Você sabe fazer macarrão?

Macarrão com tomatinhos e roquefort - facílimo e delicioso!
Com tomatinhos e roquefort - facílimo e delicioso!

Tem certeza de que sabe?

Porque é o seguinte: todo mundo diz que sabe fazer macarrão, que é só botar na água e pronto, mas já tive o desprazer de comer “macarronadas” que não mereciam esse nome. Certa vez, a dona da casa conseguiu fazer um macarrão duro e grudado ao mesmo tempo. Sério.

Preparar um bom prato de macarrão é fácil, sim, mas não é à prova de erros. Se você é iniciante na cozinha, siga o passo-a-passo e não faça feio.

1. Compre uma massa de qualidade. Por favor. O macarrão será a estrela da mesa, então capriche. Não precisa ir atrás da melhor massa fresca da cidade, mas não recorra ao pacote de 1,99 do supermercado. Recomendo as massas da Barilla, mas há outras bem decentes por aí. (Atualização: como a Sandra bem lembrou nos comentários, o macete é procurar por macarrão “grano duro” para garantir o ponto certo de cozimento).

2. Calcule cerca de 1 litro de água para cada porção de 100 gramas de macarrão. Pense nisso na hora de escolher a panela. Se for muito pequena, as chances de que o macarrão grude aumentam.

3. Coloque sal na água fria (uma pitada generosa por litro). A ideia não é temperar o macarrão, mas elevar o ponto de ebulição da água: ela ferverá a uma temperatura mais alta e a perda de calor quando a massa for colocada será menos significativa, garantido que o macarrão fique pronto no tempo indicado na embalagem.

4. Só coloque o macarrão quando a água estiver fervendo. Nada de se precipitar e colocá-lo quando aparecerem as primeiras bolinhas. Espere pelas bolonas.

5. Pelamor, nem pense em quebrar o espaguete ou o talharim para caberem na panela. Isso deveria ser crime. Se alguns centímetros ficarem acima do nível da água, espere um minutinho (até menos) até a massa amolecer e acomode-a completamente na panela, com delicadeza.

6. Observe o tempo de cozimento escrito na embalagem. Confie nele: se você comprou um bom macarrão, o tempo indicado é suficiente. Nada de deixar o macarrão cozinhar até virar papa. O ponto certo é al dente, ou seja, firme. Seguiu os passos anteriores? Então não precisa se preocupar em mexer a massa durante o preparo.

7. Transfira o macarrão cozido para um escorredor. O de arroz não serve, ok? Os furos são muito pequenos. Tenha um escorredor de massas a postos.

8. Lavar ou não lavar o macarrão? Bem, lava-se o macarrão para interromper o cozimento e evitar que fique molenga. O problema é que o amido vai embora com a água e, portanto, o molho não vai envolvê-lo tão bem; o macarrão vai deslizar por ele, saca? Recomendo duas alternativas:

  • depois de escorrer o macarrão, passe-o para uma vasilha e coloque-a dentro de outra cheia de água e gelo – você interromperá o cozimento sem perder o amido;
  • ou escorra a massa um pouco antes do tempo indicado na embalagem (um minuto antes, mais ou menos) e pronto: ela chegará ao ponto certo graças ao calor que ainda armazena.

Acho a segunda opção mais prática, mas ela exige um pouco mais de experiência na cozinha.

9. Regue o macarrão com azeite. Esse é o toque final, porque impede que o amido faça o macarrão grudar. Você não precisa colocar azeite na água do cozimento – é agora, na finalização, que ele ajuda. Por outro lado, se você vai servir o macarrão e o molho misturados (em casa, prefiro servi-los separadamente e cada um coloca a quantidade de molho que deseja), o azeite é dispensável.

10. Pronto! Agora, é caprichar no molho e esperar os elogios!

7 thoughts on “Você sabe fazer macarrão?

  1. Eu sei fazer macarrão!

    rs

    As massas Barilla são ótimas e, embora um tantinho mais caras, vira e mexe rola uma promoção nos supermercados. Aproveito para fazer um estoque básico.

    Mas creio que a dica principal com relação à massa é comprar as de grano duro. E respeitar o tempo de cozimento.

    Sempre!

  2. Amo fazer macarrão e comer também!!! rsrs adorei as dicas e agora vai ficar melhor ainda. muito obrigado.

  3. GOSTEI MUITO,ESTAVA MESMO PRECISANDO,GOSTO MUITO, MUITO DE MACARRÂO POREM NA HORA DE FAZER TENHO MUITAS DIFICULDADES.APRENDER É MUITO BOM, MAS É MELHOR PRA QUEM ENSINA.VALEU, MUITO,MUITO…

  4. Adorei as dicas, adoro macarrão mas confesso que não sabia todos esses macetes, a dica do azeite então…valiosa! Obrigada.

Comments are closed.