Vinagrete de Morango

Quarta receita da série Receitas com Morangos.

Cansou de comer salada todo dia? A melhor forma de mudar o sabor sem aumentar as calorias é variando o molho. Aliás, brincar com molhos de saladas é uma experiência recompensadora: você testa o sabor dos mais diversos temperos, tem idéias para o seu uso em outros pratos e gasta um tempo mínimo na cozinha.

Este vinagrete de morangos acrescenta um toque de sofisticação à salada nossa de cada dia. Não foi feito pensando em churrasco. Seu sabor é delicado, suave.

Ingredientes

  • 20 morangos lavados, sem as folhas e talinhos
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola pequena picadinha
  • um punhado de cheiro verde (cebolinha e salsinha) fresco picado
  • 10 folhinhas de manjericão fresco
  • sal e pimenta do reino a gosto

Você também precisará de

Preparo

Vinagrete de Morango No pilão, macere os morangos. Passe-os para a molheira e acrescente os demais ingredientes. Misture suavemente e sirva sobre uma salada de folhas verdes.

Dicas e Complementos

Você pode improvisar um pilão com um copo e uma colher de pau.

O morango tem um gosto azedinho que vai muito bem nessa combinação. Aliás, frutas combinam bem com saladas (e nem preciso mencionar que tomate é fruta).

Salada com Vinagrete de Morango Na foto, além das folhas, acrescentei beterraba e cenoura raladas. Não aconselho o uso de carnes, azeitonas ou outros ingredientes de sabor forte, para não sacrificar o sabor dos morangos.

Cuidado para não carregar no sal ou na pimenta. Eles devem entrar em pequena quantidade, dando apenas um toque suave.

Você pode conservar o que sobrar na geladeira por alguns dias. Lembre-se de deixar o vinagrete em temperatura ambiente por alguns minutos antes de servir, para que o azeite volte à textura normal.

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Grau de dificuldade: fácil
  • Rendimento: 6 porções

12 thoughts on “Vinagrete de Morango

  1. nossaaaaaaaaaaaaaa q coisa deliciosa! meu, amei isso e nunca tinha ouvido falar! como sou ignorante na gastronomia! menina, o homem q casar contigo tá feito, hein? bjs

  2. Pra você ver como é: Eu não gosto de morangos… só das essencias… Não como a fruta, porque acho-a sem gosto, mas as essencias, eu gosto… Ao contrário da maioria das pessoas, mas quem sabe este molho mude minha opinião???

  3. Nossa, e eu pensei em já ter provado coisas realmente criativas, mas certamente Vinagrete de Morango superou. Nunca nem me passou na cabeça algo do gênero.
    Geralmente as idéias com comida surgem com alta fome e preguiça de sair pra comprar ingredientes “normais”.

    Vou começar a comprar morangos e e testa-los em pratos variados. huahuauha

  4. Lu do céu !!! Isso parece simplesmente maravilhoso !!!
    Huummmm preciso experimentar, receita copiada em breve testada !
    Obrigada !
    beijos

  5. LÚ; EU SOU UMA ESTUDANDE DO PRIMEIRO ANO DE GASTRONOMIA TENHO QUE PREPARAR UMA ENTRADA UM PRATO PRINCIPAL E UMA SOBREMESA COM PRODUTOS DE MINHA REGIÃO QUE É MORANGO SE VOCÊ PUDER ME DAR UMAS DICAS PARA ESTA MARINHEIRA DE PRIMEIRA VIAGEM AGRADECERIA MUITO OBRIGADO!

  6. amo morangos e poder utiliza-los em pratos salgados como o risoto é tudo de bommm, agora…. esse vinagrete me surpreendeu, vou faze-lo com certeza! beijos Lu e tudo de bom!

Comments are closed.