Blog Action Day 2009 – Mudanças Climáticas

O Blog Action Day deste ano convoca blogueiros, twitteiros, facebookeiros etc. e tal a debaterem sobre as mudanças climáticas e suas consequências. Já publiquei diversos textos aqui no DdF relacionados ao tema. Veja alguns:

Como novidade, incluo uma dica bacana: a Tetra Pak, fabricante daquelas caixinhas longa-vida pra sucos, leite e quetais, usou o Google Maps para criar uma Rota de Reciclagem para as embalagens. Você informa seu endereço e o mapa indica pontos de coleta, cooperativas e estabelecimentos que pagam pelo material (mas, normalmente, só se você tiver muito material – o foco desses locais são as cooperativas).

Além do ganho com a economia de matéria-prima, a reciclagem tem o mérito de evitar que as embalagens acabem em lixões, onde não só levariam décadas para se decomporem como também ocupariam um espaço considerável, fazendo surgir a necessidade de lixões maiores, com todos os problemas que acarretam.

Ninguém deseja voltar ao tempo das vendas a granel e dos alimentos não-pasteurizados. Conforto é tudo de bom, sim. Se podemos minimizar o impacto desse conforto no meio ambiente, por que não fazê-lo?

Em tempo: vários dos pontos de coleta listados na rota de reciclagem aceitam outros tipos de lixo seco. É o caso do Pão de Açúcar, que tem recipientes separados para papel, plástico, vidro, alumínio e metais diversos. As embalagens longa-vida podem ser recicladas como plástico ou como alumínio.

5 comentários on “Blog Action Day 2009 – Mudanças Climáticas

  1. Luciana,aqui no Nordeste,e principalmente em São Luis onde moro,estamos anos-luz atrás do sul do País quando se trata de conscientização ambiental.Aqui na ilha de São Luis,o negócio é trash mesmo,o pessoal ainda não se deu conta que nós podemos influenciar no trajeto da natureza,ninguém liga muito para o assunto,infelizmente,são poucas as pessoas que separam pelo o menos o papel do metal,ridículo não ? mas fazer o que ? agora é que estamos enraizando esse pensamento na população.Demoramos um pouco para cair na real.O problema também. é que nem a educação vai bem,o que dirá o conceito de sustentabilidade. Mas,como diria o ditado “Antes tarde do que nunca”

  2. @Lu, bacana! Acho que passei batido por esse email, hehehe.

    @Rodrigo, aqui em Brasília, capital federal, há várias regiões sem coleta seletiva. O Brasil todo tem muito a melhorar nesse e em tantos outros aspectos. A gente vai falando, ensinando, tentando fazer a nossa parte… devagar chegamos lá.

Comments are closed.