5 Razões Para Não Usar Sacolas Plásticas

Razões Ecológicas

1. Sacos plásticos tradicionais são feitos de petróleo, recurso não-renovável e cuja exploração e refino trazem danos ao meio-ambiente – às vezes, em proporções catastróficas, como os derramamentos de óleo que destróem fauna e flora em largas extensões.

2. Sacos de plástico descartados demoram cerca de 500 anos até serem decompostos pela ação da natureza. Enquanto isso, vão se acumulando em bueiros – contribuindo para as enchentes em áreas urbanas -, aterros e cursos d’água. Além disso, matam animais por sufocamento.

3. Sacolas plásticas não embalam somente suas compras. Descartadas incorretamente, embrulham lixo que poderia se decompor muito mais rapidamente em contato direto com o ambiente.

Razões Práticas

4. Sacolas grandes e resistentes agilizam a guarda da compra no mercado. Abrem rapidinho e comportam muita, muita coisa.

5. Sacolas grandes com alças confortáveis são mais fáceis de carregar. Aquele mundo de saquinhos gera um mundo dobrado de alcinhas que têm que passar pela mão e, não raro, acabam machucando – isso quando não arrebentam no meio da rua.

Sacola Retornável da Rede Ecoblogs Por que esse papo? Porque hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente; porque o blog Faça a sua parte promove, hoje, uma blogagem coletiva sobre o tema; e porque justo esta semana ganhei da querida Lu Freitas uma sacola linda, oferecida pela Rede Ecoblogs.

A sacola da Ecoblogs tem o diferencial de ser fabricada com fibra de garrafa pet (como aquelas dos refrigerante de 2 litros). A Rede Ecoblogs e a Fundação Mapfre mostram que estão sintonizadas com o pensamento 3R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Para você ter uma idéia do que cabe na sacola, olha só a compra da semana no verdurão (e ainda sobrou espaço):

Cabe a feira da semana

Aliás, o uso de super-sacolas como esta trouxe um benefício pessoal extra: descobri que elas são uma excelente medida para fazer compras de hortaliças que durem uma semana – nem mais, nem menos. Quando o conteúdo do carrinho não cabe na sacola, já sei que vou precisar inventar moda para fugir do desperdício.

As 5 desculpas mais comuns para usar sacos de plástico

“Ah, mas você coloca congelados e verduras juntos?”

Eu sei, sua mãe ensinou a separar tudinho – a minha também. Só que nenhuma hecatombe acontecerá se você misturar manteiga e frutas, ou se colocar a pasta de dentes junto do pacote de pão. Em casa, você separa.

Claro, se você vai demorar para chegar em casa e o congelado pode molhar a caixa de macarrão, use o saquinho plástico. Se o produto é muito frágil (como amoras, ou ovos), o saco de plástico também é útil. Esses, você pode reaproveitar como saco de lixo doméstico.

“Eu já reaproveito os sacos plásticos como sacos de lixo!”

Duvido que você consiga reaproveitar todos. Muitos se rasgam no caminho do mercado até sua casa. Outros são pequenos demais. Outros não cabem no puxa-saco e vão direto para dentro do lixo. E por aí afora.

Se você usa 100% dos seus sacos plásticos para acondicionar lixo, das duas uma: ou você produz lixo demais, ou faz compras de menos. 😉

“Mas não dá pra carregar essa sacola enoooorme pra cima e pra baixo!”

As sacolas são dobráveis, levinhas e ficam muito bem dentro do carro, da bolsa, da pasta ou da mochila.

“Essas sacolas são caras! Você só usa porque ganhou de presente.”

Sacolas retornáveis da rede Pão-de-Açúcar Na-na-ni-na-não. Há modelos de grife por aí, mas também existem alternativas baratinhas. A sacola da Rede Ecoblogs se junta às minhas duas do Pão-de Açúcar, de TNT, que custam 4 ou 5 reais cada e já duram cerca de um ano. Não sai caro colaborar com o meio ambiente.

“Mas é que o vendedor/empacotador/moço-da-banca-de-balinha já vai colocando as coisas no saco…”

Ele não ficará chateado em usar a sua sacola para guardar as compras, acredite. Se a mercadoria é pequena – balinhas, uma revista, um cd -, avalie se não é possível levá-la na bolsa, ou mesmo na mão, e recuse o saquinho.

Bem sei que nem sempre dá pra evitar a sacola de plástico, mas qualquer redução no consumo já é benfazeja ao meio ambiente.

