É interessante o processo de avaliação sobre a qualidade de uma foto. Não estou falando de elementos técnicos (foco, abertura, velocidade), mas de elementos de composição mesmo, que se traduzem na chamada “força” da imagem.
Interessante e um tanto frustrante, às vezes. Porque, da saída fotográfica de sábado, as fotos de que mais gostei não funcionaram. As fotos que funcionaram, não gostei.
Questão de treinar mais o olhar, o enquadramento, a composição, a capacidade de avaliar, na hora do clique, se a foto obtida será forte ou não. Para isso, não basta a visualização imediata da imagem, permitida pela câmera digital. É necessária a capacidade de ver além daquele quadradinho.
Enfim. Segue uma imagem, tirada no domingo, com uma Pentax P30N (emprestada – obrigada, Fábio!), filme Fuji Color ASA 100. A abertura estava em 5.6 e a velocidade em 1/125 (mas posso estar ligeiramente enganada quanto a este último valor).
Dica: o canto superior direito deve estar vermelho escuro. Se estiver alaranjado, significa que seu monitor não está calibrado.
ai quanta informacao…
Olá!!!
Sou uma anta quanto a esses detalhes de foto… Mas gosto de ver o que os outros conseguem. Legal essa foto!!! Adoro céu!!!
Beijos
Pronto, doutora!
Dever de casa feito! :d
Vc viu como é difícil ser bom em algo? 🙂
É como escrever, cinco anos patinando e ainda estou engatinhando.
Imagina eu tirando uma foto! Eu decepo cabeças!
Meu monitor tá descalibrado…hahaha…mas a foto (mesmo alaranjada) está linda…não entendo nada de fotografia, mas não posso ver uma m[áquina digital em festa, que tiro foto até do pé do povo…hahaha…Abraços
Boiei no post, mas a foto eu pude ver que está linda! Parabéns pelo talento e pela dedicação em aprender!!
E meu monitor está calibrado, hahahaaha
Beijos!!
gosto muito de fotografia, mas nao entendo muito da tecnica… nem tenho camera q vc possa controlar abertura etc. gostaria de fazer um curso de fotografia e ter uma camera fodastica dessas, mas sei q nao tenho dinheiro pra isso!!
em tempo, a foto esta mt boa! nao seja tao autocritica!
Essa foi a foto que tirou? Blz e depois diz que não sabe…eu não sei. Bom descobrir que o meu monitor tá equilibrado, pelo menos isso…beijus,
Meninos e meninas, a parte técnica é mero detalhe – apenas para o caso de algum curioso sobre esses numerozinhos passar por aqui.
A maioria dos monitores não é calibrada para a perfeita visualização de imagens fotográficas, e fazer esses ajustes é realmente um porre. Parabéns aos que tiveram a sorte – os que não tiveram, não se preocupem. 🙂
Gau, você é mesmo uma menina aplicada! Já fui conferir – nota 10, hehehe!
Camilo, eu que o diga… acho que é por isso que mudo de interesses tão rapidamente! Mas isso é assunto que renderia um post…
Rafael e Francezinha (desta vez não tenho certeza sobre quem escreveu, hehehe), a câmera que tirou essa foto é emprestada. Com 1.000 reais, compra-se uma digital com todos os controles manuais. Vale a pena pra quem quer aprender a técnica.
Luma, dessa foto eu gostei… fiquei decepcionada com as do sábado. Depois, coloco uma ou duas aqui.
Bjos a todos!
Muitooo legal a foto! Esse céu está uma coisa!
Vera, na hora lembrei do que o Ricardo tinha falado um dia antes: “o tempo tá nublado?, então aproveite o céu nublado da melhor forma possível”. Brasília favorece esse tipo de imagem, não é?
Favorece, sim!!! O céu é uma das melhores coisas daqui, sempre um espetáculo!