Já coloquei no blog uma receita de picles e tenho engatilhadas mais duas conservas para compartilhar. Independentemente do preparo, contudo, há sempre uma regrinha básica a ser seguida: o vidro que receberá a conserva precisa ser esterilizado para que ela dure mais.
Aí surge a dúvida: como esterilizar um vidro de conserva?
Lavagem prévia
Antes de mais nada, lave muito bem o vidro e a tampa. Se for reaproveitar embalagens, retire o rótulo (se precisar, deixe de molho em água quente para que a cola amoleça). Marcas de lote e validade diretamente no vidro saem facilmente com o lado áspero da bucha.
Verifique o estado da tampa: se for de metal, certifique-se de que não há pontos de ferrugem. Se houver borracha de vedação, confira se está em bom estado – se estiver rachada ou desmanchando, é melhor tirá-la fora de uma vez.
Enxágüe bem o vidro e a tampa para eliminar qualquer resquício de detergente.
Esterilizando no fogão
O vidro: no fundo de uma panela, coloque um pano limpo dobrado. Sobre o pano, apóie o vidro (ou os vidros, se a panela for grande o suficiente). Encha com água – o vidro também deve ser preenchido, e deve permanecer aberto. A panela precisa ser alta o suficiente para que a água cubra todo o vidro. Leve a panela ao fogo alto. Espere ferver e marque 20 minutos.
A tampa: se for de metal, a tampa pode ser levada ao fogo junto com o vidro. Se for de plástico, coloque-a na água fervente apenas durante os últimos 5 minutos.
Espere a água da panela esfriar um pouco antes de tentar retirar o vidro, a não ser que sua cozinha seja equipada a ponto de ter pinças próprias para retirá-lo.
Esterilizando no forno
O vidro: se você não tiver uma panela grande o bastante para comportar o recipiente da futura conserva, pré-aqueça seu forno em temperatura alta, coloque o vidro dentro de uma assadeira e leve ao forno por 20 minutos.
A tampa: tampas de plástico ou com vedação de borracha correm o risco de derreter no forno. Esterilize-as usando uma panela de água fervente. Tampas de plástico ficam na fervura por 5 minutos; tampas de metal, por 20 minutos.
Método Tabajara
Antes de aprender sobre a esterilização pelo forno, e como não tinha uma panela grande o suficiente para meus vidros, eu costumava, simplesmente, jogar água fervente sobre os vidros e as tampas muito bem lavados, até que transbordassem. Depois de uns 15 minutos, escorria a água e considerava o vidro “esterilizado”. Embora não seja a forma correta, essa saída estratégica pela esquerda mantinha minhas conservas por uns três meses (sempre dou cabo delas antes disso).
Dicas Finais
O vidro e a tampa devem secar ao natural, para evitar os fiapos do pano de prato.
Não apóie o vidro quente diretamente sobre uma superfície fria, pois ele pode trincar.
Algumas conservas só podem ser montadas após o vidro esfriar. Tenha paciência e siga corretamente as indicações de preparo, para não comprometer o resultado.
Saiba onde comprar potes de vidro para conservas e compotas.
Adquira livros com receitas de conservas e compotas.
Ah Lu, nessa você me pegou. Detesto conservas. E coisas desidratadas, sabe tomate seco? Pois é, detesto…rs. Mas é claro que posso guardar outras coisas em vidros esterelizados, doce de abacaxi da vovó, por exemplo ;-).
Já falei que adoro, no finalzinho de cada post o “leia também”. Agora tá ali, “leia também: obrigada, seu ladrão”. Com certeza tudo a ver com conservas e vidros…rs. Adoro!
Bia, eu adoro tudo isso, inclusive doces, compotas, geléias… e os vidros tem 1.001 utilidades!
Esse “leia mais” é divertidíssimo, mesmo. Às vezes, releio os artigos só para entender como o plugin chega a algumas indicações! 😛
É possivel conservar molho de tomate fora da geladeira? Qual seria o melhor método sem a utilização de conservantes, e por quanto tempo o molho estará bom para consumo sem riscos e sem perder as qualidades nutritivas?
Olá Lu…. Também tenho uma amiga que se chama Lu. Trabalhamos com massas e conservas, principalmente molho de tomate.Preciso saber se depois de esterelizar os vidross, após o preenchimento com o molho, temos que ferve-los novamente???
