FlyLady.net – Modo de Usar

O site FlyLady.net fornece toneladas de informações. Lá, você encontra tudo que puder imaginar sobre o método FlyLady, dicas para limpeza e organização da casa, orientações para desenvolver rotinas etc.

O problema é que é tanta informação que dá vontade de sair correndo. Eu sei, saí correndo umas duas ou três vezes antes de aderir ao método.

Para evitar que você se assuste e faça o mesmo, destaco aqui o que acho fundamental no site para começar a usar o método. Fique com isso no início, vá aos pouquinhos (“baby steps”, como a FlyLady sempre diz), faça as adaptações que julgar necessárias e logo terá suas rotinas para cuidar da casa sem se descabelar.

1. Leia os Baby Steps. Você pode ler um por dia, ou todos de uma vez (como eu fiz). Tem muita coisa ali que não me interessa – seja porque já eram hábitos para mim, seja porque não casam com minha realidade. Escolha e adapte os Baby Steps às suas necessidade. Mesmo que leia todos de uma vez, não tente implementá-los todos ao mesmo tempo, da noite para o dia. Dê-se tempo.

2. Usando os Baby Steps como guia, crie suas rotinas da manhã e rotinas da noite (aqui há um exemplo detalhado de rotinas – você não precisa segui-lo a ferro e fogo!).

3. Inclua em uma das duas rotinas 15 minutos diários para destralhar a casa.

4. Divida a sua casa em zonas. A FlyLady sugere cinco zonas. Cada zona será “atacada” em uma semana do mês – as zonas 1 e 5 são trabalhadas na mesma semana na maioria dos meses, e se separam quando o mês tem 5 semanas. Escreva a sua divisão e liste o que gostaria de fazer semanalmente em cada zona.

5. Conheça os Mandamentos da FlyLady.

6. Assine os emails, mas atenção! Você receberá entre 5 e 15 emails por dia. Para não sentir vontade de sair correndo, crie um filtro e jogue-os todos para uma pasta/etiqueta própria.

Embora a quantidade de emails possa assustar, recomendo fortemente a assinatura. O fato de eles chegarem à sua caixa postal servirá de lembrança para estabelecer suas rotinas de cuidados com a casa e manter-se nos trilhos depois que estiverem criadas. Você não precisa ler todos. Leia, pelo menos, o Flight Plan diariamente, porque ali há lembranças sobre as rotinas matinais e noturnas, a zona da semana e uma pequena missão por dia, relativa a essa zona. É o email mais útil para quem está começando.

Se puder, leia o restante, inclusive os testemunhos, porque há boas ideias por ali, além de inspiração de quem já segue o método e vê as suas vantagens.

Lembre-se: você está criando hábitos que facilitarão a sua vida daqui em diante. Não precisa e nem deve fazer tudo de uma vez. Mantenha o foco nos benefícios e vá devagar – e sempre. 😉

2 thoughts on “FlyLady.net – Modo de Usar

  1. Quando sigo o Fly (adaptado, porque nem tudo se encaixa na minha rotina), consigo ser a pessoa mais organizada do mundo! O problema é quando relaxo e volto ao caos – recentemente isso aconteceu e ainda tô tentando voltar aos eixos.
    Lá vou eu aproveitar pra reler o que você indicou!

    1. Eu também adapto bastante. Pelo que tenho lido nos testemunhos, muita gente vai e volta no FlyLady, mas acho que alguma coisinha sempre é incorporada à rotina e fica mesmo quando a gente dá uma saída.

Comments are closed.