Um dos pontos principais do método de limpeza e organização FlyLady é a criação de rotinas.
Elas não precisam ser rígidas, extensas e nem existe uma receita de bolo para criá-las, embora a FlyLady dê exemplos. O fundamental é que haja uma certa programação para que você não fique se perguntando o que será que tem que fazer agora, ou amanhã, ou durante a semana.
As duas rotinas mais importantes para o bom andamento da casa são a matutina e a noturna, já que no meio do dia você provavelmente cuida do seu ganha-pão. Vou mostrar como são as minhas rotinas (que ainda estão em construção) para que você tenha uma ideia de como pode estruturar as suas.
Rotina Matutina (de segunda a sexta)
- Acordar na hora em que o despertador tocar (normalmente, às 8:30). Nada de “mais cinco minutinhos”.
- Arrumar a cama (sempre).
- Escovar os dentes.
- Café-da-manhã.
- Televisão por não mais que 30 minutos: uso a tv para acompanhar o café e para acabar de acordar. De manhã, demoro pra pegar (e só pego no tranco, por isso não posso sucumbir à função “soneca” do despertador).
- Limpar e organizar a casa. Vou detalhar essa parte nas próximas semanas, mas ela toma cerca de uma hora por dia. Às vezes, não limpo a casa e gasto o tempo com internet, leitura, trabalho ou simplesmente fazendo nada. Em outras vezes, uso esse tempo para fazer compras. Digamos que, dos cinco dias úteis, em apenas 3 deles dedico-me à limpeza propriamente dita.
- Cuidar da minha gata de estimação: trocar água e comida, limpar a caixa de areia, dar remédios.
- Exercícios físicos (preciso me esforçar mais nesse quesito).
- Banho e ir para o trabalho.
Rotina Noturna (de segunda a sexta)
- Fazer o jantar.
- Preparar a comida para levar pro trabalho no dia seguinte.
- Arrumar a cama para dormir.
- Leitura de feeds e emails.
- Idealmente, seria nesse horário que eu faria os posts para os blogs, mas ainda não me organizei nesse quesito.
- Televisão, carinho e brincadeiras com a gata, livros, música, redes sociais… lazer.
- Escovar os dentes.
- Dormir num horário decente (antes da 1:30).
Minha rotina matutina é mais extensa porque trabalho a partir do meio-dia, portanto tenho tempo para cuidar da casa e de mim logo pela manhã. Chego tarde do trabalho, geralmente cansada e só quero relaxar. Por isso a noite tem uma rotina leve.
As rotinas estruturam partes importantes do meu dia, incorporam coisas de que gosto e incluem coisas que preciso fazer para que tudo ande nos conformes e sem stress. Elas me fazem bem. Além disso, permitem que eu tenha uma casa sempre pronta a receber amigos, porque está permanentemente em dia. Sabe aquele frenesi do tipo “fulano está chegando, tenho 5 minutos pra arrumar tudo!!”? Pois eu não sei o que é isso desde que comecei a seguir minhas rotinas.
Nos fins-de-semana, não tenho rotina. A única coisa é que, no domingo à noite, deixo a casa sem bagunça, pia limpa, varal vazio, geladeira em ordem pra começar bem a semana.
Claro que, se eu sair à noite ou se acordar indisposta, a rotina vai pro saco. Isso não é um problema – se a sua vida e a sua casa estão em dia, não são alguns dias de bagunça que vão desestruturá-las.
Que tal tirar essa semana para bolar rotinas para os cuidados com a casa e com você? Pense no que gosta de fazer todos os dias, no que precisa fazer todos os dias e no tempo que tem para ambas as coisas, e procure fazer uma divisão equilibrada.
Muito animada em criar uma rotina após ler o post, já tentei algumas vezes, mas….
No caso estou precisando da rotina urgentemente pra mim e também por causa do meu filho, já temos algumas atividades que seguimos diariamente (ler agenda da escola, dever de casa,) mas é necessário uma estrutura com mais detalhes, até que as atividades se tornem mais tranquilas e eu não esqueça nada…
Tomara que eu consiga.
@Lucirene, fica mais fácil se você for passo a passo. Acrescente apenas uma atividade por vez à sua rotina. Se tentar montar tudo do dia pra noite, é provável que fique cansada, desanimada e desista.
Você pode até criar toda a rotina de uma vez só, mas escolha apenas uma atividade por semana para colocar em prática. Na semana seguinte, escolha uma nova atividade (e continue fazendo a anterior). E assim sucessivamente. 😉
Oi, Lu. Há algum tempo que venho na luta por conseguir uma rotina simples. Olha, mas não é fácil! Beijo
Não é mesmo, Cris, principalmente porque tendemos a querer fazer tudo de uma vez. Com pequenos passos toda semana ou todo mês, fica mais simples criar uma rotina estruturada.
Olha, meninas, pra verem como não é fácil: justamente na semana em que subi esse post, minha rotina virou de cabeça pra baixo porque estou na fase de recuperar o hábito de levar comida para o trabalho, em vez de render-me à lanchonete. Vou persistir e semana que vem as coisas já devem melhorar. 🙂
Estou apaixonada pelo seu blog!!!!
Amei seu jeito de escrever e falar de assuntos que amo. Com certeza vou estar sempre por aqui!!
bjs até mais Nanda
Obrigada, Nanda, volte sempre. 🙂
Na lista da rotina matutina, o “(sempre)” deveria vir depois de escovar os dentes, não? ahahahahahah Lá em casa, a cama só é arrumada no dia que a empregada vai. E, se eu não tivesse empregada, ela nunca seria arrumada, nem no dia de trocar os lençóis 🙂 Não aguentava quando minha mãe mandava arrumar a cama no domingo e o meu grande projeto para a vida sem ser na casa da mãe sempre foi que nunca mais arrumaria cama. Dito e feito! A minha cama está sempre pronta 🙂
Hahahaha, pois é, mas justamente porque muita gente só arruma a cama quando tem visita ou quando chove bolo (como diz minha amiga Nospheratt) é que frisei o “sempre”. Mas olha, até isso é relativo: se estou atrasada, essa parte é a primeira que dança.
Ah, os traumas que as mães criam… 😉
Parabéns pelo site, estou empolgadíssima para fazer minha planilha de organização, ainda mais agora que vai iniciar um ano novo. Puxa vida , vc não faz ideia do bem que vc faz a muitas mulheres com este site de organização .
Muito obrigada