Segundo o método FlyLady, a cada semana do mês corresponde uma parte da casa que receberá uma limpeza detalhada. Na Semana 3, é a vez da Zona 3 que, no meu caso, representa o banheiro social e o da suíte.
Além dessa limpeza mensal, uso a técnica do swish and swipe duas vezes por semana.
A lista abaixo é apenas uma sugestão. Faça a sua segundo as necessidades e particularidades da sua casa. Além das tarefas da lista, incluo uma limpeza detalhada no chão, com atenção aos cantos e eventuais manchas
Conforme realize as tarefas, marque na sua lista ou planilha para não se perder durante a semana. Guarde a marcação até o próximo mês – assim, verá se algo não foi feito e dará prioridade à tarefa.
- Destralhar.
- Limpar cantos e quinas.
- Limpar janelas.
- Limpar armários pelo lado de fora.
- Limpar interruptores.
- Limpar as prateleiras mais usadas.
- Limpa-limo nos boxes.
- Limpar os vidros dos boxes
- Limpar as paredes.
- Limpar os cestos de lixo.
- Limpar espelhos.
- Limpar lâmpadas.
- Lavar bancadas.
- Sabão em pó nos ralos das pias e dos boxes.
- Lavar roupas de banho.
- Lavar roupas de vestir
Observações:
1. Meu destralhamento, como já expliquei, não é diário (embora eu o recomende fortemente se você está começando. Uma vez por semana, olho em volta da Zona correspondente e tento eliminar ao menos um objeto.
2. Limpo os cantos e quinas (junções de paredes e destas com o teto) com um espanador de penas.
5. Além de acumularem pó, interruptores tendem a encardir se não são limpos com frequência.
7. Só uso limpa-limo no chão e nos cantinhos junto ao ralo do chuveiro. Nas paredes, aplico um pano úmido em solução de água, vinagre e detergente para prevenir a formação de limo e remover restos de sabonete, xampu e condicionador.
8. Nos vidros de blindex, aplico a mesma solução de vinagre e detergente e finalizo com limpa-vidros.
9. Limpo as paredes com a solução de água, vinagre e detergente.
12. Limpo as lâmpadas com o espanador de penas.
13. Lavo as bancadas com uma solução de água e sabão de coco.
14. Essa foi uma dica que um encanador/desentupidor me deu: meio copo americano de sabão em pó de qualidade (porque dissolve melhor a gordura) nos ralos de pias, tanques e chuveiros uma vez por mês. Despeje, abra a torneira e deixe escorrer um pouco. O sabão dissolve a gordura da louça, do corpo, o detergente e o sabonete que se acumulam. Isso ajuda a prevenir entupimentos.
15. Às vezes preciso lavar as toalhas de banho novamente em algum outro ponto do mês. Essa marcação fixa é sempre usada, mas nem sempre é a única.
16. Lavo as roupas de vestir (em contraponto às roupas de banho, cama e mesa) duas vezes por mês para garantir carga cheia na lava-e-seca. Para sua família, pode ser necessária uma frequência maior.
Lu,
Algumas perguntas:
1. Qual a proporção da solução de limpeza com o vinagre?
2. Qual limpa-limo você usa?
3. Você tem uma ordem pra limpar as coisas? Tipo: de cima pra baixo, chão primeiro? Baixo pra cima?
Que eu me lembre é só!
Beijo
@Carol, eu já devia ter feito um post sobre as soluções caseiras de limpeza… como está atrasado, aqui vai a proporção: 120 ml. de vinagre, 360 ml. de água (ou seja, 1:3) e 5 ml. de detergente líquido.
Uso o X14 Limpa-Limo. Como eu disse, nem uso muito. A solução de vinagre aplicada uma vez por mês já combate a formação de limo (pelo menos aqui em Brasília, onde o tempo seco nos ajuda, né).
Limpo de cima para baixo, assim o pó tende a ficar no pano/espanador, ou vai para o chão, em vez de cair sobre outra superfície. As quinas superiores (junções do teto com a parede) e as lâmpadas são limpas sempre antes de eu limpar o chão.
Bjo 🙂