Café decente onde quer que você esteja.

Já xingou muito o café do seu trabalho? Já desejou uma xícara de café de verdade (não aquele negócio solúvel) enquanto acampava? Já morreu de saudades da sua marca preferida durante uma viagem?

Seus problemas acabaram – ao menos segundo esse passo-a-passo do Instructables. A receita é simples:

  • encha saquinhos de papel para chá com 3 colheres (sopa) do seu pó de café favorito, em moagem fina;
  • acrescente açúcar ou adoçante em pó, se desejar;
  • feche o saquinho e leve pra onde quiser;
  • na hora de servir, basta colocar o saquinho em uma caneca de água fervente por alguns minutos.

O autor sugere que se coloque algum aromatizante em pó dentro do saquinho, a critério do freguês, mas que não contenha leite… Eu arriscaria colocar um pouco de leite em pó pra ver o que acontece. Ele também diz que, se você resolver deixar vários saquinhos prontos, pode guardá-los em um recipiente hermético e conservá-los por algumas semanas.

Parece bizarro, mas esse café em saquinho se baseia no método da extração da cafeteira francesa, meu jeito favorito de preparar o café. Na cafeteira, usa-se moagem média e água quente; como o saquinho é menos permeável, a moagem deve ser mais fina e a água deve estar fervendo.

Se funciona? É bem possível, mas ainda não testei. Achar os tais saquinhos de chá vazios não é tarefa fácil no Brasil. A Amazon vende e, aparentemente, entrega no Brasil (mas sei lá, né?). Também dá pra encontrar os saquinhos na Liberdade, em São Paulo. E provavelmente dá pra improvisar com filtros de papel, mas como fazer a selagem?

Se você experimentar, compartilhe o resultado!

One thought on “Café decente onde quer que você esteja.

Comments are closed.