Zona 4 – Quartos

Segundo o método FlyLady, a cada semana do mês corresponde uma parte da casa que receberá uma limpeza detalhada. Na Semana 4, é a vez da Zona 4 que, no meu caso, representa meu quarto e o quarto de hóspedes.

A lista abaixo é apenas uma sugestão. Faça a sua segundo as necessidades e particularidades da sua casa. Além das tarefas da lista, incluo uma limpeza detalhada no chão, com atenção aos cantos e a eventuais manchas

Conforme realize as tarefas, marque na sua lista ou planilha para não se perder durante a semana. Guarde a marcação até o próximo mês – assim, verá se algo não foi feito e dará prioridade à tarefa.

  1. Destralhar.
  2. Limpar cantos e quinas.
  3. Limpar janelas.
  4. Limpar espelhos.
  5. Limpar armários pelo lado de fora.
  6. Limpar interruptores.
  7. Limpar o trilho e o chão dos armários.
  8. Limpar a penteadeira e o criado-mudo.
  9. Limpar lâmpadas.
  10. Virar o colchão.
  11. Lavar roupa de cama e panos de prato.

Observações:

1. Meu destralhamento, como já expliquei, não é diário (embora eu o recomende fortemente se você está começando. Uma vez por semana, olho em volta da Zona correspondente e tento eliminar ao menos um objeto.

2. Limpo os cantos e quinas (junções de paredes e destas com o teto e com o rodapé) com um espanador de penas.

6. Além de acumularem pó, interruptores tendem a encardir se não são limpos com frequência.

7. As portas dos armários são de correr e ficam quase no nível do chão. É inevitável que os trilhos e o chão dos armários acumulem pó, fios de cabelo e fibras de roupas.

8. Essa limpeza vai além de simplesmente tirar pó. Pego um borrifador com uma solução de água e sabão de coco, uma bucha, esfrego as superfícies e seco-as imediatamente. No caso da penteadeira, removo eventuais traços de produtos maquiagem.

9. Limpo as lâmpadas com o espanador de penas. Não fica perfeito, mas tira o excesso de pó.

10 O manual do meu colchão (sim, veio com um manual) manda girá-lo uma vez por mês. Ele tem “pillow top” e não se vira esse tipo de colchão, apenas gira-se. Siga as orientações do fabricante para que seu colchão dure mais e visite o blog Meu Colchão para outras dicas.

11. Essa marcação fixa é sempre usada, mas nem sempre é a única. Minha fronha é lavada quase toda semana (não tenho problemas em misturá-la à roupa de vestir e a roupa de banho). Quanto aos panos de prato, tenho o suficiente para só precisar lavá-los uma vez por mês.

2 thoughts on “Zona 4 – Quartos

  1. Lu,
    O que você usa pra limpar espelho?
    Ouvi dizer que com o tempo, álcool começa a detonar o espelho.
    Beijo

Comments are closed.