Cana-de-açúcar já é a segunda fonte de energia do Brasil

Plantação de Cana-de-Açúcar Deu ontem na Folha Online: Cana-de-açúcar se torna segunda fonte de energia no Brasil. Segundo os dados de 2007, a cana-de-açúcar já responde por 16% da matriz energética brasileira, atrás apenas do petróleo e seus derivados, com 36,7%. A energia hidráulica caiu para o terceiro lugar, com 14% de importância.

Em meio a toda a polêmica que se criou em torno da produção de biocombustíveis, é um alento e uma esperança ouvir uma boa notícia como esta.

Polêmica, diga-se, mal-intencionada na maioria dos casos. Lula falou bem ao declarar, em outras palavras, que ninguém fazia/faz tanto fuzuê quando o assunto é aumento de preços do petróleo, mesmo sendo de conhecimento geral o impacto enorme que ele causa sobre toda a cadeia produtiva; no entanto, é só a produção de biocombustível se tornar interessante – e concorrente – que lá vêm as críticas. (De vez em quando, bem de vez em quando, o Lula manda bem.)

Boa parte das críticas derivam da comparação da produção de etanol a partir da cana-de-açúcar com a produção do mesmo combustível a partir do milho, querendo atribuir à primeira os problemas inerentes à segunda – e isso é comparar alhos com bugalhos. Quem faz tal associação, ou ignora completamente o assunto ou está, realmente, cheio de más intenções.

Em linhas gerais:

Corn FlakesA produção de cana-de-açúcar não concorre com a de alimentos. No caso do milho, essa concorrência é direta (os norte-americanos, que têm se dedicado ao cultivo do milho para etanol, utilizam o mesmo grão em larga escala na sua alimentação) e indireta (por lá, o milho serve de ração para o gado).

O álcool de cana é muito mais barato que o de milho. O galão de gasolina custa 27% mais que a quantidade equivalente de etanol de cana (já considerado que o consumo deste é 30% maior); comparada ao etanol de milho, a gasolina custa 18% a menos.

O etanol de cana é muito menos poluente que o de milho. A gasolina libera 20,4 libras de gases causadores do efeito estufa a cada galão queimado; o álcool de milho libera 16,2 libras; o álcool de cana libera apenas 9 libras – 56% a menos que a gasolina usada no Brasil, que traz 25% de álcool e, portanto, já polui menos que a norte-americana. A depender da gasolina, a redução na poluição chega a 90%.

– O etanol de milho consome, na sua produção, tanto combustível fóssil que quase não compensa o que economiza de carbono na queima, em relação à gasolina. Já o etanol de cana produz 8 vezes mais energia consumindo a mesma quantidade de combustível fóssil.

Pode-se reduzir a zero o consumo de combustível fóssil para a produção do álcool de cana: basta usar seu próprio bagaço na geração da energia necessária para a produção do etanol. Várias usinas brasileiras fazem isso, dispensando o consumo de petróleo e derivados e de eletricidade.

Claro que, nessa equação, há outros dados a considerar. O Brasil tem 4 grandes desafios para a produção de um biocombustível realmente limpo:

Limitar a expansão das plantações de cana-de-açúcar sobre terras dedicadas à agricultura de alimentos e à pecuária. Hoje, cerca de apenas 2% da terra arável do país é ocupada com cana-de-açúcar. Esse percentual pode aumentar, desde que racionalmente. Há terras ociosas aos montes no país, além de espaço para o incentivo à mecanização da agricultura e à pecuária intensiva, gerando maior produção por hectare.

Impedir o avanço da cana sobre a floresta amazônica. Atualmente, as maiores agressões à Amazônia vêm de madeireiros e plantadores de soja. Para que venham dos canaviais, basta que a cana se torne mais lucrativa que a madeira e a soja – e aí, ao custo da floresta amazônica, será difícil convencer o mundo de que o álcool de cana vale a pena.

Eliminar o trabalho penoso, degradante e, às vezes, em regime de escravidão a que estão sujeitos, hoje, boa parte dos cortadores de cana. A mecanização é um caminho necessário. Sim, trará desemprego, mas o trabalho em condições subumanas não se justifica em nenhum cenário.

Erradicar a prática das queimadas, usadas para facilitar o corte da cana e responsáveis por uma alta liberação de gases causadores do efeito estufa.

