Receitinha inventada com o que havia na geladeira na hora do aperto. Fique à vontade para mudar os ingredientes. O nome foi inspirado no colorido final.
Ingredientes
- azeite
- 1 cebola média picadinha
- 6 dentes de alho pequenos amassados
- sal
- 6 tomates grandes bem maduros sem pele e sem sementes
- meio pimentão verde cortado em tiras
- meio pimentão amarelo cortado em tiras
- umas 12 ou 15 azeitonas pretas sem caroço
- 1 vidrinho de cogumelos em conserva picados ao meio
- pimenta-do-reino
- manjericão ou salsinha (opcionais)
- 400 gramas de macarrão de boa qualidade
- 1 colher (de sopa) cheia de manteiga (opcional)
Você também precisará de
- panela para fazer o molho
- outra panela para preparar o macarrão (ganha-se tempo)
- escorredor de macarrão
Preparo
Comece despelando os tomates e tirando as sementes. Pique-os em pedaços pequenos e reserve.
Na panela em que você vai preparar o molho, coloque o azeite, o alho amassado, a cebola picadinha e uma boa pitada de sal. Em fogo baixo, frite até a cebola ficar transparente.
Acrescente os tomates picados e, mexendo de vez em quando, espere que derretam um pouco. Se preciso, acrescente água, mas o ideal é que os tomates estejam tão maduros que não seja necessário.
Junte os pimentões e as azeitonas. A partir de agora, haja fogo para transformar o tomate em molho. Confesso que não tenho paciência para obter um molho lisinho – o meu sempre fica pedaçudo. Mesmo assim, gasto uns 40 minutos só no molho.
Aproveite para ajustar o sal e temperar com pimenta-do-reino, manjericão, salsinha e o que desejar ou tiver em casa.
Uns 15 minutos antes do molho ficar pronto, leve uma panela alta ao fogo com uns quatro litros d’água e um punhado de sal. Quando ferver, acrescente o macarrão de boa qualidade. Confira a embalagem para verificar o tempo de cozimento e lembre-se: o macarrão deve ficar al dente (oferecendo leve resistência ao ser mordido) – nada de deixá-lo derreter.
Escorra o macarrão na vasilha apropriada e dê uma passada pelo jato d’água fria da torneira para interromper o cozimento. Isso evita que ele grude. Despeje-o na travessa de servir e, se desejar, misture a manteiga até que ela derreta. Tudo fica melhor com manteiga.
Ah, sim: faltaram os cogumelos. Eu prefiro jogá-los na panela instantes antes de tirar o molho do fogo, só para que esquentem.
Gosto de deixar macarrão e molho em vasilhas separadas, para que cada um se sirva como preferir.
Dicas e Complementos
Queijo ralado de qualidade e um bom vinho sempre acompanham bem uma macarronada.
Se não der pra sincronizar o preparo do molho com o do macarrão, deixe o do molho por último. Jogado fresco e quente por cima da massa, ninguém vai perceber se ela já estava pronta há 10 ou 15 minutos.
- Tempo de preparo: umas duas horas (despelar tomate e picar tudo leva algum tempo)
- Grau de dificuldade: moderado
- Rendimento: para 2 pessoas
Olá,
Eu escrevo aqui a título de sugestão.
Gosto muito de coisas crocantes – os tais aperitivos – como aqueles amendoins coloridos, picantes, mas…. Que engordam demais !!!!
Então… Teria alguma sugestão de algo crocante, gostoso, picante, ou não, sabor queijo, barbecue, ou não, mas que tivesse a carga energética da alface ou isopor ? rssss
Penso que outros também adorariam esta resposta, caso positiva.
Bem, um grande abraço e parabéns pelo blog, muito legal.
Pete Dylan
Boa noite,
Entre blogs e outros por aí, acabei encontrando o seu. Parabéns pelos posts, interessantes e, o que é ainda mais raro hoje em dia, muito bem escritos.
Com certeza voltarei mais vezes.
Abraços.
Parabéns Lú! Achei este blog por acaso, e gostei muito de suas receitas e dicas. Já experimentei algumas e foram aprovadas. Um abraço. Patricia.