Esporte pode virar contravenção penal

A morte da da estudante Letícia Santarém Amaro Rodrigues em 03 de julho, ao praticar o “bungee jump” (o “ioiô humano”) motivou o deputado federal João Paulo Gomes da Silva (PL-MG) a apresentar projeto de lei visando à proibição da prática do esporte. A alegação: trata-se de esporte de risco, podendo causar a morte.

Ótimo. Faz mesmo todo o sentido.

Deveriam proibir, também, o paraquedismo, os vôos de asa delta, o mergulho, as provas de automobilismo e moto-velocidade. Aliás, deveriam urgentemente enquadrar como crime (e não mera contravenção) o jogo de futebol. Tantos jogadores já morreram em campo que é um absurdo que esporte tão arriscado ainda seja permitido e até incentivado.

Ironias à parte, o projeto de lei é tão absurdo quanto o que pretende poibir a venda de artigos de RPG (Role Playing Game), assunto que já foi tratado neste blogue. Neste país, parece mais fácil culpar quaisquer atividades em que ocorra uma fatalidade do que procurar os verdadeiros (ir)responsáveis pelas mortes.

15 thoughts on “Esporte pode virar contravenção penal

  1. Comment nada a ver com o post, mas não pude me conter. Bisbilhotando tuas fotos, vi que voce (ou alguem que bateu as fotos do churrasco do teu trampo) tem uma Cybershot U20! Eu tenho uma também! Putz como é difícil encontrar alguem com uma câmera dessas! Hehehehe! Eu fiz uma comunidade do orkut pra essa belezinha e só tem eu nela! kakakaka!

    P.S.: Achei teu blog pela lista do WordPress BR .. 🙂
    PP.SS.: Já adicionei o feed RSS .. Posts bem legais 😛

  2. Glacial, é minha mesmo! Foi minha primeira câmera digital! Hoje em dia tenho uma Canon A95, que tem beeeem mais recursos, mas não consigo me desfazer da belezinha que é a U20! Vou procurar a comunidade e entro nela!
    Coincidentemente, descobri teu blog ontem, tmabém na lista do wpbrasil! Nem sabia que a tal lista existia, foi mesmo um achado, muitos blogs interessante. E teu endereço também está devidamente assinado, hehehe!

  3. Acho um absurdo esses deputados que querem ficar famosos às custas de fatalidades e projetos estúpidos… Ninguém merece!!! E o pior é que o povo é tão alienado que nem sabe o que os deputados fizeram, fazem ou dizem farão em seus mandatos.

    Beijos

  4. Oi, fui dar uma olhada nas tuas fotos e notei que clicando no thumb, não acha a imagem maior. Tem algo com o endereço, pois eu vi na linha de status embaixo que a ultima barra é invertida (\), talvez esteja trocada em alguma configuração.
    Tô prá montar um flog junto no WP, mas ainda não tive tempo nem saco de testar os plugins de fotos…

  5. E os carinhas que queriam proibir a venda de Coca-Cola no país? Esses caras saem inventando leis assim do nada pra mostrar pro povo que estão trabalhando.

    Esta país escroto. Vou me jogar da ponte ali rapidão. Fui!

  6. Lu,

    claro que a proibição é completamente fora de questão, mas assim como os outros esportes, para o Bumgee Jump deveria ser criada uma fiscalização para que assim pudesse haver mais segurança para os praticantes. Apesar que falar em fiscalização no Brasil tb seria piada, né? Bem deixa para lá.

  7. Vi uma pessoa que é praticante desse esporte dizer ‘da manutenção dos equipamentos’ – o fato parece ter acontecido por visarem lucros sem gastos. Dinheiro fácil como por aqui. Beijus

  8. Concordo com o que disse… tem tanta coisa pra se preocupar, tanta corrupção, que daqui a pouco estarão criando uma lei proibindo o excesso de caminhada por causar esforço físico…aff.. é cada uma!!!

  9. Vou ser presa então. Presinha da Silva. Inda bem que tenho direito a cela especial… ou será espacial?
    hahaha. Bjocas.

  10. Blogar tambem e proibido e pode causar a morte.

    Todos parando de blogar AGORA.

    hohoho! 😉

    Valeuzasso pela dica do Resposta. Vamos ver se funciona comigo depois 😀

  11. Impressionante como essas “pessoas” que fazem leis não tem noção do que fazem… Não tem noção do preceito de uma lei (embora eu não seja nenhum especialista no assunto). O que falta, proibirem as pessoas de atravessar a rua ? Claro que não ! Existem leis (o tal código nacional de trânsito) que protege o pedestre e o motorista. Por que então não usar o mesmo raciocínio para o esporte ? Ao invés de proibir o esporte em sim, deviam criar uma lei para garantir a segurança dos praticantes. Mas infelizmente isso não dá votos em eleições…

  12. É horrível quando isso acontece… é brincar com a dor da família, dos amigos, de quem se comoveu com o fato. Muitos políticos adoram associar a imagem a acontecimentos fortes para poderem ficar lembrando a população a cada 4 anos de que fizeram isso ou aquilo.
    Medidas devem ser tomadas sim, mas com a devida atenção e respeito.
    O Brasil tá cheio de ilegalidade e providências eles não tomam… já que quase todos sempre têm partes envolvidas… lastimável… vergonhoso…
    .
    P.S.: Adorei a carinha nova do blog!!
    “Muderno”!!!
    Tá lindo!
    Beijo, querida!

  13. Ahá agora as fotos estão funcionando mesmo. Gostei do plugin, vou ver se ponho minhas fotos num lugar só, pois tenho no textamerica, no blogger e tb numa gallery em php que terminei desativando.
    Abraço

  14. E eles só pensam em proibir, proibir, até parece que isso é solução. A questão é que são esportes de risco, fatalidades podem acontecer. O fatos devme ser apurados e se for provada culpa responsabilizá-los, mas a pessoa assina um termo sabendo que corre riscos. Vamos deixar de ser criancinhas.

    E menina, eu não sou ruiva mas as 5 ruivas desse blog são mesmo incríveis!!! Ficou lindão, parabéns! E ah! A Patricia Daltro apareceu no blog da jady http://jady.weblogger.terra.com.br/ Mas até agora nada da criatura e a moça.

  15. Lu, amei seu cabelo vermelhinho, tá lindo! e a Clementine aí da foto é o máximo, mesmo, hein? lindona!

    Quantro ao post, também acho um aburdo e uma invasão de privacidade.

    Um beijo!!!

Comments are closed.