O jogo consiste em dominar a ganância e trabalhar a favor da produção sustentável – algo em que o Brasil não costuma ser bem-sucedido. Não dá para esperar que esse equilíbrio entre lucros e danos seja atingido pela simples conscientização dos produtores. A palavra-chave é fiscalização, acompanhada de rigorosa punição aos infratores – as leis já existem, basta aplicá-las. Infelizmente, o governo brasileiro é mal-aparelhado, ineficiente e pouco preocupado em fazer valer a lei.

O problema é que, se o custo do álcool de cana for alto, traduzindo-se na exploração humana e no desmatamento, não há carbono zero na saída que convença o mundo de que o preço na entrada vale a pena.

Os dados que comparam o etanol de cana ao de milho e à gasolina
foram retirados da National Geographic Brasil de outubro de 2007.

Créditos das imagens: jesuino e woodsy.

11 thoughts on “Cana-de-açúcar já é a segunda fonte de energia do Brasil

  1. Parabéns garota! Muito bem escrito, claro e sintético.Parabéns!

  2. “O jogo consiste em dominar a ganância”
    Perfeito! Os maiores problemas ambientais decorrem simplesmente disso: ganância. Voce tem toda razão quando diz que num cenário de bons preços para o alcool, a cana invade a amazônia. Isso é verdade. Mas para que a fiscalização funcione, é preciso que haja vontade política. Enquanto a grana ganha com a destruição servir para manter as mesmas pessoas no poder, nada muda.
    Excelente texto!
    Abraços

  3. Dona Hillary Clinton até citou o Brasil como um páis autosuficiente em produção de combustível alternativo… óiquexhic 😀

  4. Infelizmente a fiscalização e a preocupação com a mesma no Brasil é o ponto que mais falha, não só com produtores de cana mas sim em toda a esfera comercial do país.

    Temos a maior vantagem diante do crescimento verde em se tratando de combustível e não podemos ter orgulho disto e nem aproveitar suas vantagens por ter controladores ineficientes e desinteressados.

    Excelente texto Lu!

  5. Lu, excelente texto. Apenas uma nota: no caso das queimadas, não são para facilitar e sim para possibilitar o corte da cana. A folha da cana é altamente cortante e quando esse corte é feito por pessoas o risco de acidentes graves se torna excessivamente alto.
    Não que considere que a queimada seja a melhor saida, quis apenas deixar a nota dessa necessidade.

  6. RELATORIO FINAL SOBRE ESTUDOS DE METODOS E FORMULAS ANTI FRAUDES COMBUSTIVEIS,

    APÓS CONTATOS COM ORGÃOS OFICIAIS E PARTICULAR NOS FIXAMOS COMO DEFINITIVO EM PONTOS PRINCIPAIS QUE DESTACAMOS.

    LIMITADOR DE ALCOOL NA GASOLINA

    FORAM EVIDENCIADOS OS SEGUINTES PROS SOBRE O LIMITADOR

    1-NÃO PERMITE A ADIÇÃO DE MAIS 4¨% DE ALCOOL A MAIS DO PERMITIDO 25%. SE TAL ACONTECER VAI PROVOCAR SEPARAÇÃO DAS PARTES, ALCOOL E GASOLINA, SENDO QUE PARA RECUPERAR ESSE ALCOOL SERIA NECESSARIO NOVA DESTILAÇÃO.

    2-CONSIDERANDO O USO DE 1,7%, TERIAMOS UM OFERTA EM TORNO DE 360 MILHÕES DE LITROS POR ANO NO MERCADO. CONSIDERANDO UM CONSUMO ANUAL 21 BILHÕES DE LITROS.

    3-O LIMITADOR CONSISTE NUM CORANTE EXTRAIDO DAS FOLHAS DE CANA DE AÇUCAR , QUE SERA ADICIONADO AO ALCOOL ANIDRO.

    4-O CORANTE DE FOLHAS APRESENTA-SE VERDE, LOGO O ALCOOL ANIDRO VAI APRESENTAR ESSA COLORAÇÃO, SUBSTITUINDO O CORANTE LARANJA QUE TORNOU-SE UM COADJUVANTE DE FRAUDES POIS TEM A MESMA COLORAÇÃO DA GASOLINA E TERA SEM DUVIDA UMA FUNÇÃO DE NÃO PERMITIR A ADIÇÃO DE AGUA.

    5-A PRODUÇÃO DESSE CORANTE, VAI EXIGIR MÃO DE OBRA NA AREA AGRICOLA QUE SERÃO OS COLHEDORES DE FOLHAS, PROPORCIONANDO 40.000 EMPREGOS NOVOS NA AREA RURAL, NUMA COLHEITA EM TORNO DE 500 MILHÕES DE QUILOS DE FOLHA ANO.
    CADA COLHEDOR VAI COLHER 50 QUILOS DE FOLHAS POR DIA.