Faça pequenas alterações nos seus hábitos. Repense comportamentos automáticos. Reveja seu dia-a-dia. Não espere por grandes gestos de governantes ou empresas. Faça o que você pode, hoje. São as pequenas atitudes que, somadas, fazem uma grande diferença – para bem ou para mal.

57 thoughts on “5 Razões Para Não Usar Sacolas Plásticas

  1. Amei o post Lu! Aqui no Canadá já é a maior moda o uso de sacolas de material reciclado, elas são mais bonitas, duram mais, são confortáveis e comportam muita coisa. Muitos supermercados por aqui já começaram a cobrar 5centavos por sacolas e plástico pra evitar que elas sejam usadas! Tomara que a moda pegue aí também.

  2. Olá Lu
    Além de usar uma sacola de lona para as compras, estou na campanha
    oferecendo a meus clientes as sacolas do Movimento Roessler Para Defesa Ambiental, que são lindas. Enfim sacola permanente está na moda nos
    mais variados tamanhos, cores e preços. Participei do sorteio das
    sacolas do Ecoblogs… não era o meu dia de sorte… foi o dia de sorte dos três ganhadores. bj 🙂

  3. Oi Lu!
    Estou usando sacolas de pano há algum tempo. Já havia pensado em postar sobre isso, mas a maior “dificuldade” são as fotos…
    parabéns, quando eu postar já tenho a quem linkar 😉

  4. Aqui em Curitiba tem alguns mercados que utilizam o saco plástico bio-degradável. Ele é muito resistente também, e se não me engano demora de 2-5 anos pra se decompor(não tenho certeza). Já é alguma coisa ;).

  5. Já tenho umas duas bolsas-sacola grandes que uso para academia e para carregar uma série de coisas. Facilita tanto não andar com aquele monte de saquinhos.
    Depois de ler seu texto fiquei pensando também nos saquinhos que embrulho os presentes… acho que é possível trocar por alguns de papel.
    Mas sabe que já vi gente falando para mim que não usava as sacolas ecológicas e que eu não deveria usar, porque ao sair do mercado iam me parar por acharem que eu estava roubando. Como se não existisse nota fiscal.

  6. Dez! As sacolas são belíssimas, cabem coisa à beça e são confortáveis.Estou adorando as minhas. Ainda vou fazer meu post com a sacola da Ecoblogs também.
    beijo, menina

  7. Eu li uma matérias uns meses atrás (creio ter sido na Super Interessante) falando sobre o problema dos saquinhos plásticos. Lá eles mostravam as alternativas (como essa sacola do Pão de Açúcar) ou até mesmo sacos de papel, que ainda é uma opção bem mais cara que o saquinho plástico. Segundo a matéria, existem países que taxam a utilização da sacolinha.

    O mais bizarro é ver que a maioria dos atendentes é orientado a colocar até pensamento no saquinho e que por ser tão cotidiano a gente pega, dá uns 10 passos tira o que a gente precisa e joga a sacola no lixo, tornando todo esse processo inútil.

  8. Prezada companheira de blogosfera

    Você, sabe, admiro seu blog faz tempo. Acho que até trocamos figurinhas. Não vim mais aqui porque estive às voltas com sérios problemas. Um deles foi que hackearam o Repórter Net – perdi mais de ano e meio de trabalho duro porque não fiz backup.

    Mas como sou teimoso, criei um novo, o Realidade Online(ROL), em substituição ao Repórter Net.

    O ROL já está no ar. Aguardo sua visita.

    PS. Estou ciente de que este recado nada tem a ver com comentário sobre o post em questão. Portanto, se quiser eliminá-lo, saberei compreender.

    Fraternal abraço

  9. Oi Lu,
    post interessante, um assunto que muita gente não dá a menor importância, uma pena que é um problemão…
    Mas o engraçado é que a sacola plástica foi inventada pelos norte Americanos…
    Mas eles não usam sacolas plásticas, fazem suas comprar e condicionam em sacos de papel reciclável…
    QUE LEGAL NÃO ACHA???
    Venderam a idéia para os países sub-desenvolvidos!!!
    Muito legal… de verdade!!!

    Sem comentários…

  10. Karinny, seria ótimo se começassem a cobrar as sacolinhas por aqui. Pra muita gente, a melhor conscientização é a que dói no bolso.

    Jaquelina, vi as sacolas e conheci o site graças ao seu comentário – são mesmo lindas! Se eu fosse cliente, gostaria de uma!

    Jorge, faz as fotos com o celular, que já tá bom demais!

