Má Educação

Ficha técnica

La Mala Educación. Espanha, 2004. Drama. 105 min. Direção: Pedro Almodóvar. Com Gael García Bernal, Javier Cámara, Féle Martinez e Daniel Giménez Cacho.

O filme narra o reencontro de dois amigos que compartilharam o medo dos abusos sexuais de um padre numa escola católica.

Mais informações: Adoro Cinema.

Comentários

4 estrelas

Preciso fazer uma confissão. É uma coisa muito feia. É que… bem… sabe como é… este foi o primeiro filme do Almodóvar que vi. É isso. Feio, não? Especialmente para alguém que se diz cinéfila. Enfim… nunca é tarde pra começar, não é mesmo?

O que amigos meus andaram dizendo é que Má Educação é um dos melhores filmes dele. O que digo é que o filme é, realmente, muito bom. Cenários simples, movimentação de câmeras comum. Como meu pai comentou, a Globo faz filmes mais vistosos. Toda a ênfase de Má Educação foi posta na interpretação dos atores (excelente) e no roteiro fantástico, psicologicamente denso e com algumas reviravoltas surpreendentes.

O filme até proporciona um ou outro momento leve, mas vá preparado para assistir a uma história carregada, tensa e dramática, que é o que você terá na maior parte do tempo. Almodóvar não economiza em cenas fortes, capazes de chocar os puritanos. Elas não estão lá, entretanto, por mero capricho, mas como parte integrante e fundamental do enredo.

Ainda não foi ver? Vá hoje mesmo. Eu, assim que tiver um tempo livre, vou até a locadora mais próxima (bolas, não tem nenhuma aqui perto…) pegar outros filmes do Almodóvar e tirar o atraso.