Geléia de Morangos Light

Terceira receita da série Receitas com Morangos.

Ingredientes

  • 1,5 quilo de morangos frescos (aproximadamente 5 caixinhas)
  • 100 gramas de açúcar “Magro”

Você também precisará de

Preparo

Lave os morangos. Retire as folhas e os cabinhos. Parta os morangos ao meio; se forem grandes, pique-os em 3 ou 4 pedaços.

Geléia de Morango Light Leve ao fogo brando com metade do açúcar “Magro”. Quando começar a soltar água, comece a mexer.

Mantenha o fogo sempre baixo e mexa freqüentemente, para ajudar a cozinhar as frutas e evitar que queimem. Depois de meia hora de fogo, adicione a outra metade do açúcar. Continue o cozimento por mais meia hora.

Guarde a geléia em vidros esterilizados.

Dicas e Complementos

O açúcar que usei, o “Magro” (esse é o nome do produto, não é invenção minha), proporciona uma excelente economia calórica. Você usa uma colher dele em substituição a 4 colheres de açúcar comum. Por outro lado, ele não é recomendado para diabéticos (a receita é light, não diet).

Bolo com geléia de morango, um clássico do lanche da tarde Você também pode usar o “Tal & Qual”, que pode ser consumido por diabéticos e é usado na mesma medida do açúcar. Nesse caso, você precisará de 400 gramas de “Tal & Qual”. O problema é o preço: 100 gramas de “Tal & Qual” custam quase 10 reais. Já o “Magro” é vendido em pacotes de 500 gramas por aproximadamente 6 reais.

Se não encontrar nenhuma dessas marcas, procure por qualquer adoçante culinário (também conhecido como multiadoçante) . Adoçantes culinários podem ser usados em preparos no fogão ou no forno sem que percam suas propriedades edulcorantes. Na dúvida, leia a embalagem e veja se o uso para forno e fogão é recomendado.

No pão de queijo - sugestão das mineiras do meu trabalho Agora, se você não tem essa preocupação com o peso, parta de vez para os 400 gramas de açúcar!

Prove durante o cozimento. Cuidado para não exagerar no açúcar – lembre-se de que, depois de frio, o doce “apura”.

1 hora é o tempo mínimo de fogo. Se quiser uma geléia mais consistente, deixe cozinhar por mais tempo, não se esquecendo de mexer com freqüência.

  • Tempo de preparo: 1 hora de fogo, no mínimo, mais o tempo de lavar e picar as frutas
  • Grau de dificuldade: fácil
  • Rendimento: aproximadamente 1 quilo de geléia

28 thoughts on “Geléia de Morangos Light

  1. Eu nunca ouvi falar de açúcar magro. Aqui não vende. Faço geléia com frutose. Lavo os morangos, coloco a frutose de noite até o dia. Pela manhã eles estã derretendo! Amasso com o mix, se não tiver amasse com um garfo (fica gostoso uns pedaços) Fervo 5 minutos e pronto. Uma semana pra consumir conservando em geladeira. Beijus

  2. Lu
    Eu faço geléia de morango, mas a minha é pouco diferente. Eu havia pagado uma receita na internet, que dizia para colocar 1 kilo de morangos e 800 gr de açucar. Liguei pra casa da Vovó e ela me disse que colocava bem menos, que era para eu ir colocando e experimentando.
    Acabei colocando 800 gr de morangos e 400gr de açucar. Ficou deliciosa.
    Uma outra dica da minha Avó: Deposi de colocar a geléia nos vidros esterilizados, colocar os vidros bem fechados em uma panela com água e deixar ferver por 10 minutos. Segundo ela, isso faz alguma coisa que eu não lembro o que, e conserva por muito mais tempo a geléia.
    Beijos

  3. Cel, também tinha achado uma receita que dava 1 kg. de morango e 800 gr. de açúcar – deve ficar repulsiva de tão doce! Acho que uma parte de açúcar para quatro de morango é o suficiente.

    Não conhecia essa dica da sua avó… pergunta de novo pra que serve quando falar com ela. 🙂

  4. Adoro fazer geléia de morangos, para cada copo de morangos picados eu uso um de açúcar e outra dica além de mexer sempre é retirar aquela espuma que forma por cima do doce, fica com uma cor mais brilhante… mas esse açúcar magro não tem aqui na minha cidade…adorei a dica assim posso me deliciar sem culpa.
    beijos…………

  5. Luma adorei a sua dica, pois eu fiz esta receita
    ficou otimo, má eu tabem fiz alguns outros doces e azedou em dois dias, os vidros esterelizados conforme as dicas. gostaria de saber porque acontece isso.será devido ao calor?
    gostaria de saber.
    beijos 10.01.08

  6. OLÁ ADOREI AS DICAS, MAS GOSTARIA DE SABER QUAL O PRAZO DE VALIDADE PARA AS GELEIAS CASEIRAS.

  7. Eu tb gostaria de saber qual a validade da geleia caseira colocadas em vidros esterelizados… coloco as minhas em vidrinhos tipo “comidinha de bebe” depois de fervidos…

    E PRECISAM FICAR NA GELADEIRA ???