    Bruno, Curitiba está sempre à frente, né? Há tempos quero fazer um texto sobre sacos biodegradáveis, oxibiodegradáveis e compostáveis. Vou voltar a ler sobre o tema.

    Bia, nunca tinha pensado nesse lance de ser parada como “ladra”… engraçado que a Denise (dois comentários abaixo) também abordou essa questão no blog dela. Deve ser mais comum do que a gente pensa, mas você tem razão, a nota fiscal existe (também) pra isso.

    Fabio, a praticidade é mesmo inegável, especialmente pra quem não usa carro o tempo todo.

    Denise, não são lindas? Além de contribuir com o meio ambiente, a gente fica charmosa!

    Eric, é verdade, já peguei sacolinhas por mera distração… sempre me arrependo depois.

    João, sucesso com seu novo blog! E faça backups semanais!

    Felipe, é a mania de importar idéias sem pensar se são, realmente, boas. Fast-food é um exemplo disso.

    Neto, eu juro que não plagiei ninguém! Essa questão dos sacos de plástico vem à baila de vez em quando, especialmente em datas como o Dia do Meio Ambiente.

  11. Alegria mor foi ler o post aqui, Lu! Adorei. quanto mais gente falando das vantagens do uso da sacola, melhor. Eu repito a torto e a direito, sem dó, porque acredito que é a repetição que grava a mensagem… haja criatividade para achar novas abordagens. 😀
    bj

  12. Muito bem!
    VOCÊ ACABA DE GANHAR UM ADESIVO (infelizmente plástico, pois ainda não desenvolveram outro material que seja igualmente aderente ao vidro e tão acessível quanto) DA CAMPANHA DE CONSUMO CONSCIENTE DE EMBALAGENS!!!

    “Embalagem.
    A escolha é sua. O planeta é nosso.”

  13. Aqui em Porto Alegre algumas feiras de frutas já não estão dando mais sacolas para as pessoas. Vendem uma dessas mais resistentes por R$ 5,00 ou as pessoas levam sacolas de casa para carregar. Eu não achei muito legal, preferi a idéia de curitiba como um usuário aí postou sobre o saco plástico bio-degradável.

    Eu uso o plástico do supermercado para lixo de casa, mas isso pq vou em um que dão sacolas resistentes e grandes, pois alguns dão sacolas que arrebentam até com o vento ou que caiba apenas uma garrafa de 600ml de refrigerante, dai realmente não dá. Acho que repensar sobre o saco plástico bio-degradável é a solução para os dias atuais, não dá pra voltar tanto tempo atrás, todo mundo sabe o quanto ruim era sair do supermercado cheio de sacos de papel com as compras, não dava pra carregar, rasgava, caía tudo, e sair com sacola de nylon ou de pano, ou mochila, se vai comprar por acaso, tb não é tão prático para todo mundo…

  14. Entendam , as sacolas plasticas jamais deixarão de ser usadas , papel é´árvore e custa ambientalmente e financeiramente o quintuplo das sacolas plasticas .
    Sacolas plasticas , como garrafas pet , pneus , gelareiras , não vão parar nos rios e lagos por conta propria , alguém as jogou ali …esses materias não tem perninhas nem vontade própria …. quem as colocou ali ? os humanos …então o principio de tudo sechama EDUCAÇÃO …. coisa que tbm acho que levará mais de 500 anos para os brasileiros terem se é que vão ter …. sacolas plasticas não tem limites de reciclagem , podem e devem ser recicladas eternamente …hj existe falta no mercado de material para reciclar , onde vcs pensam que eles estão ? nos parachoques de carros , nas proprias sacolas ( dá uma cheiradinha de´ntro delas e notem um cheirinho ou de baunilha ou de amaciante ) não sou contra as sacolas retrnáveis , mais em sã consciência quem é que vai andar com uma bolsa dessa denteo da outra bolsa , elas são enormes e são feitas sabem de que ? PLASTICO RECICLADO , RAFIA ( QUE TBM É PLASTICO ) NÃO EXISTE SACOLA BIODEGRADAVEL , NÃO EXISTE , E O TAL OXI BIODEGRADAVEL É UM ADITIVO PRA ENGANAR TD MUNDO , ELE NADA MAIS FAZ QUE PARTIR O PLASTICO EM MICRO PEDACINHOS OQ TORNA A SUA COLETA PARA RECICLAGEM QUASE IMPOSSÍVEL , MAIS LEVA O MESMO TEMPO , OS TAIS 500 ANOS PARA SE DECOMPOR .
    Se fosse possivel detonar uma bomba nuclear em cima de uma sacola plastica , sabe o q restaria : uma borra de plastico …. ele nunca irá desaparecer …é impossível , sempre vai restar algum tipo de resíduo …portanto , o caminho chama-se EDUCAÇÃO E PRINCIPALMENTE AMBIENTAL . EU NÃO CORTARIA UMA ARVORE PARA FAZER SACOLA DE PAPEL NUNCA … ATÉ PQ O PAPEL SIM VC SÓ PODE RECICLAR NO MAXIMO 3 VEZES DEPOS JÁ ERA …. EDUCAÇÃO ….ESSA É A PALAVRA CHAVE , SACOLAS E ELEMENTOS PLASTICOS NÃO TEM PERNAS NEM VONTADE PROPRIA SE ESTÃO NOS RIOS , LAGOAS BUEIROS É PQ ALGUM IMBECIL OS JOGOU ALI .

