2012

Ficha Técnica

  • Título original: 2012
  • País: Estados Unidos
  • Ano: 2009
  • Gênero: Ficção Científica
  • Duração: 2 horas e 38 minutos
  • Direção: Roland Emmerich
  • Roteiro: Harald Kloser e Roland Emmerich
  • Elenco: John Cusack, Amanda Peet, Danny Glover, Oliver Platt, Thandie Newton, Chiwetel Ejiofor, Woody Harrelson.
  • Sinopse: em 2008, o presidente americano (Danny Glover) convoca uma reunião de emergência com as principais potências para conversar sobre um grande perigo para a humanidade. Com a proximidade de 2012, coloca-se em prática o plano iniciado anos atrás, sob o comando dos cientistas Adrian Helmsley (Chiwetel Ejiofor) e Carl Anheuser (Oliver Platt). Enquanto isso, o escritor Jackson Curtis (John Cusack) descobre os primeiros sintomas da destruição do planeta.

Comentários

2012

Dessa vez a culpa não é nossa, como em O Dia Depois de Amanhã (quando as mudanças climáticas davam a tônica), nem dos alienígenas, como em Independence Day, dois sucessos de público do diretor Roland Emmerich. Para seu novo filme-catástrofe, ele escolheu um inimigo tão poderoso quanto inevitável: o Sol.

Assim começa 2012: o Sol anda liberando neutrinos demais e esses tais neutrinos resolveram causar mudanças físicas no nosso planeta, elevando sua temperatura interna e, com isso, causando terremotos, maremotos e todo o tipo de cataclismo. Os maias já haviam previsto: o mundo acabará em 2012. As previsões científicas parecem confirmar o fato.

Tem presidente negro, modelo loira, russo desalmado, criança em perigo. Tem carro em alta velocidade, Volcano e Titanic. Tem até referência bíblica. Ou seja: um clichê atrás do outro. Ainda assim, 2012 diverte muito. As duas horas e meia de filme – que me pareceram uma eternidade antes de entrar na sala – passam freneticamente, conduzidas por uma computação gráfica arrasadora e efeitos sonoros de primeira. É filme para se ver na telona, sem dúvida alguma.

O roteiro? Bem, quem vê filme-catástrofe em busca de roteiro? De todo modo, há uma tentativa de discussão séria sobre como deve ser decidido o rumo da humanidade, e por quem. Conta a meritocracia? Ou a economia fala mais alto? E quanto à solidariedade, em que barco (ops) ela fica?

Não se prenda, porém, a essas questões menores. 2012 dá exatamente o que promete: entretenimento-pipoca de qualidade.

Cotação: 3 estrelas (mas, se filme-catástrofe é seu gênero preferido, esse chega fácil a 4 estrelas)

Curiosidades

No cartaz de divulgação de 2012, o Cristo Redentor desmorona. No filme, as notícias vêm da Globo News e, para alívio geral da plateia, o locutor fala português (pt-br, bem entendido).

Cientistas não levam a sério a profecia do calendário maia (sim, existe uma profecia maia relacionada ao fim do mundo em 2012), é claro, mas alguns místicos, como o pessoal da Nova Era, levam a coisa bem a sério. É claro.

Leia sobre o calendário maia em HowStuffWorks.

Serviço

  • 2012 – Adoro Cinema
  • 2012 – site oficial
  • 2012 – site oficial (em inglês)

Imagem: divulgação.

6 comentários on “2012

  1. bem, esperava mais um pouco de filmagens do Rio de Janeiro indo por água abaixo, mas no mais achei um filme legal !!

  2. O filme fala sobre neutrinos mutantes que interagem com o interior do planeta? Serão X-neutrinos? Neutrino Wolverine? Não sabia que partícula subatômica podia ser mutante… Que pena, imaginei que tivesse algo a ver com Strangelets ou mini-buracos negros no núcleo da Terra (os caras podiam ter aproveitado a polêmica do LHC e somado as duas coisas: neutrinos e LHC).
    Bobagens à parte – e todo filme de Hollywood costuma ter mesmo – o que vale mesmo é ver a destruição (é ver com olhos de telespectador, não de crítico de cinema).

  3. É um filme que responde às expectativas, os efeitos são muito bons, mas Hollywood sempre se rende aos exageros. A cena das pessoas esperando e vendo a morte chegar, como em Titanic, são muitas. Sem falar de que para uma limousine, aquele carro estava mais para off-road, desviava de tudo, não foi acertado por nada, rsrsrsrs, parecia Missão Impossível. Mas no final, eu gostei mesmo foi de ver que pelo menos a tecnologia e os recursos atuais serviram para colocarem alguém falando português de verdade!

  4. Gostei muito do filme. Se realmente ocorrerem tais fatos. Vai ser dificil sobreviver nesse mundo, que estará todo acabado, sem comida, sem casa, sem nada, voltando a pré-história. Bom, para os que sobreviverem desejo a eles todo o sucesso do mundo. Pois irão precisar e muito.

  5. Oi ,gente Deus vai alem da medicina assiste igreja mundial do poder de deus .Bom vamos a o que enteressa.SE Deus que é o todo poderoso não sabe quando vai voltar imagine o pecador ta mas esta na biblia mas quem escreveu a biblia foi o homen então deste que o mundo é mundo falão que vai acabar .Mas fique na presença de deus mas essas igreja catolica é nada não esotu jugando é a realidade assiste a Igreja mundial do poder de deus para ver se ,isso é mentira assiste e depois reflete nisso.Beijão

  6. Olhem, de fato está muito quente, fora do curricular, não? Não assisti ao filme, mas pelo que acabo de ler pode ter relação com o final dos tempos, conforme está nas Escrituras, segundo sei. De qualquer forma, só posso fazer oque está a meu alcance, se deixo de executar algo, é por falta de conhecimento, oque sei e posso, isso faço. Quanto as previsões maias, não creio nelas, pois, se Cristo que é filho do Altissimo, não o sabia, “não mentiu que não o sabia”, pois segundo creio, morreu sem pecado, como iria tal segredo ser confiado a um reles ser humano??? A parte que concordo é que as catástrofes estão acontecendo e, isso está previsto nas inerrantes escrituras.Lili 43

Comments are closed.