Obrigada Beijos
Sorocaba
Vera, para consumo doméstico não é necessário. Minhas conservas ficam na geladeira e duram meses. Já ouvi falar dessa técnica e imagino que ela seja indicada quando você pretende vender a conserva mas, realmente, não tenho certeza.
Oi Lu, sou eu novamente. Preciso saber, também , conforme a Debora, se depois de seguir todas as regras de como esterilizar, posso deixar os vidros de tomate fora da geladeira, e quanto tempo????
Molho de tomate é um produto altamente perecível e que perde rapidamente suas propriedades nutritivas. Basta ver como uma lata de molho de tomate industrializado (e cheio de conservantes, portanto, para durar mais) estraga em poucos dias após aberta, mesmo em geladeira.
Aconselho que consultem uma nutricionista para informações precisas sobre tempo e modo de conservação de molho de tomate.
Lu, obrigada pelas respostas…. ,acho que o melhor mesmo é conserva-las em geladeira.
Será que você sabe como fazer aquele famoso doce de figo “rami” ??? Acho uma delícia,porém algumas técnicas que utilizei, os figos ficaram muito bons, mas a calda não ficou caramelizada como os da latinha…. Obrigada Vera
gostaria de saber onde comprar vidro e tampa para compotas, docês caseiros.
olá Lu,
por favor, vc pode passar receita de conserva de pimenta, e também onde comprar embalagens/vidros para a conserva??? estou em SP/SP…
mt obrigada,
abs,
clau
2 dicas interessantes…
1- Microondas não serve para esterilizar!!! Já vi gente fazendo isso, inclusive na faculdade para esterilizar material, mas o que as pessoas não sabem é que a água que é esquentada no microondas tem que ter um tamanho maior do que o comprimento de onda do microondas… Bactérias e fungos possuem tamanho muito menor, então nem são atingidos pelas ondas… Se você ligar o microondas com uma formiga dentro verá que ela nem sentirá cócegas…
2- Jogar água fervendo dentro do cano de PVC todo dia deforma o cano, principalmente nas junções. O melhor é sempre jogar água quente na pia com a torneira aberta. O encanador agradece!
Abraços!
Jonny, valeu pelas dicas extras. 🙂
lu, adorei tudo, e falando de potes, gostaria de saber como comprar potes de 2 e 3ml de conservas,com tampa de plastico, trabalho com artesanato e estou,com grande dificuldade de encontra-los por um bom preço, tenho comprado quando acho em lojas de 1.99 no valor de 2,00 a 3,oo reais.Entrei em alguns site mas so os encontro acima de 6,00, o que para mim se torna um valor alto, já que vendo meus trabalhos num valor de 10,00 a 12,00 reais
Gostaria de saber porque as minhas coservas de pepino não dão certo, ficam mole.
Desde de já muito obrigado
Lu,
Faço conservas há anos, e desde que aprendi que não se reutiliza tampas, mas adquire-se tampas novas, reciclando apenas os vidros, nunca mais perdi um vidro sequer por causa de contaminação.
Preparo o molho de tomate para o ano todo, compotas de figo e laranja, geléias diversas, milho verde, etc.
Só não consegui um modo de conservar os tomates secos fora do freezer… Se tiver alguma dica, agradeço.
Eli
ola pessoal eu gostaria de saber onde compro tampa para vidros de palmito com um preço bom ????
Depende da cidade onde vc mora…
pessoal qual a melhor receita para o jantar de domingo?????
vitor
Imaginando que você tem toda uma semana pela frente, e que segunda-feira é o pior dia para se acordar, nada de pratos pesados (frituras ou coisa muito gordurosa).
Eu optaria por uma sopa ou uma pizza, mas sem ser de 4 queijos! rs rs
Olá sou de Barreiras-Ba,se possivel me dar algumas dicas necessárias sobre conserva como por exemplo,higiene,modo de preparo,validade dentre outros,ja atuo na área estou me preparandp para me profissionalizar no ramo.
Desde já agradeço a atenção.
Olá, eu procurei muito na net e não encontrei uma receita para eu preparar “filés de anchova em conserva”. Alguém poderia me ajudar? Gostaria de saber também se os “filés de anchova em conserva” é o mesmo que “alitche”. Agradeço alguma ajuda.
Olá, boa tarde.
