Não é o autor que é desconhecido; você é que desconhece a autoria. Assim, circulam vários textos pela web atribuídos ao tal Autor Desconhecido. O cara tem produção fecunda. Lembra o A Designar, professor polivalente, presente no início de várias matérias durante a minha faculdade.
Quase sempre, uma busca pelo Google revela a real autoria dos textos do Desconhecido, ou atribuídos ao Luís Fernando Veríssimo, ao Victor Hugo, ao Shakespeare, à Danuza Leão, ao Mário Quintana…
Dois sites ajudam a informar a autoria de textos enviados por email ou transformados em apresentações de powerpoint piscantes e musicais:
- Autor Desconhecido: criado “para provar que o Autor Desconhecido não existe”, infelizmente tem recebido poucas atualizações.
- Textos Legais: à primeira vista, parece mais um site enfeitadinho de mensagens fofas, mas a autora preocupa-se em informar a autoria correta de todos os textos.
No orkut, a comunidade Afinal, quem é o autor? esclarece e corrige atribuições errôneas.
Já que estamos falando em informações erradas repassadas ad infinitum, o site Quatro Cantos tem uma boa relação de lendas frequentes que circulam por aí como se verdade fossem. Vale a pena dar uma olhada antes de enviar pra toda a sua lista de contatos aquele email da AOL que circula há mais de uma década e passar vergonha diante dos amigos mais espertos.
Obrigada à Vi pelos dois primeiros links e pela inspiração para o texto. 😉
Aíi, adorei o post do Micro-mini-Luluzinhacamp-Bsb!!
fiquei alucinada com as coisas por aqui!!!
voltarei sempre sempre!
beijos
Disponha, Lu! 🙂
Também concordo que autor desconhecido não existe.
Porém, os links que citou, apesar de úteis, não serve para descobrirmos as fontes verdadeiras, mas já é um bom começo.
Eu uso o Copy-Alerts para ver quem clona textos meus, mas isso já é uma outra história, né?…
De qualquer modo, valeu!
Aproveito também para lhe desejar um ‘big’ ano novo! 🙂
Eu também fui aluna do A Designar na bendita UnB. Gostei das indicações de sites, odeio ler textos bobinhos atribuídos a Luís Fernando Veríssimo!
Lu, querida, vim só desejar a você um super 2009, cheinho de realizações, li sobre a revista e vou fazer um post sobre ela em breve! beijocas!!!!!!!!
Gostei muito de tudo que vi aqui. Sou novata neste mundo rico dos blogs e o que vc disse com relação aos autores desconhecidos é de se preocupar…mas gente sem-vergonha é o que não falta neste mundo. A blogsfera não poderia ficar fora da ação deles. Vlw Lu. Voltarei sempre aqui. Dá uma olhadinha no http://www.dricahorta.blogspot.com vc vai gostar.
Abraços.
O pior de ter uma conta de e-mail é aguentar mensagens “fofas” de power point, com musiquinha ao fundo e sempre um autor desconhecido (quando não é um provérbio chinês).
Gostei muito do seu blog e dos temas abordados.
Sobre autores desconhecidos o que posso dizer no momento é que também sou um autor e muito desconhecido.
Um abraço.
Sucesso!