
Já comentei sobre o Desafio Literário no DdF. A ideia é manter um bom ritmo de leitura ao longo do ano e, ao mesmo tempo, sair da zona de conforto ao ler estilos que não estão entre os favoritos. Você pode ler mais a respeito no blog do Desafio Literário e, se quiser participar, deve se apressar: as inscrições terminam dia 15 de dezembro.
Demorei para postar minha lista por causa de três temas: peças teatrais, autores regionais e clássicos brasileiros. Minha intenção era cumprir as 11 propostas (o livro de dezembro será decidido no decorrer de 2011) com os trocentos livros não lidos acumulados no meu armário e quase consegui, mas não havia nenhum que se encaixasse nestes temas. Depois de procurar, a estante dos meus pais supriu as omissões de peças e autor regional. Quanto ao clássico nacional, recorrerei às bibliotecas. Desafio literário e sustentável, que tal?
Escolher os títulos não foi difícil – afinal, são livros que já comprei, portanto tenho interesse neles. Fantasia e ficção científica predominam na lista porque são gêneros que adoro e se encaixaram bem em várias propostas. A pilha ficou bem alta e contém cerca de um terço dos meus livros não lidos. Se vou dar conta de todos em parcos onze meses, não tenho ideia.
Sem mais delongas, vamos à lista.
Janeiro: Literatura Infanto-Juvenil
- As Crônicas de Nárnia – volume único, de C.S Lewis.
Fevereiro: Biografia ou Memórias
- O Aviador, de Charles Higham.
- Renato Russo – o trovador solitário, de Arthur Dapieve.
- Paixão Pagu – a autobiografia precoce de Patrícia Galvão.
Março: Obras Épicas
- O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien.
- O Senhor dos Anéis – As Duas Torres, de J.R.R. Tolkien.
- O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, de J.R.R. Tolkien.
Abril: Ficção Científica
- Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson.
- Neuromancer, de William Gibson.
- Jornada nas Estrelas – O Retorno do Capitão Kirk, de William Shatner.
Maio: Livro-Reportagem
- 1808, de Laurentino Gomes.
Junho: Peças Teatrais
- Calabar, de Chico Buarque e Ruy Guerra.
- Gota d’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes.
Julho: Novos Autores
- Os Sete, de André Vianco.
- O Vampiro-Rei – volume 1, de André Vianco.
- O Vampiro-Rei – volume 2, de André Vianco.
Agosto: Clássicos da Literatura Brasileira
- Esaú e Jacó, de Machado de Assis.
- O Tempo e o Vento – O Continente, de Érico Veríssimo.
- O tempo e o Vento – O Retrato, de Érico Veríssimo.
Setembro: Autores Regionais
- Muita Vela pra Pouco Defunto, de João Carlos Ronca Júnior.
Outubro: Nobel de Literatura
- O General em seu Labirinto, de Gabriel García Márquez.
Novembro: Contos
- Contos de Horror do Século XIX, escolhidos por Alberto Manguel.
- Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século, coletânea de Ítalo Moriconi.
Dezembro: Lançamentos do Ano
A serem escolhidos durante 2011.
Para cada tema, o participante do DL pode incluir de um a três livros. Listei tantos quanto consegui dentro do que já tinha em casa, mesmo sabendo, por exemplo, que será bem improvável ler os três volumes de O Senhor dos Anéis em março. Outros meses ficaram pobres e possivelmente servirão para dar vazão aos livros que ainda aguardam no armário.
As resenhas serão publicadas nos moldes que já uso no DdF e concentrarei os links aqui.
No fim das contas, são vinte e três livros, mais o de dezembro. Força na peruca!