Faço conservas a algum tempo. Vi uma colocação sobre conservar tomates secos fora do freezer. Para isso é preciso saber qual a composição do líquido que envolve os tomates secos e como ele foi preparado. Se for azeite, que é o mais comum, ele tem que ser aquecido, quase a ponto de fervura, e depois despejado sobre os tomates, já no vidro, e em seguida o vidro deve ser tampado e pasteurizado.
Após aberto o vidro não tem jeito, tem que ser na geladeira mesmo.
Em breve vou colocar aqui uma fórmula de antepasto de pimenta, que pode ser degustado com pães, izzas, lanches, etc, pois não pe muito picante. Um abraço a todos.
Feliz Ano Novo a todos!
Preciso de ajuda dos amigos do Dia de Folga, se a Lu me permitir o pedido.
Estou sem trabalho desde novembro e já está ficando um pouquinho difícil de achar tanto pela minha idade (47), como pelo próprio mercado de trabalho que na minha área está retraído.
Tenho pensado agora em trabalhar em casa no lugar que mais gosto que é a cozinha. Escolhi fazer compotas, geléias, conservas de legumes e preciso de orientação, dicas de cursos ou livros. Vi que alguns amigos que responderam são bem experientes e se quiserem me ajudar, eu agradeço.
Bjs a todos
Ola gostaria de saber onde compro tampas e vidros para conserva, tipo o de palmito
obrigada
Olá, gostaria de saber qual o próximo passo depois de esterlizao o vidro, vi não lembro a onde o vidro de bouca para baixo sendo fervido. alguém poderia me dar todo o processo de conservação, – Grata. Ha, fiz abobora em pedaços, eles tem que ser colocado no vidro com calda ou podem ir sem a calda – è que os meus ficam com pouca calda.
lú, adorei conhecer o DIA DE FOLGA, as dicas de esterilização são as mesma que já sabia, portanto acho que venho fazendo a coisa certa, só não sei se por quanto tempo durariam minhas conservas pois quase sempre são logo consumidas. faço chutney de manga, geléia de pimenta c/ laranja, abacaxi c/ pimenta e hortelã, frutas vermelhas c/ vinho e mel que fazem muito sucesso, só que é tudo sem receita, nunca fica uma igual a outra. um abraço silvia ( estou aprendendo a ser uma internauta )
Cara Lu, faço conservas há algum tempo e vendo para amigos. Fazem sucesso porque estou sempre inventando alguma coisa diferente. Agora surgiu a oportunidade de vender para um bar/restaurante aqui no Rio de Janeiro. Para isso, vou precisar padronizar os vidros, pois vou utilizá-los em quantidade maior (sempre usei vidros que esvaziam, meus e de amigos que me dão). Vi o seu link de “onde encontrar vidros”, mas não quero conjuntos. Preciso de vidros simples, com capacidade entre 250 e 500g/ml. Por acaso você sabe onde posso encontrá-los? De preferência aqui no Rio, mas se só souber em outra localidade, faço e contato e vejo se é viável. MUUUIIITO obrigada. Fico aguardando uma resposta. Um abraço, Yolanda.
Olá,
Alguns amigos tem sugerido que eu venda as conservas que faço de vez em quando (tomate seco, berinjela e abobrinha recheada com tomate seco). Como definir o prazo de validade?
Cara Lu.
Estou a procura de vidros de 300 ml para acondicionar conversas e compotas.Estou utilizando as doações que meus amigos(as) me fazem.
Não sei onde encontrar aqui em Porto Alegre. Alguém pode me ajudar.
Muito grato a você e a todos os leitores.
Comentários:
yolanda says:
Wednesday, 05.08.09 at 13:19
Cara Lu, faço conservas há algum tempo e vendo para amigos. Fazem sucesso porque estou sempre inventando alguma coisa diferente. Agora surgiu a oportunidade de vender para um bar/restaurante aqui no Rio de Janeiro. Para isso, vou precisar padronizar os vidros, pois vou utilizá-los em quantidade maior (sempre usei vidros que esvaziam, meus e de amigos que me dão). Vi o seu link de “onde encontrar vidros”, mas não quero conjuntos. Preciso de vidros simples, com capacidade entre 250 e 500g/ml. Por acaso você sabe onde posso encontrá-los? De preferência aqui no Rio, mas se só souber em outra localidade, faço e contato e vejo se é viável. MUUUIIITO obrigada. Fico aguardando uma resposta. Um abraço, Yolanda.
