Guacamole

Detesto abacate doce. Odeio vitamina de abacate, abacate amassado com açúcar e qualquer dessas variações.

Vai daí que demorei anos para dar uma chance à guacamole, essa espécie de antepasto de abacate muito comum no México (onde comê-lo com açúcar é heresia). Quando finalmente me arrisquei, virei fã! Fazer em casa é das coisas mais simples do mundo, rende horrores e faz sucesso em reuniões entre amigos.

Ingredientes

Guacamole
Os ingredientes.
  • 1 abacate maduro
  • 1 tomate maduro, mas firme
  • 1/2 cebola pequena
  • umas duas colheres (sopa) de suco de limão
  • sal a gosto
  • pimenta a gosto

Você também precisará de

  • vasilha grande para misturar tudo
  • vasilha simpática para servir a guacamole

Preparo

Pique a cebola bem miudinho. Tire as sementes do tomate (pode deixar a pele) e pique-o também.

Abra o abacate no sentido do comprimento, jogue fora o caroço e, passando uma colher rente à casca,  retire a polpa. Numa vasilha, amasse com um garfo. Ele deve ficar com pedacinhos, nada de transformá-lo numa papa.

Despeje o suco de limão enquanto amassa. Junte o tomate e a cebola e misture. Acrescente sal e pimenta a gosto.

Sirva com totopos (doritos), torradinhas ou monte uma bela salada com folhas verdes (endívias são ótimas pra isso). Uma cervejinha acompanhando cai muito bem.

Dicas e Complementos

Guacamole
Com torradas.

A guacamole original leva coentro picado. Eu não curto e, quando fiz para fotografar pro post, esqueci de comprar salsinha pra substituir. Ficou uma delícia mesmo assim.

A única dificuldade de fazer guacamole está em encontrar um bom abacate. Prefiro os “de rua”, menores e de casca mais escura, porque a polpa é mais saborosa e resistente, o que evita que a guacamole vire um mingau. Só que, no fim das contas, acabo recorrendo ao abacate de quitanda, mesmo…

Não use azeite na guacamole, o abacate já tem gordura suficiente.

Nem pense em eliminar o limão. Ele é fundamental pro abacate não escurecer em contato com o ar, o que deixaria a guacamole um tanto repulsiva.

Embora seja um prato tipicamente mexicano, a ideia da guacamole não é ser apimentada, mas refrescante. Mesmo assim, acrescentei duas pimentas dedo-de-moça (chili) sem sementes e bem picadinhas à receita. Recomendo.

A guacamole dura uns 3 dias na geladeira, daí pra menos. O ideal é consumir imediatamente.

  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Grau de dificuldade: fácil
  • Rendimento: enorme – uns 400 gramas, o suficiente pra pilhas e pilhas de totopos.

3 thoughts on “Guacamole

  1. Bom.. eu tinha um certo preconceito do guaca mole, não me atraia a ideia de comer ele salgado, sempre comi com açucar, mas… uma certa vez experimentei em uma exposição de produtos e gostei, fiz no meu Bar, dei para os clientes provarem e adoraram e eu tambem, agora com certeza vai pro cardapio, bom demais

  2. Odeio abacate, toda minha vida!Quando meu filho morou em Barcelona, aprendeu a gostar de Guacamole.Eu faço mas não como e todos adoram .Esta receita é parecida com a minha.Tenho um amigo mexicano que diz que a receita tradicional leva queijo.Nunca coloquei.

Comments are closed.