    6-FORA A MÃO DE OBRA RURAL TEREMOS POLOS DE EXTRAÇÃO DO CORANTE , OU SEJA MAIS EMPREGOS. SENDO QUE A MATERIA PRIMA, NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE FALTAR. E PODERA INCLUSIVE ALCANÇAR OUTROS MERCADOS DE CORANTES.

    7-A REMUNERAÇÃO DOS COLHEDORES DE CANA E DE R$500,00 MENSAIS NA MEDIA ANUAL, COM APARELHOS APROPRIADOS QUE ELIMINA RISCOS DE ACIDENTES NO CORPO DO COLHEDOR.

    8-ESTUDA-SE EM FUNÇÃO DE 500 MILHÕES DE QUILOS DE FOLHAS NÃO
    FOREM USADAS NAS QUEIMAS. O CREDITO CARBONO.

    9-O RESIDUO RESULTANTE DA EXTRAÇÃO DO CORANTE, TEM ESTUDOS DE SE ADICIONAR AS RAÇÕES ANIMAIS.

    10- A GASOLINA COM O LIMITADOR FOI TESTADA POR UMA FROTA DE VEICULOS E AO FINAL DE 6 MESES DE 15 DIAS, ABERTOS OS MOTORES NÃO APRESENTARAM QUALQUER ANOMALIA.

    11- O REAGENTE COLOCADO NO ALCOOL NAS USINAS IMPEDE QUE O RESTO QUE MANIPULA MISTURAS PRATICAREM AS FRAUDES COM EXCESSO DE ALCOOL NA GASOLINA

    SABEMOS QUE AS FRAUDES CHEGARAM A INDICES INCRIVEIS, COM ADIÇÃO DE ATE 60% DE ALCOOL NA GASOLINA, ENTÃO ESTARIAMOS TROCANDO 1,7% DE REAGENTE CONTRA TUDO ISSO DE FRAUDES.

    INFORMADOS QUE QUALQUER PRODUTO ADICIONADO A GASOLINA DEVERA TRAZER BENEFICIOS. SERA QUE CHEGA ESSES CITADOS¿
    KIT ANTI FRAUDES GASOLINA

    1-FOI DESENVOLVIDO PARA QUE O PROPRIO CONSUMIDOR FAÇA O TESTE.
    2-ELE INFORMA A QUANTIDADE DE ALCOOL CONTIDO NA GASOLINA.
    3-TRATA-SE DE UM TUBO PREVIAMENTE MARCADO, COM QUANTIDADE DE GASOLINA A SER COLACADO E MARCA DE QUANTIDADE DE ALCOOL NA NORMALIDADE, E UMA BISNAGA DE CORANTE DE FOLHAS DE CANA ESTE TESTE REVELA EM 30 SEGUNDOS O RESULTADO.
    OUTROS DISPOSITIVOS
    APENAS DESENHOS ILUSTRATIVOS

    COMENTARIOS GERAIS E FINAIS.

    O GRUPO QUE SE REUNE UMA VEZ POR SEMANA, CONTA COM PROFISSIONAIS DE DIVERSAS AREAS COMO
    EX FUNCIONARIO DA PETROBRAS
    FUNCIONARIO DE USINA
    PREPARADOR DE MOTORES
    ENGENHEIRO QUIMICO
    E OUTROS COLABORADORES.
    NÃO CONTAMOS COM APOIO FINANCEIRO NENHUM, USAMOS PARCOS RECURSOS PROPRIOS, MESMO ASSIM TENTAMOS FAZER DEMONSTRAÇÕES 2 VIAGENS A BRASILIA E 1 AO RIO DE JANEIRO. E NÃO CONSEGUIMOS DEMONSTRAR O RESULTADO DE NOSSOS ESTUDOS, ENVIAMOS DIVERSOS E MAILS A ORGÃOS LIGADOS E ESTAMOS TENTANDO AGORA UMA DEMONSTRAÇÃO EM BRASILIA, COM SR EDMILSON RALDENES, DA ANP .
    PARA TANTO ESTAREMOS LEVANDO TODO MATERIAL, PARA QUE SEJA POSSIVEL TAL DEMONSTRAÇÃO.
    NÃO PODEMOS DEIXAR DE CITAR OS NOSSOS COMPANHEIROS DA INTERNET, QUE COLOCARAM EM SEUS SITES RESUMOS DE NOSSOS TRABALHOS, FORAM AO REDOR DE 50 CITAÇÕES, TODAS LIGADAS AS FRAUDES EM COMBUSTIVEIS, A ELES NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS.
    ESTAREMOS DIVULGANDO O RESULTADO DAS DEMONSTRAÇÕES EM BRASILIA.
    ESTAMOS AGENDANDO AO MESMO TEMPO UM PROGRAMA DE TELEVISÃO ONDE FAREMOS DEMONSTRAÇÕES AO VIVO, E VAMOS SOLICITAR UM DISKET DESSE PROGRAMA PARA ENVIO A DIVERSOS ORGÃOS QUE NOS AJUDARAM NESSE TRABALHO.
    O GRUPO