  15. Marcus Boller, educação é algo fundamental, sim, mas você precisa estudar mais o assunto. Não falei em acabar o uso das sacolas de plástico. Você, aparentemente, desconhece o método 3R, citado no texto: Reduzir, Reciclar, Reutilizar. Reduzir, entendeu?

    A propósito, minhas sacolas retornáveis não ocupam espaço nenhum no carro e não me incomodam quando preciso levá-las na bolsa. Educação também pressupõe boa vontade para fazer o que é possível.

  16. Prezada ,
    Estou sempre estudando e trabalho com Embalagens a mais de 30 anos .
    Quem colocou no mercado através da ABIEF o conceito dos 3 r”s FUI EU …..
    boa vontade quase td mundo tem , agora EDUCAÇÃO amigo , é de berço e aqueles
    que não a tem precisam ser iniciados nela .
    Vc sabe oq é oxibiodegradavel ? sabe oq é D2W ? se informe , conhece
    resinas produzidas a base de componentes orgânicos ? pelo visto não ? ja
    ouviu falar da Usina Verde ? não né ? …acho que não sou eu que precisa ”
    estudar ” mais sobre o assunto não né ? Plastvida , conhece ? E agora estou
    entendendo seu movimento em prol das sacolas retornáveis …vc as produz
    …tá explicado …mais isso já é objeto de estudos a mais de 20 anos , até
    blocos de motores ja são feitos de plasticos com componentes orgânicos , vc
    sabia ? não né . Se precisar estou a sua disposição no COPPE DA UFRJ .
    Abrçs
    Marcus Boller

  17. saiba tbm que o carrefour acabou de adquirir 2 milhões de sacolas retornáveis da CHINA ao custo de R$ 0,15 centavoas e a está vendendo em suas lojas a R$ 2,OO reais …que mercado heim ? rs
    e lá na china vc sabe qto é o salário mínimo né ?
    u450,OO MÊS…..

  18. E VOULHE FORNECER OUTRO DADO IMPORTANTÍSSIMO :
    O CONSUMO DE POLIOETILENO PARA CONFECÇÃO DE FLEXIVEIS CAIU EM MÉDIA EM 2007 EM TORNO DE 20 % E O AUMENTO DE PRODUÇÃO DE SACOLAS AUMENTOU EM TORNO DE 63 % .
    VOU TE EXPLICAR : MENOS RESINA TA PRODUZINDO MUITO , MAIS MUITO MAIS SACOLAS , PQ OS FABRICANTES AFINAM AS SACOLAS A PEDIDO DOS SUPERMERCADISTAS QUE NÃO QUEREM PAGAR MAIS E COM ISSO VC TEM MAIS SACOLAS COM MENOS RESINA , TENDEU ? UMA SACOLA QUE ANTES PESAVA 5 KG O PACOTE COM MIL , AGORA PESA APENAS 2.KG COM MIL …É MATEMATICA ….AFINOU , FICA MAIS FRAGIL , EM VEZ DE UMA UNICA SACOLA SÃO OBRIGADOS A POR 2 OU ATÉ MESMO 3, FORA O POVO MAL EDUCADO QUE SEMPRE METE A MÃO NUM PUNHADO PRA COLOCAR LIXO EM CASA …QQ DUVIDA ME CONSULTE …VIVO DENTRO DESSAS FABRICAS COMO TE DISSE A MAIS DE 30 ANOS ….
    ABRÇS

  19. Meu caro, guarde sua arrogância e sua sapiência estonteante para quem tem interesse por ela.

    Só para esclarecer: não produzo sacolas retornáveis.

