Detesto abacate doce. Odeio vitamina de abacate, abacate amassado com açúcar e qualquer dessas variações.
Vai daí que demorei anos para dar uma chance à guacamole, essa espécie de antepasto de abacate muito comum no México (onde comê-lo com açúcar é heresia). Quando finalmente me arrisquei, virei fã! Fazer em casa é das coisas mais simples do mundo, rende horrores e faz sucesso em reuniões entre amigos.
Ingredientes
- 1 abacate maduro
- 1 tomate maduro, mas firme
- 1/2 cebola pequena
- umas duas colheres (sopa) de suco de limão
- sal a gosto
- pimenta a gosto
Você também precisará de
- vasilha grande para misturar tudo
- vasilha simpática para servir a guacamole
Preparo
Pique a cebola bem miudinho. Tire as sementes do tomate (pode deixar a pele) e pique-o também.
Abra o abacate no sentido do comprimento, jogue fora o caroço e, passando uma colher rente à casca, retire a polpa. Numa vasilha, amasse com um garfo. Ele deve ficar com pedacinhos, nada de transformá-lo numa papa.
Despeje o suco de limão enquanto amassa. Junte o tomate e a cebola e misture. Acrescente sal e pimenta a gosto.
Sirva com totopos (doritos), torradinhas ou monte uma bela salada com folhas verdes (endívias são ótimas pra isso). Uma cervejinha acompanhando cai muito bem.
Dicas e Complementos
A guacamole original leva coentro picado. Eu não curto e, quando fiz para fotografar pro post, esqueci de comprar salsinha pra substituir. Ficou uma delícia mesmo assim.
A única dificuldade de fazer guacamole está em encontrar um bom abacate. Prefiro os “de rua”, menores e de casca mais escura, porque a polpa é mais saborosa e resistente, o que evita que a guacamole vire um mingau. Só que, no fim das contas, acabo recorrendo ao abacate de quitanda, mesmo…
Não use azeite na guacamole, o abacate já tem gordura suficiente.
Nem pense em eliminar o limão. Ele é fundamental pro abacate não escurecer em contato com o ar, o que deixaria a guacamole um tanto repulsiva.
Embora seja um prato tipicamente mexicano, a ideia da guacamole não é ser apimentada, mas refrescante. Mesmo assim, acrescentei duas pimentas dedo-de-moça (chili) sem sementes e bem picadinhas à receita. Recomendo.
A guacamole dura uns 3 dias na geladeira, daí pra menos. O ideal é consumir imediatamente.
- Tempo de preparo: 20 minutos
- Grau de dificuldade: fácil
- Rendimento: enorme – uns 400 gramas, o suficiente pra pilhas e pilhas de totopos.
Adorei a receita, vou fazer em casa 🙂
beijokas
Bom.. eu tinha um certo preconceito do guaca mole, não me atraia a ideia de comer ele salgado, sempre comi com açucar, mas… uma certa vez experimentei em uma exposição de produtos e gostei, fiz no meu Bar, dei para os clientes provarem e adoraram e eu tambem, agora com certeza vai pro cardapio, bom demais
Odeio abacate, toda minha vida!Quando meu filho morou em Barcelona, aprendeu a gostar de Guacamole.Eu faço mas não como e todos adoram .Esta receita é parecida com a minha.Tenho um amigo mexicano que diz que a receita tradicional leva queijo.Nunca coloquei.