    BJs e no aguardo

  8. Olá Lu!
    Eu também gostaria de saber qual é o prazo de validade da geléia caseira e se é preciso armazená-los na geladeira.

    Adorei as dicas do sei blog!!
    Aguardo!!
    Bjos

  9. olá boa tarde,eu gostaria de saber qual o prazo de validade destas geléias caseiras, pois faço para rechear bombons trufados>obrigado!

  10. A geléia que faço tem validade de 12 meses fora da geladeira.São guardadas ainda quentes em frascos esterilizados e hermeticamente fechados, ainda quentes.
    Queria saber sobre a validade da geléia light ou diet.

  11. Ola
    Faco gelaeias de ACEROLA, CARAMBOLA, GENIPAPO, MANGA todas deliciosas, mas gostaria de saber qual o prazo de validade sabendo que as conservo na geladeira.
    Muito obrigado

  12. Oi Lu, gostei da sua receita Light, qto ao pq de emborcar o vidro da geleia e deixar ferver, segundo uma amiga, é pra vedar o frasco e segundo ela a geleia vai durar um ano fora da geladeira.
    bjs
    Yo

  13. Oi Lu, gostei de sua receita Light,ja fiz com açucar com uma parte de morango e meia de açucar e fica muito boa.
    Modo que eu fiz: coloquei o morango e açucar numa vasilha deixei descansar por 18 hrs, após levei ao fogo baixo e deixei apurar sem mexer, hj vou fazer uma de abacaxi com açucar magro, espero que fique tão bom qto a de morango.
    segundo uma amiga o emborcar o vidro da geleia e deixar ferver por 15 mit.
    é pra vedalo e assim vai durar um ano fora da geladeira.
    bjs, Yo.

  14. Valeu a dica do açucar magro , aqui em casa já usamos faz tempo porem não sabia que dava pra colocar na calda de morangos e substituir o açucar comum , com certeza vai ficar bem menos calórico vou experimentar. Bjs., Lu Helena

  15. Fiz a geleia de morangos com o açucar magro, deu certo, porem, acho que deveria ter ficado um pouco mais molhadinha, na proxima eu acrescento um pouco de agua. Comemos assim: fiz panquecas de chocolate com recheio de ganache(chocolate ao leite derretido com creme de leite) e morangos, coloquei do lado das panquecas bolas de sorvete de creme e por cima dessa brincadeira toda, joguei a geleia de morangos quente.Ficou divino, ate meu marido , que ñ gosta muito de doces aprovou.Amigas(os), da trabalho mais vale a pena, experimentem. BJS. a todos. Lu Helena.

  16. boa noite!

    eu gostaria de saber qual o prazo medio de validade das geleia de frutas.

  17. Amei essa receita! Vou fazê-la, obrigada pela dica, bjs. cris.

  18. eu gostaria de saber a validade dessas geleia de fruta por favor

  19. Eu tb gostaria de saber a validade dessa receita! É realmente muito boa!

  20. SAÚDE é o que importa. A durabilidade é de 1 semana na geladeira, depois muda o sabor. Se fizer o processo de pasteurização ( emborcar o vidro da geleia fechado e deixar ferver por 15 minutos) dura 6 meses a 1 ano, depende da higiene do vidro e se a tampa vedou bem. Mais que o açucar comum, o açucar magro não é saudável.
    Eu uso a Sucralose que não tem calorias e é um açucar invertido sem o amargo dos adoçantes.
    Sucralose: é o único adoçante que pode ser utilizado sem restrições, inclusive por fenilcetonúricos, gestantes, crianças e diabéticos, tem estabilidade a altas temperaturas (uso culinário) e sabor igual ao açúcar.
    Faço minhas geleias em fogo baixinho, quase desligado, só a fruta picadinha acrescentando água aos poucos até virar uma pasta depois pingo umas gotinhas de LINEA, até ficar com um leve sabor adocicado. É excelente para saúde. BOA SORTE.

  21. Por favoe me ajudem tenho muitas uvas que plantei e quero fazer geleias para dar de presente , mais nao sei como fazer . Outra coisa me mande como fazer geleia de uvas light de forno e fogao . des de ja muito obrigado

Comments are closed.