Cardápio de Natal – minhas sugestões

Em casa não temos o hábito de ceias enooooormes de Natal. Ninguém quer passar dois dias enfurnado na cozinha – um pra preparar tudo, outro pra limpar a bagunça – num dia que deveria ser voltado ao convívio familiar, não às panelas. A regra, então, é simplificar. Aqui vão minhas sugestões para você fazer uma boa ceia sem estresse.

Salada de Natal
Salada de Natal

Para beliscar enquanto a carne dá aquela coradinha esperta, montamos uma tábua de queijos. Qualquer hora, prometo colocar aqui referências pra arrumar uma bem completa.

Uma salada também vai bem nesse calor tropical. Minha sugestão é a Salada de Natal, que leva nozes e uvas passas em homenagem à data.

A carne normalmente é mesmo o peru da Sadia, assado conforme a embalagem. “Ah, peru é seco”… olha, garanto que se você seguir as instruções, ele fica muito gostoso. O que acontece é que o povo põe o peru na assadeira, joga fora a embalagem e depois vai fazendo do jeito que dá, sem ler o passo-a-passo (que inclui manteiga, regar etc. e tal).

Bacalhau ao Forno Facílimo
Bacalhau ao Forno Facílimo

Se você não é fã de peru ou se acha que essa “tradição” não tem o menor sentido no natal brasileiro – porque não tem mesmo -, que tal surpreender a família com um Bacalhau de Forno Facílimo? A receita é simples e  deliciosa. Além do mais, bacalhau nessa época não custa um rim, diferentemente do que acontece na semana da páscoa.

Para acompanhar, uma bela farofa! Essa é a parte mais esperada do meu natal (e fica a cargo do Sr. Monte). Os preparativos começam uma semana antes, com uma carne assada cujas sobras são picadinhas e reservadas para a farofa. Os outros ingredientes ficam a cargo da imaginação: em casa sempre incluímos bacon, cebola, azeitona e banana – hummm, a banana é a melhor parte. Essa é outra receita que prometo colocar aqui uma hora dessas.

Chegamos à sobremesa! Ano que vem quero testar uns panetones de caneca. Esse ano, vou repetir a Rabanada Light, que sempre faz sucesso. Faço logo pela manhã pra não congestionar a cozinha.

Rabanada Light
Rabanada Light

Uma bonita travessa de frutas – uvas, mexericas, ameixas, pêssegos – complementa a decoração e a sobremesa.

Pronto! Resumindo as sugestões:

O resultado? Um jantar delicioso, todo mundo satisfeito, pouca louça pra lavar e tempo pra aproveitar a família. 😉

5 thoughts on “Cardápio de Natal – minhas sugestões

  1. ADOREI a farofa, Lu!

    Com a banana então, chega me deu água na boca! 🙂

  2. @Sandra, a banana dá até disputa em casa! Anota aí pra me cobrar, e me lembra de fazer sem bacon (você não come bacon, né?).

Comments are closed.