O Exorcismo de Emily Rose

Ficha técnica

The Exorcism of Emily Rose. Estados Unidos, 2005. Terror. 119 minutos. Direção: Scott Derrickson. Com Laura Linney, Tom Wilkinson, Campbell Scott, Jennifer Carpenter.
Emily Rose (Jennifer Carpenter) é uma jovem que deixou sua casa em uma região rural para cursar a faculdade. Um dia, sozinha em seu quarto no alojamento, ela tem uma alucinação assustadora, perdendo a consciência logo em seguida. Como seus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Quem realiza a sessão é o sacerdote de sua paróquia, o padre Richard Moore (Tom Wilkinson). Porém Emily morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato. Erin Bruner (Laura Linney), uma advogada famosa, aceita pegar a defesa do padre Moore em troca da garantia de sociedade em uma banca de advocacia. À medida que o processo transcorre o cinismo e o ateísmo de Erin são desafiados pela fé do padre Moore e também pelos eventos inexplicáveis em torno do caso.

Mais informações: Adoro Cinema.

Comentários

3 estrelas

Quem vai ao cinema e, como eu, não lê nem a sinopse antes, poderá se surpreender. O Exorcismo de Emily Rose está mais para “filme de tribunal” (deveriam incorporar de uma vez essa expressão na lista de gêneros do cinema) do que para filme de terror – o que acabou contribuindo para que eu gostasse bastante da história.

Apesar disso, os sustos existem e são bons, não decepcionando quem gosta de passar medo no cinema. A trilha sonora contribui decisivamente para criar momentos de tensão, ao lado da maquiagem, impactante especialmente na primeira imagem exibida de Emily no tribunal.

O argumento é muito interessante e provoca reflexões sobre os papéis que cabem à ciência e à religião. Esses questionamentos, no entanto, não quebram o ritmo da fita. Você pode passar batido por eles e simplesmente curtir o filme.

A atuação de Jennifer Carpenter é um tanto caricata do início, mas depois encaixa-se bem na trama. Por outro lado, o padre exorcista é interpretado fantasticamente por Tom Wilkinson, e Laura Linney também está ótima no papel da cética advogada.

O Exorcismo de Emily Rose é baseado na história de Anneliese Michel, jovem alemã que morreu em 1976.

Filme despretencioso, de baixo orçamento, com um resultado muito bom.

Para saber mais sobre a história que deu origem ao filme, leia a crítica no site Universo Católico.

Outros filmes que valem a pena, vistos no fim de 2005

Os Produtores: mas apenas se você gosta de musicais e aprecia uma historinha que foge do “politicamente correto”.3 estrelas

Quem somos nós?: em cartaz apenas no circuito cult, Quem Somos Nós? é um documentário que tenta explicar o ser humano por meio da física quântica. Esse sim, é um filme capaz de provocar profundos questionamentos a respeito das nossas crenças e das premissas sobre as quais construímos nossas vidas.5 estrelas

21 thoughts on “O Exorcismo de Emily Rose

  1. Nossa. Esse filme é muito escroto! hehehe

    Passei o filme todo rindo. Ele ta mais pra comédia que qualquer outro genero. Pessoal no cinema achava até que eu era doido.

  2. Eita que do jeito que sou, precisarei segurar as mãos de alguém… mamãe, que medo! Sou muito lenta… mas queria ver.
    Também sou curiosa, percebe-se.
    Beijo!:d

  3. A arte imitando a vida! Que falta de sorte deu Anneliese Michel, uma verdadeira tragédia por assim dizer. Por coincidência falei de alguns livros/filmes que envolvem religião para serem lançados em 2006. É que tá vindo tanta coisa aí sobre o assunto…
    Boa semana! Beijus

  4. P.S.: Loira é um drama…
    Ainda mais quando já está no sangue…rsssssss…
    Anota aí o blog…:
    http://www.apenasocotidiano.blogger.com.br
    Nem sei como parei nele… Mas li e achei a TUA CARA!
    E não seja mal criada depois de lê-lo… Olha a boca suja…rs…
    Beijinhos,de novo!

  5. As dicas são ótimas!!! Vi O Exorcismo de Emily Rose e Quem Somos Nós!!! Assino embaixo! Parabéns Lu!!!

  6. 😮
    Não sou especialista em exorcismo. Mas o filme em si é um questionamento, para atentarmos para as forças das trevas e da luz, ou seja, ” Deus e Diabo”.

