Você existia há 10 anos?

Ou melhor: você existia na internet há dez anos?

Um monte de gente já falou sobre o Google Search 2001: em comemoração aos seus 10 anos de aniversário, o Google abriu uma página de busca especial, com o conteúdo de seu banco de dados mais antigo, de janeiro de 2001 (vi a notícia primeiro no Google Discovery).

A busca web-arqueológica estará disponível durante outubro de 2008 e é uma verdadeira viagem no tempo – em alguns casos, dá até pra ver a “cara” das páginas antigas, graças ao Internet Archive. O Yahoo!, por exemplo, era assim (clique na imagem para ampliar):

Yahoo! em 2001

E ficou assim:

Yahoo! em 2008

Já o Yahoo! Brasil, esse nem existia.

Aliás, o mais divertido é justamente verificar o que não existia em 2001. Por exemplo, uma pesquisa por “Lu Monte” não mostra nada relacionado a mim (só ano passado comecei a assinar dessa forma). “Luciana Monte” traz minha linha de assinatura na falecida lista de discussão Trek-BR[bb] (com meu número de icq!) e outros resultados nada-a-ver (clique na imagem para ampliar).

Luciana Monte - Resultado Google em 2001

Este blog aqui, então, nem sonha em aparecer numa pesquisa por “dia de folga”, já que foi criado em 2003.

No Google Search 2001, “Flickr” retorna 11resultados, nenhum deles ligado ao serviço de compartilhamento de fotos que conhecemos; hoje, há aproximadamente 305 milhões de resultados para a mesma pesquisa.

Já uma busca por “orkut” no Google do passado traz em primeiro lugar a página de seu criador, Orkut Buyukkokten (e você achava que o primeiro nome do cara era esquisito, hein?), hoje ultrapassado de longe por sua criatura.

Aproveite a brincadeira enquanto ela está no ar e confira se você existia no mundo virtual em 2001.

7 thoughts on “Você existia há 10 anos?

  1. 😀
    Eu vi na lista dos jornalistas. Pasmei quando descobri que eu não existia, não, em 2001. Aliás, demorei a usar o google exatamente pq ele nunca indexou as páginas onde eu estava: jornalista sacomé… só em revista, jornal e quetais.
    Pior é que em 2000 eu já estava mais que jogada na rede, mas – ble – o tio google ainda não tinha um algoritmo tão bacana assim pra me achar.
    a questão da indexação é VELHA nas publicações da “velha guarda”, você veja só.
    bj linda

  2. Pior que tudo isso não existir era ter que carregar a memoria do micro antes que ele iniciasse… e vc já brigava na escola nessa época…

  3. Adorei!!! hahaha Srta. Bia era uma encrenqueira num fórum de jogos, ainda bem hoje sou eu quem leva a alcunha.
    E meu nome completão, digno de novela mexicana, aparece numa lista de resultados de um concurso de 2000. Porque por incrível que pareça passei em 2 concursos antes de me formar (eu treinava), e depois de formada só passei em 1, contrariando a lógica de que eu seria brilhante…rs.
    I love Google!

Comments are closed.