Depois que você vicia em internet, não resiste a dar uma espiada em toda e qualquer aplicação online de que ouça falar. A maioria delas acaba esquecida em uma semana, ou mesmo em poucas horas, e o interesse pula para a seguinte. As causas do esquecimento são várias: alguns sites são feios ou não são intuitivos ou, ainda, são pouco interativos; outros são simplesmente inúteis aos interesses pessoais.
Uma vez ou outra, porém, surge aquele serviço surpreendente: um site bonito, uma curva de aprendizado pequenininha e recursos pra lá de interessantes. É o caso do Pandora Internet Radio, um paraíso na terra para quem gosta de música e passa horas na frente do computador: um serviço online com um repertório de mais de meio milhão de músicas online com uma ótima qualidade de conteúdo e de forma.
A grande diferença do serviço para outras rádios online é a forma como o conteúdo é oferecido: você escolhe um artista, ou uma música, para dar o pontapé inicial – a partir daí, Pandora começa a apresentar outras músicas que sigam o mesmo estilo e que acha que você gostará de ouvir – e quase sempre acerta! Assim, a inovação do serviço é esse elemento surpresa, que leva à descoberta de ótimos artistas dos quais você nunca tinha ouvido falar. Não é à toa que o lema do projeto é “Can you help me discover more music that I’ll like?”.
Você pode criar diferentes rádios para diferentes estilos – basta começar cada rádio com um artista do ritmo que deseja. Assim, uma rádio que comece com Legião Urbana levará o nome “Legião Urbana Radio” e apresentará outras bandas de rock – aí, é só mudar o nome da rádio para “Rock”, por exemplo, e ir refinando seu estilo, mostrando a Pandora do que você realmente gosta a cada nova música.
Depois de um tempinho ouvindo, o site pede registro, que é gratuito (também existe uma versão paga). O único detalhe é que, devido às regras de direitos autorais adotadas pelo projeto, por enquanto é preciso morar nos Estados Unidos para registrar-se. Para fazer esse controle, o registro pede um CEP norte-americano (“zip code”) – nada que uma prece a São Google não resolva em meio minuto.
O nome do serviço, claro, diz respeito à Pandora da mitologia grega, que foi agraciada pelos deuses com diversos dons, inclusive o da música. Além disso, ganhou uma caixa que não deveria ser aberta sob circunstância alguma. Muito curiosa, Pandora não resistiu e abriu a caixa, derramando sobre o mundo todos os seus males, ficando no fundo do recipiente apenas a Esperança. Como os criadores do Pandora Internet Radio fazem questão de lembrar, no entanto, neste projeto a curiosidade é muito apreciada – e a Esperança continua por lá…
O Pandora Internet Radio ganha do seu primo, o Last.fm, pela enorme praticidade de uso e pelo visual atraente. Também o supera por trazer grande quantidade de músicas brasileiras, uma felicidade para mim, que nunca encontrei uma música nacional conhecida no Last.fm que tocasse por mais de trinta segundos. O Pandora só não é uma boa para os apreciadores de música clássica, já que ainda não abrange o estilo.
Para mais informações sobre o projeto, nada melhor que ler as perguntas frenqüentes lá no site.
Quem deu a dica do serviço foi a Jess no seu ótimo blog, o Crash Tester. Ela também escreveu um artigo em que explica o serviço e fala da “mágica” que possibilita ao Pandora sugerir outras músicas que agradem ao usuário e acertar em cheio tantas vezes: o Music Genome Project.
Como a moda, hoje em dia, é rede social e troca de idéias, você pode saber o que tenho ouvido visitando meu perfil no Pandora.
E você, descobriu algum serviço online interessante nos últimos tempos?
De musica clássica eu sei que tem algumas coisas natalinas do Tchaikovsky. Não tem mais nada além disso?
Eu ainda fico com o Soundpedia 🙂
Oba! Gostei. Tinha visto esse site na tela de alguém aqui do trabalho e fiquei curioso. Bem legal…
Mas as bandas que procurei algumas não achou, e algumas que achou trouxe umas músicas totalmente toscas, mas basicamente pq eu coloquei umas bandas bem desconhecidas.
Com as mais famosas ficou bem legal 🙂
Abraço.
Lu,
Gosto de internet e muito mais de músicas.
Uso o Last.fm, mas já estou aqui comentando e ouvindo o RHCP no Pandora.
Ótima dica!