    O que vejo hoje é muita alienação de quase todos, para este assunto, não temos que assistir só o que é agradavél para o nosso ego, mas o que realmente existe, interessante este filme faz refletir sobre essas forças. Temos que nos analisar se estamos prontos para ter um encontro com Deus, que não é de qualquer forma, então fugimos da realidade para não julgarmos nossas atitudes. Somos atentados todos os dias, a nossa carne é fraca, segundo a Bíblia, Mateus. cap4 1-4, relata a tentação de Jesus no deserto. ” Se tu és o filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Um exemplo claro de quanto somos tentados, pelo Diabo, bebedice, prostituição, adultério etc….Entretanto existe a posseção demôniaca e devemos estudarmos mais o assunto.Obrigada por poder democraticamente expor minha opnião.

  7. :)o filme eh mtu bom eh realmente assustador e tras a impressao de realidade,fikei mtu assustada e com medo de acordar as 3:00 da madruga…kkkkkkkkk
    mtu bom o filme realmenteee…

  8. Meu profesor levou o filme para assistirmos em sala de aula,todos nos gostamos do filmo,interesante relatar que depois de uns mêses,eu te um pesadelo horrivel,e quando acordei era 3:00 hs da madrugada,uma colega minha da sala de aula,teve também um sonho antes de ontem,ela no sonho sentia cheiro de queimado,como o cheiro de velas apagadas,quando ela acordou,ainda o cheiro se manifestava no seu quarto ao olhar para o relógio a surpresa,era 3:00 da madrugada.:o

  9. Gostei do filme, fiquei intereçada na história,mas não quero acordar ás tres da madrugada…:o:
    beijos e bons sonhos…

  10. gostei do filme.axei uma versão menos forçada do q a do exorcista.:):)Minha amiga e eu fomos dormir e levei um susto qndo ela acordou de madrugada.Nem tive coragem de olhar para o relogio.

  11. estou muito assustado !!!
    sou uma pessoa q nunca fui de acreditar nestas coisas quando uma amiga falou q tinha assistido o filme e acordou 3 horas da manha eu duvidei !!!
    mas eu assisti e acordei exatamente 3;10 da manha durante 3 dias !!!!
    minha falia achou q eu era medroso e tals ….
    esta semana minha professora de ingles assistiu e esta a uma semana acordando por vlta das 3;00 da manha

    por favor isto eh serio
    entrem em contato comigo estou muito assustado!!!!

  12. Bruno,não se assuste!
    Se isso aconteceu é para dar um sinal para voce acreditar.
    Procure fazer algumas orações e tenha calma!

  13. Eu assisti pela primeira vez com minha irmã e no dia eu acordei as 3 da madrugada, o filme eh beem bom, e tudo, mas da medo e quem asisistir, boa sorte. Na segunda vez que eu assisti também acordei as 3 horas da madrugada e não consigui dormir até as 5, fiquei váários dias acordando as 3 ou 3:15
    acho que umas 2 semanas mas passou. O pior foi qdo assisti pela terceira vez, semana passada, e eu no dia não acordei atés porque fui dormir as 4 da manhã com porque sentia medo de acordar as 3. Mas no outro dia eu e minha prima que tbm asisistiu comigo acordamos as 3 horas da madrugada, por 3 dias. E no quarto dia aconteceu umas coisas cinistras comigo e com minhas amigas, ouvimos barulhos e tal. Aa minhas amigas que estavam lá no dia acordaram de madrugada e não consiguiram mais dormir. GENTII EU TO FIKANDO LOKA!!!! Alguem me ajuda

  14. Olha, estou acordando as 3.. 10 pras 3 e 3 em ponto a mais de uma semana… tenho sentido uma presencao muito estranha e negativa nesse horario, as vezes escuto barulhos e ate ja senti meu cobertor se mexer seguido por um deslocamento de ar. Procurem se espiritualizar pois eh isto que estou fazendo, nao vejo outra saida. e sim, eh realmente assustador!

    namaste

  15. Tem uma semana direto que estou acordando as 3:00 da matina, do nada eu acordo. pq nao pode?

Comments are closed.