    Todo mundo que defende uma posição precisa levar um “por fora” para fazê-lo? Minha ética não funciona assim, desculpe.

  20. “minhas sacolas retornáveis não ocupam espaço nenhum no carro e não me incomodam quando preciso levá-las na bolsa. ”
    Essas palavras aí de cima são suas e não minhas ….
    E minha sapiência , eu pensei que poderia lhe ajudar , pois vc me mandou ” estudar ” mais a respeto do assunto ou não ?
    Parece que vc é que não está completamente inteirada sobre o assunto e partiu para a agressão verbal , típico de quem não consegue argumentar sobre qualquer assunto simplesmente por desconhecê-lo e sim por que ” na moda ser ecologicamente correto “.
    Vc me parece bem jovem , e ainda terá bastante tempo para evoluir neste assunto sem que se magoe com opiniões contrárias as suas ou mesmo de quem conhece mais a respito deste assunto do que vc.
    Não se magoe , leia, estude , pesquise e se possível for faça a sua parte mesmo …. e garanto a vc que produzir sacolas retornáveis não é nenhuma vergonha para ninguém , muito pelo contrário , é uma contribuição valiosíssima , pq vc se ofendeu por eu achar que vc as produzia ? afinal vc acredita ou não no que está defendendo ? Caso sim , não se envergonhe de participar .
    Um forte abraço sem ressentimentos
    Marcus Boller

  21. Óla,em vez de falar de sacola ecologica no lugar de sacola plastica,porque não educar o povo a aprender a reciclar sacolas plasticas.Tem quem compre plasticos para reciclar. Eu por exemplo vendo papel,latinha,plasticos,pet tudo para uma recicladora do bairro,assim acabo fazendo um dinheirinho no final do mês.Não começa com essa conversa de comprar sacola de pano,que essa não é a saída,

  22. Lu, você está coberta de razão. Não ligue para pessoas arrogantes! Trabalhei com pesquisas na área de embalagens biodegradáveis (biodegradáveis e não oxi-biodegradáveis) e estudando vi que é uma situação muito complexa mesmo. Hoje já não uso sacolas de mercado e nem saquinhos para frutas e verduras porque alguém tem que reduzir o uso. É claro que os plásticos não vão parar em rios e bueiros sozinhos, mas penso que pode ser o meu plástico que pode parar lá através de outra pessoa, por isso aboli completamente. Mando para reciclagem todas as embalagens que utilizo e penso em fazer compostagem dos resíduos orgânicos adquirindo uma máquina portátil que vi num site americano. Carrego na minha bolsa 2 sacolas de pano para ir ao supermercado e ADORO.
    Se ser ecologicamente correto estivesse na moda, este artigo não precisaria existir e todos estariam colocando em prática os 3 R’s. Já que o apelo do meio ambiente não adianta, tomara que seja pela moda mesmo.
    Vamos reduzir sim!! Um abraço.

  23. “Esses, você pode reaproveitar como saco de lixo doméstico.

    “Eu já reaproveito os sacos plásticos como sacos de lixo!”

    Duvido que você consiga reaproveitar todos. Muitos se rasgam no caminho do mercado até sua casa. Outros são pequenos demais. Outros não cabem no puxa-saco e vão direto para dentro do lixo. E por aí afora.

    Se você usa 100% dos seus sacos plásticos para acondicionar lixo, das duas uma: ou você produz lixo demais, ou faz compras de menos.”

  24. Voltando para o comentario acima.

    ISSO ESTÁ ERRADO! Ao usar as sacolas plasticas comuns para armazenar lixo, vc acabou com a possibilidade dela ser reciclada e com a degradação dos residuos organicos contidos nelas.

    EXISTEM SACOS ESPECIFICOS PARA LIXO! USE-OS!

  25. Talvez nem tanto a importância do petróleo usado/consumido na fabricação, mas a destinação das sacolas. SACOLAS VOAM! Inimaginável até onde conseguem chegar. Nem de perto sabemos TODO o mal que causam na natureza. Comecemos, pois, por adquirir aquelas sacolas disponibilizadas pelos supermercados (ainda que tenhamos que fazer a propaganda deles…). RECUSEMOS as de plástico. RECUSEMOS a embalagem de qualquer compra que caiba na palma da mão ou na pasta do colégio, ou na bolsa, ou seja-lá-o-penduricalho que estejamos carregando. DIGAMOS a comerciários, balconistas da RAZÃO de NÃO QUERERMOS A EMBALAGEM, da DESNECESSIDADE dela, ainda que de papel, às vezes! Saibamos dizer NÃO ante a insistência da/do gentil atendente, explicando que “A NATUREZA AGRADECE”! Seremos, inicialmente, UM dentre centenas, milhares, mas a idéia vai difundir-se! SACOLAS PLÁSTICAS VOAM! NÃO ÀS SACOLAS PLÁSTICAS!!!

