Indicados ao Oscar 2007

Hora de comentar rapidamente as indicações ao prêmio mais badalado da indústria cinematográfica.

O recordista foi Dreamgirls: oito indicações, sendo três na categoria de melhor canção original. Ultrapassou Babel, fracasso de público nos Estados Unidos e sucesso de crítica, que recebeu sete menções. Duas atrizes de Babel concorrem à estatueta de melhor atriz coadjuvante. Isso é raro (nem sei se já aconteceu) e, de certa forma, prejudica as chances de o filme levar o Oscar da categoria, já que os votos acabam se dividindo entre as duas concorrentes.

Brilhante (e esperada) a indicação de Uma Verdade Inconveniente ao Oscar de melhor documentário em longa-metragem. Mesmo que não ganhe, a indicação já dá mais visibilidade ao filme. É possível que volte às telonas no Brasil. Tomara que seja bem divulgado, desta vez, e atinja um público maior. A causa é boa e precisa ser difundida.

Pequena Miss Sunshine compete em quatro categorias, merecidamente. Abigail Breslin, que interpretou a adorável menininha do filme, foi indicada como melhor atriz coadjuvante.

A consagrada Meryl Streep, que há alguns dias levou o Globo de Ouro 2007 de melhor atriz pelo papel em O Diabo Veste Prada, concorre agora ao Oscar.

Os Infiltrados, filme fantástico, teve cinco indicações. Será que Scorsese finalmente ganhará o reconhecimento da Academia?

O Grande Truque ficou com duas indicações, ambas técnicas: melhor fotografia e melhor direção de arte.

A grande surpresa, para mim e para o resto do mundo, foi a ausência de Volver entre os indicados a melhor filme estrangeiro. A Academia deve ter pensado “Ah, esse Almodóvar vive concorrendo, faz filmes bons direto, vamos dar chance a outras produções”. Tudo bem, mas Volver é um dos melhores filmes do diretor espanhol, senão o melhor (dos que já vi, é meu preferido). A indicação era dada como certa.

O link para a lista completa de indicados está aí embaixo. Agora, é correr para assistir aos favoritos antes da premiação, o que a torna sempre bem mais interessante. Temos até 25 de fevereiro.

Referência

Lista dos indicados ao Oscar 2007

Um comentário sobre “Indicados ao Oscar 2007

  1. Bah, sou daquelas que adora cinema e detesta Oscar. Mas enfim, vou torcer para Abigail Breslin e aí talvez, pela primeira vez, o Oscar tenha uma vencedora fofíssima. E claro, espero que ela faça a fantástica dança do final do filme no palco.

Comments are closed.