Nossa Senhora do Café

Nossa Senhora do Café
Nossa Senhora do Café.

É sério: dia 9 de agosto é dia de Nossa Senhora do Café.

A devoção foi inspirada em um artigo de 1964 intitulado Minha Nossa Senhora do Café, dedicado a Nossa Senhora Aparecida, e reescrito sob outro enfoque em 2001. Nesse ano, fez-se no rio de Janeiro o primeiro desenho da imagem da santa, que foi enviado para a cidade de Espírito Santo do Pinhal (SP) em setembro de 2001. O setor cafeeiro da cidade passava, então, por dificuldades. Escolheu-se o dia 9 de agosto para celebrá-la, data da fundação da Cooperativa de Café da cidade. No ano seguinte, a cooperativa construiu para a santa uma capela cujo desenho é a réplica de um armazém de café do século XVIII.

Em 2004, a imagem foi modificada para essa aí ao lado e divulgada ao público.

A santa do café tem até livro e oração:

Nossa Senhora do Café
brasileiro:
Abençoadas por Tuas Mãos,
as mãos que colhem
e as bocas que bebem
a bebida dos grãos,
assim sejam transformadas
por inteiro,
no gesto
de juntar todas as mãos,
no gosto
de tomar café com pão.
Amém.

Na Colômbia também se fala na Virgen del Cafe, especialmente celebrada depois que uma geada destruiu plantações de café no Brasil em 1994 e favoreceu o preço do produto colombiano…

3 thoughts on “Nossa Senhora do Café

  1. Oi Lu, tudo bem? Sempre te acompanho, em especial no blog “Dia de Folga”… Hoje, por um acaso, descobri seu blog “Espresso do Meio-Dia” e, logo de cara, deparei-me com a imagem de Nossa Senhora do Café! Fiquei muito feliz, pois sou de Espírito Santo do Pinhal e vejo essa devoção percorrer esse país de uma forma muito singela!

    Seus textos muito me agradam! Continue escrevendo para nós, seus leitores fiéis!

  2. Bem, só queria dizer que estou feliz com a divulgação desta santa, e dizer que fui eu que esculpi esta santa para a cidade de Espirito Santo do Pinhal.
    abraços

    Pedro

Comments are closed.