  26. Discordo da frase “as sacolas plasticas jamais deixarão de ser usadas” (Marcus Boller, 28.06.2008, 10h13). Vários países, inclusive aqueles aos quais os brasileiros não gostariam de ser comparados, JÁ ABOLIRAM O USO, talvez por força de lei somente, ou lei combinada com EDUCAÇÃO e CONSCIENTIZAÇÃO. Aliás, sem uma não ocorre a outra. Atenção com o chamariz e pseudo-praticidade das oxi-bio… Pelo pouco que já li, tendem a causar mais mal do que as comuns, pela rapidez da “degradação” e da incorporação ao ambiente, causando mais DEGRADAÇÃO, além de que V O A M !!!

  27. Gente, o tema é importante, mas, eu por exemplo, preciso de informações para aderir e ajudar. Eu sempre uso as sacolas ´plásticas do supermercado para colocar o lixo, que no meu prédio é reciclado. Quero saber então, o que eu uso para por o lixo da minha residência que seja menos agressivo para o meio ambiente.
    Por favor alguém me retorna com urgência, porque isto tá me martelando na cabeça a meses, e agora quero uma solução.
    obrigada

  28. MARCUS BOLLER, estou fazendo Pós Graduação em Espaço e meio ambiente e meu tema para a comclusão do curso é Educação X Sacolas Plásticas. Vc teria alguma bibliografia para me indicar?

    Qto aos seus comentário comcordo plenamente que o problema está na educação da população.
    Um forte abraço
    Luzia Saldanha

  29. Ai…acho o máximo esse negócio de ecoBag…pena que aqui no meu apto tenho seis gatos que produzem muuuuuiiiiita caca de gato…hehehe…limpo a caixinha quatro vzs por dia para manter higienizada…desse modo acabo usando todas as sacolinhas de súper que levo pra casa…

    já me disseram…ah mas usa as sacolas pra lixo que compra no mercado…mas infelizmente é pior…pq usarei sacolas maiores que contaminam mais…não da pra guardar o saco pra juntar mais caca depois…o cheiro é muito forte…

    bjs

    Josi

  30. estou constantemente na luta… trabalho pela concientização dos meus colegas de trabalho e já criei sacolas retornáveis para duas farmácias em minha cidade…

  31. Aqui em SC na cidade de Xanxerê, 25 supermercados da cidade se organizaram e desde o dia 31 de março estão cobrando pelas sacolas plásticas… ou levam sacolas de casa ou pagam pelas plásticas… Acho q é o tipo de educação q tem q ser utilizada com o povo brasileiro… Para aprender.. tem q mexer no bolso.. senão não adianta.
    Lu. Parabéns pelo blog. muito bom.

  32. Celso Werlang ….. por gentileza cite algum desses países onde as sacolas plásticas são proibidas … só 2 por enquanto …depois te peço 1 só …. NÃO EXISTE !!! QUEM AFIRMA ISSO ESTÁ MENTINDO !!! QUERO O NOME DO PAÍS E LHE MOSTRO SE USAM OU NÃO …1 SÓ BASTA
    ABRÇS
    Marcus Boller

  33. Balzani …ja é tentado isso em td país , sabe oq acontece ? cai o faturamento do supermercado e eles logo voltam a não cobrar e deixam aquelas bolsas vindo da china as ecobags que custam centavos por lá penduradas a venda por 2, 3 reais para quem quiser mudar o mundo ….
    o dinheiro fala mais alto para o supermercado , ngm em sâ coisnciência , vai sair de casa com sacolão , primeiro pq não vai caber tudo , segundo pq não somos educados para isso , terceiro pq queremos sacolinhas 0800 ( que não são , já estão nos preços da mercadoria ) para colocar o nosso lixinho0 de casa .
    att
    Marcus Boller

  34. Marcus, eu cito pra ti. Falando em sacolas finas, é proibido na África do sul, Zanzibar, Ruanda, Quênia, Tanzânia, Somália, Blangladesh, França e Itália com projetos para banir até 2010 e algumas cidades da Índia, EUA, Austrália. E em alguns desses países as sacolas plásticas mais grossas podem ser fabricadas e usadas, mas são tributadas.
    O consumidor compra sacolas plásticas na Alemanha, Irlanda, Dinamarca, Itália, China, Bélgica, Espanha, Noruega, Suíça, Holanda, Taiwan, etc.
    E eu saio de casa com sacolão, sim. Já fui elogiada por funcionários de um mercado aqui que distribui sacolas de pano para clientes. E se eu for usar todas sacolinhas que eu pegaria no mercado para usar no lixo, eu teria umas 30 lixeiras espalhadas pela casa.
    Ah, Xanxerê – SC está de parabéns!!
    Abraços a todos que estão fazendo sua parte pensando no futuro do planeta.

