França, em 31 de outubro de 2009.
- Tempo de preparo: 40 minutos
- Grau de dificuldade: fácil
- Rendimento: 8 porções
Passei pra avisar que além de escrever no Rotativo.org, voltei a ter um blog pessoal:
http://netocury.posterous.com
Oi, achei muito bom seu site, com receitas deliciosas…
Conheço uma receita de tiramisu que vai cream cheese e requeijao em vez do mascarpone, e quando bate as gemas com o açúcar polvilha raspas de limao. Fica uma delícia! da próxima vez que eu fizer vou usar o mascarpone junto com as raspas de limao, será que fica bom?
bjss
Encontrei o queijo mascarpone pelo “comércios e queijos” (via google), com preços acessíveis. Agora minha sobremesa carísssima do Jardineira Grill está bem melhorada aqui na minha cobertura. Parabéns.
parabens;achei super façil de fazer;com o mascarpone ficou verdadeiramente delicioso!!!!!!