Quentão de Vinho

Quarta e última receita da série Receitas Juninas.

Ingredientes

  • 1 garrafa (750 ml.) de vinho tinto suave (pode ser aquele intragável que o cunhado levou no seu aniversário achando que estava abafando)
  • A mesma medida de água
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 20 paus de canela
  • 20 cravos-da-índia

Você também precisará de

Preparo

Quentão de Vinho - clique para ampliar Leve ao fogo a água, o açúcar, o cravo e a canela. Mexa até dissolver o açúcar. Quando iniciar a fervura, abaixe o fogo e deixe fervendo por 20 minutos.

Acrescente o vinho. Depois que a fervura for retomada, aguarde mais 5 minutos.

Desligue o fogo e sirva imediatamente, em canecas (usei uma taça na foto só para ficar mais apresentável), passando pela peneira para reter os cravos e a canela.

Dicas e Complementos

Você pode acrescentar à água a casca de dois limões, ou de uma laranja ou, ainda, raspas de gengibre (uma colher das de chá deve bastar).

Se você encontrar aquela canela em pau de primeira linha (que custa 5 vezes mais que a comum), pode usar menos paus.

  • Tempo de preparo: 30 minutos
  • Grau de dificuldade: fácil
  • Rendimento: 6 canecas

32 thoughts on “Quentão de Vinho

  1. Ai, ai… e eu ainda não consegui fazer nem o curau… hahahah!

    O quentão eu vou deixar passar, não bebo nada-nada alcóolico. =)

    Bom fim de semana, moça!

  2. Oi Lu!!!
    Pergunta cretina… Qual é a diferença entre o quentão de vinho e o vinho quente? Não gosto do quentão convencional, mas esse de vinho parece bom…
    Beijos

  3. Luma, nem tem muito álcool… boa parte evapora.

    Cris, eu acho que são a mesma coisa… se alguém achar que tem diferença, por favor, manifeste-se. 🙂

  4. Eu já tomei e posso dizer que é MUITO BOM !
    Neste primeiro mês de festas, ainda fiquei só no canjicão! Vamos ver se julho reserva surpresas 🙂

  5. Êta lasqueira!! 🙂
    Isso com festa de barraquinha é perfeito!!
    Só tem que tomar cuidado com a dor de cabeça do outro dia!!
    Beijus,

  6. Oi, Lu!
    Estava procurando uma receita para fazer um quentão de vinho e achei seu site. ^^ Gostaria de saber se o quentão fica bem docinho, pois tomei um e queria o meu docinho daquele jeito também!
    Beijos, Rachel.

  7. Olaaa gente
    Eu morava no estremo sul, Santa vitória do Palmar…
    E por lah não existe esse outro quentão, nem aqui em pelotas q estou agora, Aqui só tomamos o de vinho, q até então pra mim era o unico q existia!!!
    E eu recomendo… MUITOOO GOSTOSOOO

    A MELHOR BEBDIDA pra esquentar nesse friu q está por aqui!! hahahaha

    Minha mae é especialista no quentão de tanto q faz quando tem rodeios pra vender em nosso piquete! e disse q as medidas e a receita esta ótima e pratica pra qm quiser fazeR
    Então MÃOS a obra!!!
    Vão amar!!!

  8. kkk… acho que sou um dos poucos homens que lêem este site. Muito bom por sinal!
    Se você deixar flambar o vinho antes dos outros ingredientes o álcool evapora todo!

    Abraços,

  9. Até onde sei existem 2 tipos de quentão, um que é feito somente com cachaça e limão, e o que é feito com vinho, que é chamado de quentão do sul. E realmente é mais gostoso. Abraços…

  10. Gostaria de saber se o quentão pode ser feito na manhã da festa e requentado à noite? Será que pode amargar por causa dos ingredientes.Um abraço a todos

  11. Boa tarde, muito dez esse seu site, já provei esse quentão, achei muito gostoso, parabéns. Eu me dou bem na cozinha e quero que vc experimente fazer o açucar caramelizado,fica muito bom. Abraços.

  12. O quentao do sul, Pr, SC. RS e feito con vinho, muito mais gostoso.. o de SP e feito con pinga.. en alguns lugares o quentao do sul e chamado de vinho quente..

  13. Oi estava vendo esse site e então surigiu a duvida se QUENTÂO é a mesma coisa que o VINHO QUENTE!!!!
    A diferença é que o vinho quente se coloca gengibre,maça e abacaxi…e muitos até coloca uva e pessêgo.BJS e ABRAÇOS a todos.

  14. Aqui em Minas o Quentão é de pinga, cor de caramelo, acho que caramelizam o açúcar e põem cravo, canela e gengibre. Eu, particularmente, prefiro o do Quentão sulista, de vinho quente. Muuuito mais gostoso!

  15. Pingback: Quentão «
  16. eu gostei muito dessa receita vou fazer,para beber com minha esposa.

  17. Olá pessoal!Tava aki procurando uma receita boa de quentão e eis q encontro este site maneiríssimo,por sinal!Vou fazer pra tomar nas festas juninas e no meu niver q é logo em seguida.Parabéns aos homens q estão descobrindo como é bom conhecer a arte da culinária.Bjs

  18. ficou muito bom eu só tomei o vinho nao deu pra espera

  19. Oi pessoal, assim como a maioria estava a procura de uma rceita legal de quentão. Adorei a receita e aproveito pra dar minha opinião tbém. Aqui em São Paulo o quentão de vinho é chamado de vinho quente e vai algumas frutas cmo maçã, abacaxi e até morango. É muito gostoso e pode ser feito com qualquer vinho,se vc gosta dele mais docinho pode fazer com vinho doce tipo vinho natal. bjão pra todos

  20. Lú…
    Adorei o Quentão….Nossa ficou tudo de bom!
    Bjs

  21. Fiz o quentão, ficou muito bom, com este frio, nada podia ser melhor, obrigado, valeu, valeu

  22. Oi Lu..
    Gostei muito da receita do Quentão …
    só achei melhor que na minha receita eu pus bem menos cravos e canela e ficou ótimo….muito bom até acrescentei alguns ingredientes a mais,,,Ficou Otimo mesmo
    Obrigado!

  23. Olá LU
    gostei muito de sua receita simples, pratica e gostosa. São pessoas como você que fazem da internet algo util.
    mais uma vez obrigado

    at. Sandro

  24. bem pra não ficar com alcool eu boto fogo enquanto ta fervendo,assim como fas pra flamba um molho,enquanto estiver fervendo com cuidado eu risco um fosforo dentro da panela em fervura e o alcool pega fogo e deicho até que o fogo se apague ,isso enquanto ta na fervura dai nao fica nem uma gota de alcool é bom pra quem tem problema alcoolico,da pra por as frutas se quiser,e tomar com qualquer pessoa,até com crianças pois não tem alcool, fica como um suco de vinho e é saudavel,isso se faz nos colégios quando tem festa junina pois pra piasada pode toma né,se naõ pode se crime.quem quiser fase isso é muito bom.

Comments are closed.