Não são aquelas panquecas com recheio de carne e cobertas de molho de tomate, mas aquelas das torres que a gente vê em filme americano e fica babando, sabe? Pois pare de babar e faça as suas. A receita é muito simples.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 colher (chá) de fermento químico em pó
- 1/2 colher (chá) de sal (opcional)
- manteiga para untar
Você também precisará de
- liquidificador ou mixer
- frigideira pequena antiaderente
- espátula para virar a panqueca
Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer até obter uma mistura homogênea.
Leve a frigideira ao fogo baixo, untada. Você só precisará untá-la para a primeira panqueca.
Quando a frigideira estiver quente, derrame um pouco da massa. Há quem meça com concha, mas aconselho o olhômetro: faça uma, se achar muito espessa é só colocar menos massa na seguinte. Só não coloque pouquíssima massa: você está fazendo panquecas fofinhas, não crepes.
A massa cozinha da borda para o centro e quando ele ainda estiver líquido já é hora de virar a panqueca, com a ajuda de uma espátula e alguma paciência. Vai derramar, vai quebrar, não se preocupe: a prática leva à perfeição.
Em mais um minuto, a panqueca estará pronta – é só o tempo de secar aquele meio que ainda estava líquido.
Passe para um prato, comece tudo novamente e vá montando sua torre.
Dicas e Complementos
A panqueca fica mais fofinha se a massa descansar uns 15 minutos antes de ir ao fogo, mas isso não é fundamental – a diferença não é assim tão grande.
A massa líquida pode ser guardada na geladeira de um dia para o outro.
Sem a adição do sal, a massa é neutra-quase-doce. Com o sal (indicado como opcional nos ingredientes), é neutra-quase-salgada. De qualquer modo, combina com todas as coberturas que você inventar. Faça como preferir.
Cada panqueca leva poucos minutos pra ficar pronta. Cuidado pra não deixar queimar.
A primeira panqueca é um desastre visual. Com o tempo, você pega prática, acredite.
Sirva com manteiga, mel, glucose de milho (karo), xarope de maple, geléia ou o que preferir.
Se sobrar panqueca, guarde na geladeira dentro de um recipiente tampado e leve ao microondas por uns 30 segundos quando quiser comer.
- Tempo de preparo: 30 minutos
- Grau de dificuldade: fácil
- Rendimento: de 6 a 8 panquecas, dependendo do tamanho da frigideira e da espessura
Vou fazer no domingo…vamos ver no que vai dá.
eu tenho três variações dessa receita que funcionam bem também.
variação no 1. colocar uma colher de manteiga ou de óleo e substituir o sal pelo açucar na massa
variação no 2. fazer o dobro da receita, colocar uma banana e manter só os dois ovos.
variação no 3. misturar curry, páprica ou outros condimentos à massa (mas só um deles) antes de bater.
ao servir, eu prefiro fazer com requeijão light, saladas e frios para que cada um prepare o seu próprio wrap!
beijos!
@zander, obrigada pelas dicas!
Pra wrap, não uso essa massa – uso massa de crepe, que é bem mais leve, e faço folhas bem finas. Qualquer hora, subo minha receita de massa pra crepe/wrap.
Ameeiiii!!! Sempre tive vonatde de fazer essas panquecas no café da manhã, rsrsrsr. Achei demais você colocar fotos do preparo, seu blog é muito bom!
Saiu a primeira leva aqui. impressionante. a frigideira que uso pra fazer ovo frito, pequeníssima, é perfeita para as panquecas. o detalhe: esqueci do fermento e parece que tudo funcionou. volto com notícias sobre o resultado no plantão da joaninha 😉
eu fiz pro café da manhã rsrsrsrsr eu e meus filhos comemos com mel doce de leite geléia de frutas foi feio a coisa ,comemos tantas panquecas que deu até medo de ver estávam maravilhosas e macias ai que vergonha rsrsr
Oi Lu! Sou do tipo de pessoa que provoca desastres na cozinha rs e estava querendo postar no meu blog algumas receitas fáceis para o pessoal que não sabe cozinhar. Adorei suas receitas e fiz um post com as panquecas americanas no meu blog, onde consta o endereço do seu blog,as fotos, tudo direitinho… sugerindo a mais apenas Nutella e sorvete como acompanhamento! rs queria saber se tudo bem para você! Se houver algum problema, por favor me avise que apago o post, ok?
Obrigada e parabéns pelos seus pratos! : D
@Fernanda, obrigada por perguntar. Tem problema, sim. Você não deve ter reparado, mas o conteúdo do meu blog tem todos os direitos reservados. Copiar o texto ou as fotos é plágio, sujeito às penas da Lei nº 9.610 de 1998, que regula os direitos autorais.
Solicito, portanto, que retire o meu material do seu blog.
Sugiro que crie suas próprias receitas e que, quando encontrar conteúdo que ache interessante em outros blogs, faça apenas um link se achar conveniente e complemente-o com suas idéias sobre o tema. Assim, você enriquece seu blog sem prejudicar o trabalho dos demais.
Abraço.
Ficou Otimo, gostei bastante, agradou a todos.
poderia informar como fazer umas corbeturas para elas né?
EU AMEIIII.FICOU UMA DELICIA,A MASSA FICOU FOFINHA E FIZ COBERTURA DE BRIGADEIRO E FIZ ELAS PEQUENAS COMO NOS SERIADOS ,A MELHOR Q JA COMI!:D
Já tinha tentado fazer outras receitas de panquecas americanas que não deram muito certo mas esta foi aprovada aqui em casa !! Álias as receitas do blogs são ótimas, quero experimentar outras..obrigada e bjs para a Lú.
Mto bom
Que delícia!!!
Lu,adorei sua receita.
Minha dúvida!A massa fica doce?
Você tem a receita das mini panquecas (doce) para café da manhã?
bj
Malu
@Malu, a massa fica ligeiramente doce, quase neutra. Você pode acrescentar mais açúcar, se quiser (e a massa fica mais crocante, além de mais doce).