  7. ESTA E UMA COLABORAÇÃO AO SR.CLAUDECI ALMEIDA PRADO

    Anti fraudes combustiveis ideal
    PIADA

    TRATA-SE DE UM DISPOSITIVO QUE PODE SER COLOCADO NA ENTRADA DO TANQUE DE GASOLINA DO VEICULO, OU NA SAIDA DA MANGUEIRA DO COMBUSTIVEL E QUANDO DO ABASTECIMENTO VAI ACONTECER O SEGUINTE SE O COMBUSTIVEL ESTIVER ALTERADO.

    1-IMEDIATAMENTE ACENDE UMA LUZ VERMELHA NO PAINEL DO CARRO E A TAMPA DO TANQUE FECHA AUTOMATICAMENTE, INTERROMPENDO O ABASTECIMENTO.
    2-NESSE MOMENTO APARECEM OS SUPER-HEROIS, BATMAN E ROBIN, O INCRIVEL HULK, MULHER MARAVILHA, POPEYE, MULHER BIONICA, SUPERHOMEM, E POR FIM O GRANDE MAGICO MANDRAKE.
    COMO VÃO AGIR ESTES SUPER-HEROIS E SUAS FUNÇÕES.
    BATMAN E ROBIN
    PRENDEM O DONO DO POSTO E O FRENTISTA
    SUPERHOMEM
    DESENTERRA OS TANQUES DO POSTO E OS LEVA PARA MARTE.
    MULHER MARAVILHA
    DESTROE TODAS AS MANGUEIRAS.
    O INCRIVEL HULK.
    DESTROE O POSTO INTEIRO,. ARRASANDO COM A EDIFICAÇÃO TODA.
    GRANDE MAGICO MANDRAKE
    VENDO TODA AQUELES ENTULHOS, TRANSFORMA O LOCAL EM UM GRANDE PARQUE DE DIVERSÕES.
    E O DONO DO CARRO E BEM CONSOLADO PELA MULHER BIONICA, SENDO QUE SEU CARRO NADA SOFREU E FOI LAVADO PELO POPEYE

    TODO ESTE APARATO E REALIZADO EM APENAS 1 MINUTO
    SERA QUE OS ORGÃOS OFICIAIS VÃO ACEITAR ESSA FORMULA ANTI FRAUDES COMBUSTIVEIS.

    ESTE FATO SE HOUVER, VAI SER DIVULGADO POR UMA EMPRESA DE TELEVISÃO, CRENTE QUE ESTA ABAFANDO, QUE VAI REPETIR A NOTICIA 239 VEZES NO DIA – 2 A MAIS DO DESASTRE AEREO E 56 A MENOS DA MORTE DO CANTOR BICHAEL. TENDO RECORD DE AUDIENCIA

    NO CASO DE RECLAMAÇÕES ENTRE EM CONTATO COM S.A.C. FALE CONOSCO TEL. 00-0000001- ATENDENTES DO SETOR DE MILAGRES E DE SUA SUGESTÃO, SERA ATENDIDO PRONTAMENTE, OU a A.A.A. N ÃO P ODERA SER ANTENDIDO SE NÃO FOI ASSOCIADO.

    COMO ELE NÃO CONSEGUIO DEMONSTRAÇÕES, ACHO QUE ESTE METODO E O MELHOR DE TODOS, QUE ACHAM…

    DE SEU AMIGO
    DECIO

  8. Tenho várias poesias para o assunto da vida rural, pois textos e poesias eu componho diretamente tenho inúmeras composições em vários estilos, tenho poesias e textos para a área escolar pois creio que são de suma importâcias porque tem tudo a ver com nosso mundo atual.criticas também tenho, reprovando o ato de poluir como roubar o dinheiro da Nação.
    Quanto ao boia fria tenho uma poesia intitulada: O boia fria.

Comments are closed.