Nene says:
Wednesday, 15.04.09 at 10:10
Ola gostaria de saber onde compro tampas e vidros para conserva, tipo o de palmito
obrigada
estou procurando vidros para conservas e doces,pode me indicar algum endereço? obigada .Achei muito interessante este site.
Lú, por favor gostaria de saber se voce conhece uma forma de lavar e esterilizar potes para doce,em grande quantidade. Te agradeço.
Vagner
Fortaleza- Ceará.
Oi Lu,
fiz curso de conservas e o procedimento p/ conservação fora da geladeira por 3 ou 4 meses é igual ao seu até o final da fervura dos vidros, mas , depois dos vidros cheios, coloco -os submersos numa panela c/ agua sobre pano de prato dobrado e fervo por meia hora. Aí, tiro os vidros da panela e coloco-os de cabeça para baixo sobre pano de prato até esfriar. Se vazar não pode ser utilizada p/ conserva.
É importante que os vidros estejam bem secos quando vão receber o alimento, costumo seca-los no forno depois da fervura.
Gostaria de saber onde consigo comprar tampas para os vidros de conserva, pois tenho muitos vidros e como a tampa enferruja, acabo colocando no lixo.
Obrigada,
Elis
Boa Tarde, preciso comprar pote de vidro, pois comercializo pimentas e temperos, é nacessario com tampa plastica
Obrigado
Cidinha
desculpe não complementei o assunto, endereços e sites se possivel,
Att Obrigado
Boa Tarde,
gostaria de saber onde posso comprar, aqui em Brasília, potes para conservas e doces.
obrigada,
alice perpetuo
Vendo vidros para conservas, maiores informações entrar em contato pelo e-mail alison_pedroso@hotmail.com
Olá, boa tarde ? quero que me dê uma dica sobre salada de frutas, quero saber como faço para conservar a laranja na salada , pois elas quando colocadas ficam com um há de amargo . õ que faço para que isso não aconteça ? obrigada!
Oi Lu pode por favor me dizer onde encontro vidros simples para conserva em brasilia? obrigada
Oi Lú, Como vai? adorei seu site. Gostaria de saber como posso comprar vidros para conserva de tampa metálica, de 500ml com preço ótimo.
Obrigada.
Estou aguardando com muita urgência a sua resposta! Obrigada.
Opa! Gostei do site…
Estou querendo aprender fazer conservas e esse site é uma fonte de informação preciosa.
Parabés a Lu e toda a equipe que alimenta esse veículo de comunicação e informação.
Ah, quero aprender para uso em casa com os amigos e depois talvez num futuro boteco que pretendo abri.
Aproventando: Qual a conserva mais apreciada em boteco tirando a batatinha?
Um grande agraço
Li aqui quase tudo sobre esterilizar vidros. Como moro num país onde quase todas as donas-de-casa fazem geléias e marmeladas em casa (menos eu!hihihi), aprendi muito com a minha sogra.
Esterilizar no fogão –
Coloque os vidros num panelão bem grande e cubra-os com água fria (não há necessidade de pano de prato no fundo da panela não, ele só serve para que os vidros não batam uns nos outros). Depois que a água ferver, deixe “cozinhar” uns 15 minutos mais.
Depois retire um a um e coloque-os emborcados em cima de um pano de prato limpo e úmido. Na hora de colocar a geléia quente, deixe os vidros em cima desse pano úmido, assim evita-se que estourem na hora que colocar a geléia quente.
Esterilizar no microondas –
Encher os vidros pela metade com água quente, colocar no microondas e ligar em 600 Watt. Deixar a água ferver um pouquinho. O resto é igual ao anterior.
Esterilizar no forno –
Colocar os vidros na grade do forno ligado a 120 graus, durante 5 minutos. O resto é igual ao anterior.
Tampas –
Coloque-as num vasilhame com água fervente e 1 gota de detergente. Depois enxague-as em água limpa (também fervente). Seque-as bem secas.
– Depois que despejar a geléia (ou marmelada) nos vidros, limpe a borda deles se for necessário, feche-os bem fechados (a tampa twist-off faz um “click” na hora que fecha) e coloque-os de cabeça pra baixo durante 5 minutos. Isso serve para distribuir os pedacinhos de fruta por todo o vidro. Do contrário eles ficam todos no fundo.
