Este artigo é a segunda parte da tag As 10 Melhores Séries de Todos os Tempos.
“O espaço, a fronteira final. (…) Audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve.”
Lembra que falei que desde 1991 uma série não mexia tanto comigo quanto House? Pois então. Conheci Star Trek naquele ano, quando a falecida TV Manchete reprisou as duas primeiras temporadas da série clássica, além da primeira temporada de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (Star Trek: The Next Generation). Eu tinha uns 12 anos e, enquanto minhas amigas sonhavam com o Tom Cruise ou com o Brad Pitt, eu suspirava pelo Spock (certo, pode rir).
O destaque da série é o relacionamento entre Kirk, Spock e McCoy, que já rendeu tratados. As filhas de ST:TOS, por melhores que sejam, não conseguiram reproduzir essa sinergia entre seus protagonistas. A Nova Geração foi, inclusive, alvo de duras críticas por privilegiar a exploração do espaço em detrimento da exploração das personagens, corrigindo-se ao longo das suas sete temporadas. A fórmula do trio original, porém, jamais foi igualada.
Outra constante era a luta pela destruição de preconceitos e estereótipos. A série apresentou o primeiro beijo inter-racial da televisão norte-americana, além de incluir um japonês, um russo e uma negra em seu elenco principal – isso pouco após a Segunda Guerra Mundial, em plena Guerra Fria e poucos anos após o fim dos ônibus com assentos separados para brancos e negros no estado do Alabama.
Star Trek rendeu-me boas amizades e ótimos momentos de diversão, numa era pré-internet, em que os encontros aconteciam ao vivo e a comunicação à distância valia-se das velhas cartas.
Personagem Favorito
Sr. Spock (Leonard Nimoy), o meio-vulcano que prima pela lógica e controla suas emoções.
Cenas Inesquecíveis
Em The City on the Edge of Forever (A Cidade à Beira da Eternidade, primeira temporada), considerado por muitos fãs o melhor episódio da série, Kirk precisa deixar que sua amada, Edith Keeler, morra para que o curso da História seja restabelecido. McCoy, que ainda não sabe disso, tenta salvá-la de um atropelamento; Kirk o impede, retendo-o e, ao mesmo tempo, abraçando o amigo em busca de consolo.
Em Amok Time (Tempo de Loucura, segunda temporada), Spock pensa ter matado seu capitão e amigo, James Kirk. Pra variar, o dr. McCoy interveio a tempo e salvou a vida de Jim. A cena em que o primeiro oficial descobre que Kirk está vivo é impagável: Spock agarra Jim pelos ombros, gira com ele e abre um sorriso de orelha pontuda a orelha pontuda – ou seja, faz tudo que um vulcano jamais faria, externando sua alegria por ver o amigo vivo.
Saiba mais
- Jornada nas Estrelas: A Série Clássica – Trek Brasilis
- STARTREK.COM – Site Oficial (em inglês)
- Star Trek: The Original Series – IMDB (em inglês)
Olha, voce pegou a cena perfeita: O sorriso espetacular do Spock. Assisti esse episódio qdo era criancinha e nunca esqueci.
PRA MIM A SERIE STAR TREK É A MELHOR;;; BJS
Estou vendendo coleção de fitas vhs originais americanas da série original star rek, bem como da feiticeira e o piloto da série perdidos no espaço!
Contatos atraves do e-mail cv.checchia@uol.com.br!
Abraço
Carlos
Ai, Lu, é a primeira pessoa que ouço (leio) que também suspirava pelo Spock. Eu me apaixonei por ele desde a primeira vez que o vi.Até hoje, sou vidrada nele.
Amei o post! E que sorrisão do meu (nosso) Spock,hein, hheheheheh.
beijo,menina
Luciana, vc conheceu os filmes de longa metragem ? Do star trek ?
Acho que são 6. Tenho 2 deles e gostaria de ter os outros. Sabe onde encontrá-los ?
Kirk, McCoy e Spock
três grandes energias
uma delas não esta mais entre nós
mas sempre será lembrada.
Abraço de seus grandes fãs
Arli e Nilton
foi a melhor serie star trek mas não gostei da nova geração
onde assisto online a serie classica
pra mim o melhor seriado de todos os tempos
Nossa! Então não sou louca. Também suspirava pelo Spock
Hahahahaha, ou somos duas loucas, @Natália. 😛