  35. gostaria muito de para de usar sacolas plasticas para colaborar com o meio ambiente porém vem um dos grandes problemas, onde vou colocar o lixo? como vou ensacá-lo sem saco… não consigo pensar em nada e o pior que na minha cidade não tem coleta seletiva muito menos depósito d reciclagem…

  36. Todo mundo falou falou, brigou, brigou e ninguém deu uma resposta a colega acima, o que fazer para acondicionar o lixo? Aqueles famosos sacos de lixo preto são ecologicamente corretos.
    Minha opinião, acho um absurdo o supermercado cobrar a sacola, pois sempre já está embutido na mercadoria.
    Deveriam sim fornecer gratuitamente as sacolas retornáveis comprovando um valor em compra, algo assim e agora sabendo que aproveitam para ter muito lucro, fico mais revoltada aqui.
    Eu quero também aderir a ideia e pensando aqui como fazer…
    No Pão de Açúcar daqui de Campinas após as tentativas de sacolas retornáveis; da distribuição de sacolas plásticas recicláveis, agora estão oferecendo aos clientes caixas de papelão. Achei a idéia interessante, pois as caixas poderão ser levadas outras vezes e não terão custo financeiro. Agora lendo o quanto é alto o custo do papel para o meio ambiente repensando aqui nas alternativas…encontrarei as minhas!!!!

  37. Não é tão simples assim. Na verdade, o problema é as pessoas não jogarem o lixo no lixo e consumirem feito “desesperados às portas de uma hecatombe”. Já viu quanta comida é desperdiçada, que morre apodrecida na geladeira?

  38. Se não aprovietar as sacolas de supermercado para acondicionar o lixo, teremos que comparar os sacos plástico, então, qual é a diferenã????
    Parece-me que os comerciantes estão mais preocupados em economizar com as sacolas plásticas e os que vendem sacos de lixo, é claro, querem vender mais….
    Não percebo preocupação alguma com o meio ambiente.
    Falta sim, educação às pessoas para não jogar lixo nas ruas, mas tbm faltam ações governamentais de destinação do lixo….

  39. É isso aí Silvana! Concordo plenamente contigo! Faço compras regularmente no supermercado e procuro aproveitar 100% das sacolas que recebo para acondicionar o lixo: seco(separados em papel, plásticos,metal,vidros) e orgânico. Economizo meu dinheiro não comprando sacos para lixo (que, suponho, são feitos com o mesmo material das sacolinhas), se algumas rasgam ou são pequenas coloco-as no lixo seco, juntamente com os sacos do arroz, frios, leite, garrafas pet e milhares de outros, que facilitam a vida da população urbana (maioria no nosso país)que não encontra onde comprar arroz a granel, frios fatiados embrulhados em papel (ahrg!), leite e refrigerante em garrafas de vidro. As sacolas de plástico me facilitam a vida pois não tenho carro (não contribuo com a poluição do ar e aquecimento global)nem uso bolsa pra carregar sempre uma sacola de pano. O importante é questionar o porquê das nossas decisões, se são mesmo nossas ou foram vendidas a nós (moda, interesse comercial,…). O planeta está sempre se renovando por si só, cuidar do meio ambiente não quer dizer “salvar o planeta” e sim “salvar nossa pele” pois quem se ferra somos nós se não pensarmos profundamente nas nossas atitudes. Continue usando sim as sacolinhas de plástico, mas com consciência. Vejo muita gente por aí (jovens e velhos) jogando lixo pelas ruas, pelas praias, pelos parques. Isso sim é nojento!