– Para obter uma geléia saborosa use somente panela inox ou esmaltada (certifique-se que ela não apresenta defeito no esmalte).
Não use panela de alumínio em hipótese alguma. Deixa gosto de metal.
– Depois que a geléia esfriar, cole etiquetas com o nome (“Geléia de Morango”) e a data.
– Se guardar os vidros em lugar seco, fresco e sem luz solar, a geléia durará alguns anos sem estragar. Se aparecer mofo é porque alguma coisa aconteceu de errado durante o processo de fabricação.
Depois que abrir o vidro conserve-o em geladeira e consuma-o rapidamente. Para casa com pouca gente, use vidros pequenos.
Possuo quantidade razoavel de vidros em varios tamanhos que sevem para colocar doces,molhos e até mesmo fazer artesanato.Estou me desfazendo deles a baixo preço, pois preciso desocupar lugar.Moro no Rio de Janeiro
Ola Soraya:
Possuo uma quantidade de vidros de varios tamanhos e gostaria de me desfazer,caso ainda esteja interessada estarei a seu dispor para maiores detalhes.
Aqui vai uma dica,para conservar sua salada de frutas sem que perca o sabor ou escureça as frutas,use refrigerante que contem conservantes e mantem a qualidade,palavra de dono de lanchonete .
Bom dia, estava pesquisando na internet sobre o tema, pois trabalho como voluntária em uma Instituição e vou dar um curso sobre conservação e embalagem. Vou usar as dicas aqui e indicar as assistidas que tenham condiçoes que passam por aqui também.
Obrigado.
Abs.
Emilia
Se voces puderem me informar onde comprar potes de conservas de vidros, diferente (exóticos).Estou em Campo Grande-MS. Aguardo! obrigada.
Gostaria de saber onde posso comprar potes de vidro para compotas e conservas de VIDRO com vedação de tampa de vidro com borracha em volta. Os vidros antigos que podiam ser fervidos e deixavam as compotas com durabilidade de até 3 anos. Grata, Maria
Precioso urgente de borracha vedadora para vidros de conservas
KKK. Adorei o método Tabajara. Achei prático e deve funcionar bem se a conserva for realmente boa não deve mesmo durar tanto… beijos. obrigada.
Adorei, pela forma pratica e direta na qual se assemelha a minha realidade.
Preciso urgentemente de uma indicação de onde comprar tampas para vidros grandes de conservas. brigadão
preciso de vidros (tipo de conserva de doces), com tampa para vedação boa. Onde posso comprar? Alguem pode me informar? com preço legal, que é para eu vender as compotas. .Obrigada pela ajuda. o tamanho é do tamanho do de compotas compradas em super-mercado.
suas recomendações muito interesante eútil para quienes pretende realizar este trabalho, eu gustaria saber,sem o vidro esterelizado com o produto,como esterilizar o produto no caso de recipientes de vidro com tampa de metal.
Obrigado
comesterilizar o produto em azeite de um produto embasado em embalagem de vidro com tampa de metal.
obrigado
Oi amigos preciso de vidros(tipo de conservas de doces).Onde posso comprar?Muito obrigado e fiquem com Deus.
Prezada Claudia Corleto Gomes:
Possuo quantidade razoavel dos vidros ao qual se refere, caso esteja interessada moro no Rio de Janeiro.
Eu quero saber se pode por o doce quente direto no pote e já fechar.
Grata
Olá!
Gostaria de saber se dá certo com molhos e se a durabilidade de conservação é a mesma??
obrigada!
Ninguém sabe onde encontrar os anéis de borracha para vedação dos vidros?
Moro em Porto Alegre.
Ganhei uma quantidade imensa de potinhos de papinha da Nestle e resolvi utilizá-los para fazer conserva de pimenta mas na hora da vedação percebi que muitos não vedam mais. Gostaria de saber se tem alguma maneira alternativa para vedar meus potinhos?
Aguardo resposta,
obrigada.
oi,estou à procura dos tais vidros,de preferência osgrandes,aqueles que compramos com azeitonas.
SE eu conseguisse aqui no mato grosso do sul,pra mim, seria melhor.
obrigada
olga
Olá,
Tenho uma dúvida. Depois de esterelizado, o pote precisa estar totalmento seco para poder ser usado ou podemos colocar uma geleia, por exemplo, no pote ainda molhado?
