Dia de Folga » Opinião com gelo e laranja.

Arroz à Piamontesa

Publicado em 21/07/2010, em comes e bebes, entradas, saladas e guarnições. Tags: , , ,

Não sou fã de arroz branco. Puro, assim, sem mais nada? Que sem graça. Arroz, pra mim, é no sushi ou no temaki. Ou frito em bolinhos. Ou doce. Ou em forma de risoto.

E tem o arroz à piamontesa. Posso comer uma pratada dele sem mais nada, nem uma carninha. Se eu fosse condenada à morte, minha última refeição conteria arroz à piamontesa (e mais uma dezena de guarnições, pode apostar – eu é que não iria fazer dieta à beira da morte; talvez até morresse antes da execução, de tanto comer).

Para ser perfeito, só falta ser simples de fazer – ops, não falta nada! É facílimo!

Arroz à Piamontesa - ingredientes

Ingredientes.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz cru
  • 350 ml. de leite
  • 200 gramas (um copo) de requeijão
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado de boa qualidade

Você também precisará de

  • panela média

Preparo

Cozinhe o arroz sem qualquer tempero. Reserve.

Leve ao fogo o leite e o requeijão. Mexa para que o requeijão derreta completamente.

Quando ferver, adicione o queijo ralado e abaixe o fogo. Mexa de vez em quando, até atingir um ponto levemente cremoso. Acrescente o arroz cozido. Mexa de vez em quando, sempre suavemente para não quebrar os grãos do arroz.

Estará pronto quando estiver cremoso como um risoto ou um arroz doce. Não deixe secar!

Sirva com a carne de sua preferência.

Dicas e Complementos

Arroz à Piamontesa

Com filé mignon.

Se você tem dificuldade em acertar o ponto do arroz (bastante gente tem), pode usar o que vem embalado em saquinhos individuais, pronto pra ser colocado na água fervente. Um saquinho equivale a uma xícara. Ele sempre fica cozido no ponto certo e soltinho.

Não use sal ao preparar o arroz. Todo o sal de que você precisa virá do requeijão e do queijo ralado.

Se secar, você pode corrigir adicionando um pouco de leite quente. Não é recomendável – o ideal é que você não se distraia e desligue o fogo na hora certa – mas é melhor que jogar tudo fora e começar do zero.

  • Tempo de preparo: 40 minutos
  • Grau de dificuldade: fácil
  • Rendimento: 6 porções

9 comentários para “Arroz à Piamontesa”

  1. Lu, não conhecia essa receita e agora estou com vontade de experimentar! Adoro arroz, desde que com algum molho ou como ingrediente de uma preparação. Além disso, requeijão e queijo ralado deixam qualquer prato mais gostoso!

  2. Neto Cury disse:

    estou enviando pra minha esposa por email pra não ter o risco de esquecer ou perder esta receita ;)
    Bju

  3. Christopher Moura disse:

    Oi Lu!

    Gostei da receita. Assim como você, eu não não “engulo” arroz puro.
    Eu sou bem inexperiente com arroz, mas vou experimentar essa receita no fim de semana e te do um feedback sobre a minha experiência…

  4. Daniela disse:

    Facinho assim? Legal!
    Eu gosto muito com carne e como eu não me entendo muito com carne pra fazer em casa, é difícil. Dia desses eu aprendo!
    Beijos!

  5. Lu Monte disse:

    @Renata, é como dizia meu avô: um monte de coisa boa misturada, tem que dar coisa boa!

    @Neto, espero que você gostem!

    @Christopher, faz com o arroz de saquinho que não tem erro.

    @Daniela, até outro dia eu só fazia carne vermelha de um jeito: moída. Tenho aprendido um bocado com o Sr. Monte. Filé mignon, por exemplo, não tem mistério. ;)

  6. Sandra disse:

    Eu também sou louca por esse risoto!

    E o faço com alguma regularidade, mas minha receita é bem diferente! E o modo de preparo também!

    Bora fazer uma competição um dia desses? A gente vê qual fica mais gostoso! Uma coisa é certa: sobrar não vai! rsrs

  7. ANDRESSA disse:

    NOOOSSA AMU ESSES TIPOS DE RECEITA COM REQUEIJAO E TAL ADOROOOO!!!

  8. Érica disse:

    Adorei a receita. Amo arroz á Piamontesa e não sabia que era tão fácil preparar.

  9. Olegario Maciel disse:

    Olá !

Deixe um comentário

Lu MonteA autora mora em Brasília e atende por Lu (de Luciana). Ou Lu Monte, já que há um monte de Lus. Mais?

No Dia de Folga, opina sobre entretenimento de qualidade, partilha receitas e interesses.

Quer me dar um presente? Eis algumas ideias. ;)

Opine sobre o Dia de Folga. Leva só três minutos!

www.flickr.com
Este é um "badge" do Flickr para exibir fotos públicas de Lu Monte com a "tag" receitas. Faça o seu aqui.

Dicas e Diversos

Bebidas

Carnes, Aves e Peixes

Conservas e Compotas

Entradas, Saladas e Guarnições

Lanches

Molhos

Pratos Únicos

Sobremesas

Todas as Receitas

74 queries. 0,218