  40. Em tempo: Pensem bem. Não adianta sai por aí desfilando com a sacolinha de pano da moda (que o dono do super mercado te vendeu dando risada pois vai economizar suas sacolinhas plásticas e ainda arrajou mais um produto para ser consumido) achando que fez sua parte, se você foi fazer compras de carro, se comprou sucos, leite em embalagens tetra pak (reciclagem cara e com alto consumo de energia para separar o papel do plástico e do alumínio), refrigerantes em garrafas pet (preço muito baixo para catadores), iogurtes e margarinas (você sempre lava as embalagens com água e sabão antes de coloca-las no lixo reciclável? Haja vontade, água e sabão, pois se não for a sua será a do reciclador) e sacos para lixo (do mesmo material das sacolinhas, porém vendidos e bem caro). Pare o carro numa comunidade carente, daquelas que ocupam áreas de preservação e perifiria dos núcleos urbanos, que geralmente vivem da catação do lixo para reciclagem e observe o que é feito do lixo deles. Quem dera eles o acondicionacem em sacolinhas de super mercado. Tente ensinar isso a eles e depois pare o carro na prefeitura de sua cidade e peça um serviço de coleta de lixo regular naquela comunidade. Aí sim, você comtribuirá e dará um bom uso ao seu carro.

  41. “Se você usa 100% dos seus sacos plásticos para acondicionar lixo, das duas uma: ou você produz lixo demais, ou faz compras de menos.” e chama os outros de arrogantes?
    o que tu sabe da vida dos outros? eu consigo reaproveitar 100% das sacolinhas que levo pra casa e consumo (compro) extamente o suficiente e necessário.
    E aí, qual é o problema se eu faço compras de menos? esse é o teu melhor argumento?
    E quando o outro leitor apresentou argumentos d everdade, tu passou pra agressão. típico de qualquer ecochato.

  42. Até que em fim alguém concorda com o pensamento do pessoal aqui de casa!
    Podemos estar preocupados e agir para a preservação do meio ambiente, mas com coerência e analisando bem as propostas. Será que os “ecos agentes” que expuseram seus argumentos não percebem que estão sendo usados por interesses comerciais? Se eu fosse dono de supermercado estaria muito feliz, pois com essa nova lei passaria a economizar com as socolas plásticas e ainda lucraria com a venda das ‘ecológicas’, e os fabricantes de sacos de lixo então! quanta felicidade! Grandes vendas à vista!! Os “ecos agentes” já se preocuparam em escolher melhor os produtos que compram? Já pensaram, por exemplo,que o creme dental não precisaria da caixa de papelão? Vamos pensar em coisas que realmente façam efeito e sentido, pois substituir sacola do supermercado por saco de lixo, para o meio ambiente não faz diferença alguma.

  43. É isso aí gente! Usando a cabeça para pensar, podemos mudar e salvar nossa pele. Sim, pois o meio ambiente somos nós! Pense sempre: onde se lê e se ouve “Salvar o Planeta”, entenda “Salvar nossa pele”, pois o planeta, independente de nós, existe e continuará existindo..a natureza sempre renasce..as espécies é que se extinguem..estamos a segundos no relógio da existência…Então, vamos ser mais conscientes, desfrutar com consciência! Reciclar, selecionar, separar…NÃO PELA MÍDIA NEM PELA MODA..pela cabeça!!..Vamos lá, “eco agentes”, usar a cabeça!!!

  44. Olá, eu trabalho em supermercado, e qdo passa clientes em meu caixa eu ofereço sacolas ecologicas… 80% dos clientes ainda não tem a boa consciencia de reduzir sacolas plastica…apenas 20% dos clientessentem a necessidade de colaborarem com o planeta…
    Ouço cada absurdo… que da ate vergonha de ser brasileira…de ver como noça nação é pobre de cultura..apegada com coisas praticas,não se preocupam com o q esta acontecendo…mas mesmo assim não desisto …ate qdo eu existir farei minha parte…mas o que melhor seria é que o Kassab colocasse em vigor a nova lei-proibir sacolas dos supermercados e dos (comercios) em geral.Ecologistas…entremos em ação de verdade…o planeta está gritando por socorro, e os ouvidos não escutam o que é preciso!!!São Paulo precisa dar seu passo…

  45. mto bom! eu utilizo sacolas d TNT e sarja e realmente
    são bem mais úteis além do bem q fazem ao nosso meio
    ambiente. vamos repassar a idéia com certeza!

  46. Bem bacana o assunto, mas te digo muitas pessoas ainda acham que isso tudo
    é golpe publicitário. Muito poucas levam o assunto a sério. Mas vai uma dica aqui nos supermercados próximo de casa custa R$ 1,99. Eu ainda uso
    para guardar livros e alguns coisas que já não vou usar mais. ” Você pode
    não consertar o mundo, mas tenha certeza de uma coisa com pequenas atitudes você consegue fazer a diferença.
    Beijos…….

Comments are closed.