Um abraço,
Elisabeth
Olá, eu ganhei uma conserva caseira de pepino, comi um deles e senti um gostinho de ferro no fundo, vi que a tampa tava bem enferrujada por dentro. Qual o perigo disso? Pq sei que quem fez a conserva está acostumado a fazer e consumir, pelo o que sei faz de forma bem artesanal,pois mora para fora.
Obrigada
Tenho uma firma de reciclagem.
Devido a isso arecado por mes mais de 800 vidros de conserva, tipo de palmito de 300g.
Gostaria de saber se tem interesse de compra.
Sou de Curitiba PR
Faço um molho de tomate caseiro delicioso.
gostaria de fazer para comercializar. como faço para conservar por mais tempo? para o meu conssumo congelo, para vender fica dificil.
Adorei as dicas sobre a esterilização dos vidros e tampas. Agora a minha duvida é posso colocar o doce quente dentro dos vidros e fechar ou tenho que esperar o doce e o vidro esfriar?
Depois de colocar o doce dentro do vidro e fecha-lo preciso esteriliza-lo novamente?
Grata
Sandra
Obrigada pelas suas dicas.Abraço
Aguardo uma resposta.
Adorei ! Obrigada pela dica da esterilização de vidros. Amanhã vou praticar !!!!
Ola, meu nome é Marco Aurelio.
Eu adoro molhos de pimenta,tenho muitos, e minha casa esta sempre cheia de amigos e aí vou distribuindo, um pra, um pra outro e sempre tem mais.
Eu uso com frequencia, reaproveito,as garrafinhas de ice, são de um tamanho bom a são bonitinhas e os molhos ficam muito bonitos e eu queria saber se as rolhas de cortiça são a melhor opção, pois alguns deles cabam juntando mofo na superficie.
Sera q o problema esta na higienização das garrafinhas ou a rolha de cortiça não é a mais indicada para tampar as garrafinhas.
Outra coisa, depois de pronto o molho deve-se tampar imediatamente ou deixar algins dias aberto?
Bom dia pessoal.
Adoro molhos de pimenta. Tenho varios, só que alguns acabam estragando, ficam com mofo, esverdeados por dentro.
Sera que a esterilazão que estou fazendo não esta sendo suficiente.
Uma outra coisa, eu reutilizo garrafinhas de ice, e para tampar eu compro rolhas de cortiça,como devo fazer para estirilizar as rolhas?
As garrafinhas eu passei a usar a dica de vcs e colocando no forno.
Obrigado, e aguardo um contato por email,
Abraços
Lu, o vidro da foto, onde encontro e em quais tamanhos?
Boa tarde .
Todas as dicas sã]o boas.
Gostaria de saber onde compro tampa para vidro grande Palmito .
Sds.
ADOREI SABER COMO ESTERILIZAR OS VIDROS PARA CONSERVAR OS DOCES QUE IREI FABRICAR .
Ola. Gostaria de saber onde compro as tampa de vidro de palmito.
Oi gostaria de saber onde comprar vidros para doces e compotas e tampas avulsas.
Olá gostaria de informar que possuo vidros de conserva usados uma única vez,que esterilizados poderiam ser reutilizados e o preço bem pequeno.
Amei encontrar essa dicas maravilhosa,tbm eu estou com problema com tampa de vidros p/ conservas, ñ sei onde encontrar; Moro em Uberlândia MG alguém pode me dar uma dica? Fiquem com Deus
Olá,comecei a fazer uma receita de tomates secos com alcaparras queijo ralado,azeite d oliva,e alguns vidros começaram depois de uns dias a vazar o azeite como se algo empurrasse para fora,como se tivesse pressão lá dentro,quando abri,começou a borbulhar como champagne e vazar,fiquei com medo de provar,qual pode ser o problema?
Grata
Giselle
Oi Lu, gostaria de saber onde comprar vidros para doces e compotas e tampas avulsas aqui em Brasília! Desde já agradeço por sua atenção.
Walkiria
Lago Sul
preciso comprar tampas para vidros especialmente tamanho palmito, e vidrão. Ou melhor, vidros de vários tamanhos.Obrigada.
gosto da informações, mas gostaria de fazer um curso técnico sobre compotas e conservas, se conhecer algum em são Paulo sp, por favor me indique, gratissima